Chegou o calor e a tendência é aumentarem as deslocações até à praia. Como tal, é provável que corras mais vezes para a bomba, de forma a atestar o teu veículo com combustível.
O que possivelmente não sabes é que não é igual pôr gasolina ou gasóleo à noite ou durante o dia. Pode ser o mesmo número de litros, mas o resultado final é diferente. Neste artigo, explicamos-te porquê.
No pico do calor, menos densidade de combustível
O grande segredo que os condutores experientes utilizam no verão prende-se com a densidade do combustível. Com o calor intenso do sol direto, a densidade da gasolina e do gasóleo diminui drasticamente, fazendo com que o líquido se expanda (via ACP).
Ou seja, ao abasteceres nas horas de maior calor estás, literalmente, a comprar menos combustível pelo mesmo dinheiro. O motor acaba por queimar mais combustível para obter exatamente o mesmo desempenho.
Para evitares este rombo desnecessário na carteira, o truque é abastecer sempre de manhã cedo ou à noite. Nestes períodos mais frescos, o combustível está muito mais denso, logo a autonomia é maior.
Por outro lado, o calor ambiente tem uma vantagem mecânica inesperada: permite que o motor a combustão atinja a temperatura ideal de funcionamento muito mais rápido, trabalhando de forma mais eficiente e gastando menos nos primeiros quilómetros. No entanto, esse benefício é anulado se deixares o carro ao sol, pois o combustível evapora-se silenciosamente do depósito. Estacionar à sombra é outro hábito muito importante a ter.
O aviso para quem conduz carros elétricos
Se já fizeste a transição para a mobilidade elétrica, as temperaturas elevadas exigem cuidados ainda redobrados, especialmente com as baterias de iões de lítio. Estudos independentes revelam que quando a temperatura atinge os 35 °C, a autonomia de um veículo elétrico desce cerca de 17% devido ao esforço do sistema de climatização para arrefecer o habitáculo. De acordo com o ACP, mesmo com o ar condicionado totalmente desligado, a perda de energia passiva fixa-se nos 4%.
Para protegeres o teu investimento e poupares energia neste verão, segue estas três regras de ouro:
- Carrega apenas até aos 80%: No quotidiano, evita carregar a bateria a 100% sob calor extremo para não sobreaquecer as células. Deixa os 100% apenas para o início de grandes viagens.
- Arrefece o habitáculo antes de arrancar: Não ligues o ar condicionado no máximo mal entras no carro. Anda dois minutos com os vidros abertos para expulsar o bafo quente e só depois liga a climatização em modo moderado.
- Atenção aos filtros sujos: Um filtro de ar entupido obriga o sistema de ar condicionado a fazer o dobro do esforço, esvaziando a bateria do elétrico ou aumentando o consumo do carro a combustão de forma desnecessária
Para que conduzas sempre em segurança...
