Altice Portugal garante 100% de cobertura de fibra ótica nesta zona do país

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Altice Portugal celebrou nas últimas horas um marco significativo na sua trajetória de inovação tecnológica ao garantir 100% de cobertura de fibra ótica na Ilha do Corvo. Esta conquista representa um avanço para a Região Autónoma dos Açores, proporcionando a famílias e empresas acesso a uma rede de nova geração, caracterizada pela robustez, simplicidade e fiabilidade.

O feito concretiza o compromisso anteriormente assumido pela Comissão Executiva da Altice Portugal durante a sua visita à Região em setembro de 2022. Na ocasião, a empresa delineou uma série de investimentos focados na expansão da fibra ótica e na modernização completa da rede móvel do arquipélago.

Arquipélago dos Açores tem índices mais elevados do país com 94% de cobertura de fibra ótica

Atualmente, o Arquipélago dos Açores ostenta um dos índices de cobertura mais elevados do país, com cerca de 94% de cobertura de fibra ótica e 72,8% em rede 5G. Este avanço tecnológico é sustentado por 30 estações de rede móvel 5G distribuídas pela região.

altice portugal

Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal, expressou o compromisso da empresa com a região, afirmando: “Há um ano comprometemo-nos com o Governo Regional e com todos os açorianos a colocar os Açores no topo das nossas prioridades. Hoje, anunciamos mais um passo rumo a esse objetivo ao anunciarmos a cobertura integral em fibra ótica da Ilha do Corvo".

Altice Portugal tem 6,3 milhões de casas cobertas por fibra em todo o país

A Altice Portugal tem-se destacado pela sua estratégia inovadora e pela qualidade dos seus serviços. No segundo trimestre de 2023, a empresa alcançou a marca de 6,3 milhões de casas cobertas por fibra em todo o país, além de garantir que 95% da população tem acesso ao 5G e 99,9% ao 4G.

A sustentabilidade é outra área em que a Altice Portugal tem mostrado foco, com metas ambiciosas estabelecidas para 2030. No âmbito deste compromisso, a empresa tem procedido à substituição da rede de cobre por fibra ótica em todo o país. Esta modernização, agora também presente na Ilha do Corvo, visa otimizar as redes 4G e 5G.

Isto acaba por roporcionar uma melhor experiência para consumidores e empresas e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Este movimento reflete a evolução tecnológica e a digitalização que se verifica não só em Portugal, mas também a nível europeu e mundial.

O ambicioso plano de cobertura 100% fibra da Altice Portugal iniciou-se em 2019, com a visão de transformar Portugal no primeiro país da Europa a ter uma cobertura de fibra ótica quase integral. Este objetivo foi rapidamente alcançado, reforçando o papel da empresa na promoção da inclusão digital, no impulso ao desenvolvimento económico e na aceleração da aptidão digital da sociedade.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.