NOS, MEO e Vodafone: esta é a melhor operadora em rede móvel e streaming

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS, uma das principais operadoras de telecomunicações em Portugal, destacou-se recentemente ao apresentar as melhores taxas de desempenho no streaming de vídeo móvel e na navegação na internet móvel no país. A operadora conseguiu derrotar as rivais MEO e Vodafone, mas nem tudo é perfeito.

NOS é a melhor operadora em desempenho de streaming e internet móvel, segundo a nPerf

Entre 1 de julho de 2022 e 30 de junho de 2023, foram realizados 7 787 testes de streaming e 8 304 testes de navegação web em Portugal através da aplicação nPerf, app disponível para iOS e Android. Estes testes refletem a experiência real do público nas diversas redes de Internet em Portugal.

Quando se trata de streaming de vídeo, especialmente no YouTube, a NOS mostra um desempenho superior aos concorrentes. Os portugueses, com a NOS, conseguem melhores resultados de streaming.

Falamos de 88,48% de um máximo de 100%, mais do que em países como Alemanha (86,61%), França (85,47%) e o Reino Unido (84,58%). Isto é de notar, considerando que estamos a falar de países com infraestruturas tecnológicas robustas.

Crédito: nPerf
Crédito: nPerf

O objetivo do teste de streaming é medir a qualidade da visualização de vídeos na plataforma de streaming mais popular do mundo: o YouTube. O teste nPerf calculou o desempenho da qualidade do streaming no YouTube, fazendo três testes em diferentes resoluções: 360p (SD), 720p (HD) e 1080p (Full HD). A taxa final é uma média dos três resultados nas três resoluções.

c
Crédito: nPerf

Navegação web ainda tem de melhorar em Portugal

No entanto, a história é um pouco diferente quando se trata de navegação web. Os portugueses têm obtido piores resultados na navegação: 64,22%, menos 13 pontos percentuais que a operadora Telekom na Alemanha. Este resultado traduz-se num tempo de carregamento web entre 3 e 4 segundos, o que coloca Portugal como o último dos quatro países neste indicador.

O teste de navegação permite ao utilizador medir com precisão o tempo de carregamento dos 5 sites mais visitados pelos internautas locais, excluindo o YouTube. Entre os cinco sites que foram tidos em conta em Portugal estão o Google, Facebook e Wikipedia.

c
Crédito: nPerf

Como são calculados estes resultados

Para o streaming, é considerado todo o tempo necessário para carregar o vídeo. Se a relação entre a duração do vídeo e o tempo total de leitura tender para 1, então o índice de desempenho tenderá para 100%. Para a navegação web, o tempo de carregamento da página é o fator determinante. Uma página carregada em 10 segundos ou mais obtém uma taxa de desempenho de 0%, enquanto uma página carregada instantaneamente obtém uma taxa de 100%.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.