Robô de cozinha do Lidl violou patentes da Bimby e foi condenado em tribunal

Bruno Coelho
Comentar

O Monsieur Cuisine tem-se revelado um caso de verdadeiro sucesso para a cadeia de supermercados Lidl. O grande ponto a favor deste robô de cozinha que já chegou a Portugal, e que muitas vezes se encontra esgotado, é o seu preço apelativo: 359 €.

As semelhanças em termos estéticas e de funcionalidades com alguns dos seus concorrentes são muitas. E em Espanha, isso levou a que a empresa dona da Bimby, a Vorwerk, colocasse o Lidl em tribunal por violação de patentes.

Lidl deixa de poder vender o robô de cozinha Mounsier Cuisine no mercado espanhol

Segundo avança o jornal El País, o julgamento aconteceu em novembro, e a sentença saiu agora. O tribunal de Barcelona terá ordenado ao Lidl que retirasse todos os exemplares deste produto do mercado espanhol.

No futuro, o Lidl terá de abster-se de comercializar em Espanha “máquinas de cozinha que correspondam às características” dos robôs Thermomix (nomenclatura usada pela Vorwerk em Espanha). Além disso, terá de cessar a importação, armazenamento ou promoção de novas unidades.

Monsieur Cuisine, o robô de cozinha do Lidl
Monsieur Cuisine, o robô de cozinha do Lidl

Por enquanto ainda não se sabe quanto terá o Lidl de pagar à Vorwerk para indemnizar a empresa. Mas sabe-se que foram pormenores como a tampa, a balança ou a lâmina que terão “condenado” o Lidl.

Monsieur Cuisine deve manter-se à venda noutros países, incluindo Portugal

Até ver, esta condenação apenas tem efeito em Espanha. Isto significa que, se o encontrares disponível, podes aidna adquirir o robô de cozinha do Lidl em Portugal.

Principais características do Monsieur Cuisine Connect:

  • Ligação à Internet: O Monsieur Cuisine Connect pode ligar-se à internet via WiFi para aceder a um extenso livro de receitas com o qual pode preparar muito pratos diferentes (carne, peixe, sopas, sobremesas).
  • Cooking Pilot: O Cooking Pilot é um sistema que guia o utilizador passo a passo na confeção das diferentes receitas. Esta característica é especialmente relevante para pessoas com menos experiência na cozinha.
  • Balança: O Monsieur Cuisine Connect tem a capacidade de pesar os ingredientes que precisa para preparar as suas receitas.
  • Interface: Este modelo possui um ecrã de 7 polegadas, sensível ao toque, que facilita muito a sua utilização.
  • Capacidade: O copo tem uma capacidade até 3 litros, o que lhe permite cozinhar para um maior número de pessoas.

Antes de ires, vê os melhores robot de cozinha da atualidade, com sugestões de várias marcas.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.