Reino Unido quer só carros elétricos à venda! Carros a gasolina e gasóleo tem os dias contados!

Filipe Alves
13 comentários

O Reino Unido já tinha referido que o objetivo passava por banir a venda de carros a gasolina e gasóleo em 2040. Ou seja, fazer com que todos os novos veículos vendidos sejam carros elétricos.

Pois bem, Boris Johnson, Primeiro Ministro do Reino Unido, antecipou essa data para 2035. O objetivo passa por fazer do Reino Unido um país com emissões zero nas estradas.

Carros elétricos são o futuro, disso não há dúvida

Audi Etron carros elétricos

No início ainda existiam questões face à implementação dos carros elétricos no nosso quotidiano. Porém, com o mais recente avanço tecnológico e as apostas dos fabricantes neste setor, parece que o caminho já está traçado.

Se és daqueles que ainda olha 2035 como um data longínqua faz o simples exercício de reverter 15 anos. Isto é, 2035 está à mesma distância de 2005. E se bem me lembro o Euro 2004 ainda está fresco na nossa memória.

Carros elétricos ainda tem muito que evoluir

Porém, nem tudo é um mar de rosas. Os carros elétricos são o futuro, contudo, ainda estão longe de ser o transporte ideal. Isto porque o tempo de espera de carregamento ainda é longo (mesmo nos mais rápidos) e a sua autonomia continua a deixar a desejar.

Não se pode ter o melhor dos dois mundos, pelo menos para já. Porém, o Reino Unido acredita que em 15 anos serão feitos avanços tecnológicos para colmatar todos estes problemas.

Aproveita também para descobrir os carros elétricos mais vendidos em Portugal durante 2019.

Principais vantagens de um carro elétrico

  • O ambiente agradece com menos emissões de carbono
  • Condução mais silenciosa
  • Bom poder de arranque na maior parte dos casos

Potenciais desvantagens de um carro elétrico

  • Poucos locais de carregamento
  • Demora no carregamento
  • Pouca autonomia (na maior parte dos casos)
  • Condução silenciosa pode ser uma desvantagem
  • Troca de bateria (pode ser necessário entre 3 a 10 anos)
  • Preço geralmente mais alto

Preços dos carros elétricos terão de baixar

Por fim, numa nota pessoal, acredito que para que isto se realize é preciso que o preço dos carros elétricos baixe consideravelmente. A Renault parece ter a solução mas só chegará daqui a uns anos. Ainda não sabemos o objetivo do Estado português face à situação, nem se teremos mais apoio para a compra deste tipo de carros, porém, não me parece que vá demorar muito até que tome as mesmas medidas.

Editores 4gnews recomendam:

13 comentários
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.