Projetos vencedores do 5G Challenge da MEO Empresas já são conhecidos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A primeira edição do 5G Challenge, promovida pela MEO Empresas, revelou-se um palco de inovação e visão de futuro, premiando projetos disruptivos que prometem transformar o tecido empresarial português.

As soluções AirborneRF, Neutroon e Orchestra destacaram-se entre as propostas, evidenciando o potencial do 5G na automação de processos e na melhoria da qualidade de vida e trabalho.

Vencedores do 5G Challenge
Vencedores do 5G Challenge

5G Challenge descobre e premeia ideias inovadoras

O 5G Challenge surgiu para descobrir e premiar ideias inovadoras e disruptivas, dando a oportunidade a empresas e startups de todo o mundo de integrarem o processo de transformação digital em Portugal.

O evento contou com a participação de figuras de renome no setor tecnológico e empresarial, como Nuno Nunes, Chief Sales Officer B2B da Altice Portugal, e Ricardo Lima, Head of Startups & Investors da Web Summit.

Projetos vencedores e as suas soluções

  • AirborneRF: esta plataforma de análise de dados e serviços possibilita operações de drones além da linha visual, conectando as indústrias de aviação e telecomunicações por meio de uma solução de alto desempenho.
  • Neutroon: Trata-se de uma plataforma SaaS em Cloud que facilita o acesso a uma private network 5G plus edge computing, tornando-a mais acessível e escalável para indústrias e cidades inteligentes. A Neutroon permite o controlo de várias redes, independentemente do fornecedor, e a implementação de aplicações otimizadas para 5G.
  • Orchestra: Esta plataforma cloud oferece redes seguras e não intrusivas, capturando e transmitindo dados críticos de processos e ativos industriais. A Orchestra visa proporcionar uma rede de dados segura e supervisionada, com uma representação em digital twin de ativos de edge computing e aplicativos de IoT.

Vencedores terão acesso ao programa de startups da Web Summit

Os vencedores do 5G Challenge não só ganharam reconhecimento no setor, como também terão acesso ao programa de startups da Web Summit, que ocorrerá em Lisboa, de 13 a 16 de novembro de 2023. Além disso, as soluções vencedoras serão divulgadas em diversos meios de comunicação e integradas no portefólio de Produtos e Serviços da MEO Empresas.

Num mundo em constante evolução tecnológica, o 5G surgiu como um elemento chave para o futuro das empresas e para o bem-estar das pessoas. Esta tecnologia é um aditivo importante para a transformação de processos operacionais, essencial para manter a competitividade das empresas num mercado globalizado.

A primeira edição do 5G Challenge demonstrou que estamos no caminho certo para a inovação e transformação digital, com a MEO Empresas a assumir-se como parceira de excelência neste percurso. As soluções vencedoras, AirborneRF, Neutroon e Orchestra, são exemplos de como a tecnologia e a criatividade podem andar de mãos dadas para criar um impacto positivo no mercado e no mundo empresarial.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.