Prémios 4gnews 2022: estas foram as minhas escolhas (Mónica Marques)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 5 min.

A 20 de dezembro, foram conhecidos os vencedores dos Prémios 4gnews e entregues os respetivos troféus, numa cerimónia realizada no Lionesa Business Hub que contou com a presença de várias marcas e personalidades do sector tecnológico português.

Das sete categorias, duas ficaram reservadas à votação público enquanto os restantes cinco vencedores foram escolhidos pela equipa editorial de especialistas do site 4gnews.

No artigo dedicado ao evento podes ficar a conhecer todos os vencedores, mas cada editor selecionou o melhor equipamento do ano em cada categoria, sendo depois feita uma votação para encontrar o vencedor.

Neste artigo dou a conhecer as minhas escolhas para a melhor tecnologia que passou por Portugal em 2022. Nem sempre as minhas escolhas vão coincidir com os vencedores já galardoados, além de que irei atribuir igualmente algumas menções honrosas a equipamentos que também se destacaram no ano que agora acaba. Sem mais demoras…

Melhor wearable: Huawei Watch GT 3 Pro

Huawei Watch GT 3 Pro
Crédito@Huawei

Começo pela categoria de melhor wearable de 2022. O vencedor por mim escolhido – que também foi o premiado com o troféu 4gnews – é o Huawei Watch GT 3 Pro. Na minha opinião, este é um melhor smartwatch disponível no mercado português pelo seu desempenho bastante competente, pela mão-cheia de funcionalidades e pelo seu preço, que começa em cerca de 300 euros.

Tanto nas funcionalidades de saúde como nos recursos de desporto, tem opções para todas as necessidades e preferências. Fornece um desempenho de topo a um preço que, em comparação com outros modelos do mercado, é bastante mais acessível.

Nesta categoria não posso deixar de dar uma menção honrosa ao Apple Watch Ultra. Para mim, este modelo só não vence a categoria pelo seu custo demasiado elevado que começa nos 1.009 euros. Mas não há dúvida de que fornece um bom desempenho e que chegou com funcionalidades únicas que podem muito bem vir a ditar as regras deste segmento para o futuro.

Prémio Inovação: Nothing Phone (1)

Nothing Phone (1)
Crédito@Nothing

Na minha opinião, o equipamento mais inovador de 2022 foi o Nothing Phone (1). Com muito agrado digo que os meus colegas concordam comigo e que este smartphone foi o vencedor desta categoria nos prémios 4gnews 2022.

Este modelo veio inovar o mercado de smartphones a vários níveis. Desde a campanha de promoção ao equipamento feita por Carl Pei nas redes sociais até ao seu design único assente na luz.

As especificações podem não ser de topo, mas são bastante boas para um modelo que custa menos de 500 euros. O desempenho é igualmente muito competente para o segmento em que está posicionado.

Mas o que realmente interessa nesta categoria é a inovação e nenhum outro equipamento foi tão inovador como este. Esperemos que mais marcas sigam este bom exemplo e nos surpreendam com smartphones inspirados e inspiradores no próximo ano.

Prémio Smart Home: Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop 2 Ultra

Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop 2 Ultra
Crédito@Xiaomi

Para mim, o conceito de smart home passa obrigatoriamente por colocar a mais recente tecnologia ao serviço das pessoas, de forma a libertar estas para ter mais tempo de qualidade para si próprias.

E um aspirador robô cumpre este requisito na perfeição. O Xiaomi Mi Robot Vacuum-Mop 2 Ultra fá-lo com muita eficiência, graças à sua potência de sucção e também a toda a tecnologia de mapeamento que integra. Esta última não só lhe permite percorrer toda a área definida, como também evita “acidentes” com a mobília. Nos dias de hoje e pela forma como os vivemos, cada vez mais a tecnologia tem de estar ao serviço das pessoas e libertá-las de tarefas que ocupam demasiado tempo e podem até influenciar a qualidade da nossa vida.

Deixo ainda nesta categoria, duas menções honrosas. Uma segue diretamente para a marca vencedora iRobot por contribuir para o bem-estar das pessoas e outra para os equipamentos AirFryer que dão uma ajuda preciosa na cozinha, poupando tempo e proporcionando refeições tão saudáveis como deliciosas.

Melhor smartphone preço/qualidade: Samsung Galaxy A53 5G

Samsung Galaxy A53 5G
Crédito@Samsung

Nesta categoria o vencedor do prémio foi o Xiaomi Redmi Note 11, ao qual deixo uma menção honrosa. Sem dúvida alguma, a Xiaomi é a marca que oferece mais smartphones que aliam preço à qualidade, sendo que o modelo vencedor é apenas um de muitos exemplos presentes no seu portefólio de produtos.

Mas o meu vencedor é o Samsung Galaxy A53 5G. Este é um modelo que inclui funcionalidades bastante interessantes a um desempenho realmente bom, o que nem sempre acontece neste segmento de preço.

Mas sobretudo é o meu vencedor pela simples razão de ser à prova de futuro. Conta com comunicações 5G, por um custo inferior a 400 euros e a Samsung é a marca que, neste momento, fornece mais anos de atualizações de software. O Galaxy A53 5G é um investimento que garante alguma longevidade no tempo.

Smartphone do ano: Samsung Galaxy S22 Ultra

Samsung Galaxy S22 Ultra
Crédito@Samsung

E o melhor smartphone do ano é… Samsung Galaxy S22 Ultra. Este é um dos melhores modelos da Samsung, especialmente no que diz respeito à parte ótica. Não só pelo sensor primário de 108 megapixéis, como também pelo sensor telefoto periscópio que fornece zoom ótico de 10x.

Acrescente-se ainda todas as funcionalidades e tecnologia de ponta incluídas para melhorar as suas capacidades fotográficas e o resultado é uma câmara de qualidade na palma da mão.

O design, de linhas direitas e elegantes, reflete o bom desempenho que este topo de gama fornece, além de o suporte para S Pen facilitar a navegação e experiência de utilização.

Estes foram os melhores de 2022, mas 2023 promete trazer consigo equipamentos e tecnologia ainda mais memorável e o 4gnews cá estará para te dar conta de todas as (boas) novidades.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt