Snapdragon 865 deverá ser 20% mais poderoso que o Snapdragon 855

Carlos Oliveira
Comentar

Tudo aponta para que o novo processador Qualcomm Snapdragon 865 seja revelado no início de dezembro. Assim sendo, está na hora de começarmos a saber mais sobre as suas especificações.

Isso acontece hoje graças ao conhecido leaker chinês "Digital Chat Station". Este costuma ser fonte credível deste género de informações e serviu-se, uma vez mais, da sua conta da rede social Weibo para nos dar a conhecer algumas das especificações do Snapdragon 865.

Snapdragon 865 especificações

Snapdragon 865 terá oito núcleos de processamento e uma GPU Adreno 650

De acordo com o que avança a fonte, o novo SoC da Qualcomm será composto um núcleo Cortex A77 a correr a 2.84GHz e outro três a correr a 2.42GHz. Adicionalmente, teremos quatro núcleos Cortex A55 a 1.8GHz que deverão ficar encarregues das tarefas menos exigentes.

Este conjunto de componentes e o processo de fabrico EUV de 7 nanómetros da Samsung deverão proporcionar um aumento de performance na ordem dos 20%. O termo de comparação é o Snapdragon 855, lançado há já quase um ano.

Em termos gráficos, este novo processador contará com a GPU Adreno 650, que lhe deverá oferecer um aumento de performance de 20%. Importa ainda notar que este processador contará com uma versão compatível com 4G e outra com 5G.

Primeiro smartphone com o Snapdragon 865 já foi apresentado

É verdade! Ainda que o novo processador de topo da Qualcomm não tenha sido apresentado, já houve quem anunciasse um smartphone com esse SoC.

A empresa chinesa 8848 foi a autora desse feito ao revelar que o seu 8848 Titanium M6 5G chegará ao mercado com o Snapdragon 865. Trata-se de um modelo exclusivo do mercado chinês e com um preço exorbitante. Ou seja, não é um produto para as massas.

Os primeiros modelos a chegarem às massas com o Snapdragon 865 deverão ser da autoria da Samsung, Xiaomi e Sony, tal como aconteceu com o Snapdragon 855. Esses modelos deverão ser revelados no início de 2020, chegando poucas semanas depois às lojas.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.