Carros elétricos: bateria revolucionária carrega-se em apenas 5 minutos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Os mais desconfiados em relação aos carros elétricos apresentarão como uns dos entraves para uma aposta nesse segmento que a bateria demora muito a carregar. Isto porque é possível encher o depósito de combustível em menos de cinco minutos. E se fosse assim com a bateria de um carro elétrico?

Startup israelita desenvolveu bateria que recarrega carros elétricos em cinco minutos

A startup israelita StoreDot anunciou esta semana uma bateria de iões de lítio para carros elétricos capaz de se recarregar em apenas cinco minutos. Este é o tempo que normalmente precisamos para encher o depósito de um veículo movido a combustíveis fósseis.

Esta bateria foi fabricada pela Eve Energy, em fábricas localizadas na China. Como refere o Business Insider, por enquanto foram produzidas apenas mil unidades que serão usadas para demonstração a potenciais compradores ou investidores.

Um carro elétrico torna-se mais penoso de utilizar em longas viagens. Isto porque, na melhor das hipóteses, os condutores têm de esperar meia-hora para recarregar a sua bateria na totalidade. De acordo com a Pod Point, em média, um veículo elétrico demora cerca de 8 horas a carregar dos 0 aos 100%.

Segundo Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, esta bateria pode ser um marco histórico para a indústria automóvel amiga do ambiente. Isto porque acaba com os maiores defeitos apontados aos carros elétricos: “alcance e ansiedade de carga”

Será interessante ver esta promissora bateria em veículos num futuro próximo, mas deves ter em conta que para já é um protótipo. Tal como refere a fonte, esta foi a mesma empresa que em 2014 desenvolveu um protótipo de bateria capaz de carregar um smartphone na totalidade em 30 segundos . E embora tenhamos avançado muito nessa tecnologia nos últimos anos, tais números ainda estão longe de ser uma realidade.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.