Pocketbook Era review: uma nova 'era' nos e-readers

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 8 min.

Os e-readers (ou leitores de livros digitais) são dispositivos cada vez mais populares. Não substituem a utilização de livros físicos. Mas são, em muitas situações, uma ótima opção para leitores ávidos que querem ter milhares de livros à mão num único equipamento.

Uma das marcas que mais tem contribuído neste campo é a Pocketbook, que recentemente lançou o e-reader Era. Ao longo das últimas semanas tive oportunidade de o testar praticamente diariamente. Neste artigo conto-te a minha opinião sobre o Pocketbook Era, e o que o diferencia da concorrência.

Pocketbook Era

Principais especificações do Pocketbook Era

  • Ecrã E Ink Carta 1200 de 7 polegadas.
  • Painel sensível ao toque com resolução de 1264 por 1680 (300 PPI)
  • Sistema de iluminação, temperatura de cor e botões na lateral
  • Certificação IPX8 (à prova de água)
  • Processador Dual-Core 1 GHz e 1 GB de RAM
  • Armazenamento de 64 GB (Sunset Copper) ou 16 GB (Stardust Silver)
  • Altifalante único
  • Conetividade: USB-C, Bluetooth 5.1
  • Bateria de 1700 mAh
  • Peso: 228 gramas
  • Dimensões: 134.3 × 155 x 7.8 mm

Unboxing do Pocketbook Era

O Pocketbook Era chega numa caixa que mostra o produto em todo o seu esplendor. Anuncia à partida que se trata de algo bastante portátil, a julgar pelo tamanho da caixa. E isso confirma-se quando a abrimos.

No interior encontramos à vista o Pocketbook Era. No caso testei a versão Sunset Copper, com 64 GB de armazenamento. A acompanhar estão os habituais manuais e um cabo de carregamento USB-C para USB-A.

Pocketbook Era

A minha opinião sobre o Pocketbook Era

Ecrã

É no ecrã deste Pocketbook Era que está a sua grande 'magia'. Trata-se de um novo painel E Ink Carta 1200 de 7 polegadas, com contraste de imagem 15% superior e tempo de resposta ao toque 20% superior à anterior geração.

Como isso se transporta para a realidade? Eu venho de um Kindle modelo base, e a diferença de qualidade é abismal. Temos aqui resolução de 1264 por 1680 pixeis, o que significa que quase dobra os pixeis por polegada do e-reader a que estou habituado.

Na prática, a experiência de leitura a acaba por ser mais prazerosa. E temos ainda mais a sensação, neste modelo, que estamos a olhar para uma folha de papel. É que este é o tipo de e-reader que podes levar para a praia e usar sem qualquer brilho que a experiência vai ser incrível.

Pocketbook Era

O ecrã, claro, é sensível ao toque. Como qualquer produto com ecrã E-Ink temos sempre um pequeno atrasado na ação face ao toque que demos. É uma “limitação” (vamos chamar-lhe assim) que sinceramente não afeta em nada a experiência de leitura.

Iluminação

Embora durante o dia não tenhamos de nos preocupar com brilho, este e-reader tem a tecnologia Smart Light que ajuda, e muito, quem quer ler à noite. Esta permite regular o brilho e a temperatura de cor deste ecrã.

Podes fazê-lo manualmente, ou então deixar esse trabalho para o próprio e-reader que vai adaptar o brilho e a temperatura de cor consoante a hora. O objetivo é termos aqui uma experiência de leitura que não prejudica a visão.

Pocketbook Era

Eu tenho bastante dificuldade em adormecer, e livros sempre ajudaram a apressar esse processo. Daí gostar de ler à noite. E com os e-readers sinto esse mesmo efeito. O smartphone, por exemplo, tem o tipo de ecrã que estimula e faz o contrário do que queremos na cama: adormecer.

Já ecrãs como o deste Pocketbook Era não me dão qualquer fadiga ocular, e ainda me ajudam a adormecer à noite. Tenho-o usado com o brilho e temperatura de cor no automático, e parece-me impecável para o meu uso.

Controlos

Este é um painel sensível ao toque, por isso essa é a forma mais simples de navegares pelos menus ou mesmo durante a leitura. Mas este também conta com botões na lateral que ajudam na qualidade da experiência da leitura.

Pocketbook Era

Se usares a inclinação “normal”, estes vão estar colocados do lado direito. Temos um botão superior para ligar/desligar o Era, os do meio servem para alternar entre páginas e são os maiores para que não os confundas. Já o botão do fundo serve para voltares até ao menu inicial.

Áudio e Bluetooth

Um dos pergaminhos deste Pocketbook Era é que também pode servir para ouvires os teus Audiobooks… e não só. Chega com um altifalante ao fundo, para que possas ouvir os teus audiolivros sem a necessidade de auriculares.

Mas se quiseres usar auriculares, este tem Bluetooth 5.0 e ainda um adaptador USB-C para jack 3,5 mm se quiseres usar auriculares com fios. O áudio transmitido pela coluna é decente para ouvir audiolivros, mas se transferires música para este também pode servir para reprodução desse tipo de ficheiros.

Pocketbook Era

Outra das funcionalidades que tornam o Pocketbook Era especial é o Text-to-Speech. Esta funcionalidade suporta português e basicamente coloca o e-reader a ler qualquer texto do ecrã em voz alta. É uma voz “tipo” assistente virtual, e tens opção feminina e masculina em português.

Design e construção

O design do Pocketbook Era é bastante clássico se assim podemos dizer. Na frente temos o painel de 7 polegadas que se estende para as margens. Isso permite que tenhamos uniformidade, mas também para que o produto seja à prova de água.

Este tem certificação IPX8, que permite que o possas mergulhar em água até 2 metros de profundidade por 60 minutos sem problemas para o mesmo. Isto vai deixar-te descansado se quiseres ler na praia, na piscina ou mesmo na banheira.

Pocketbook Era

Temos uma moldura em alumínio e a traseira e um material emborrachado com boa pega. Isso acaba por tonar o Era bem confortável de usar por longos períodos. E o facto de este ter rotação, podes colocar o ecrã na posição que te apetecer. A marca afirma que o painel é antirriscos para maior conforto do leitor.

Compatibilidade e Loja

Ao contrário de certos e-readers, o Pocketbook Era suporta 23 formatos gráficos, entre texto e banda desenhada. São estes ACSM, CBR, CBZ, CHM, DJVU, DOC, DOCX, EPUB, EPUB (DRM), FB2, FB2.ZIP, HTM, HTML, MOBI, PDF, PDF (DRM), PRC, RTF e TXT no caso da leitura e JPEG, BMP, PNG, TIFF no caso da imagem, para que nada de falte.

No áudio podes esperar suporte para MP3 e OGG, e nos audiolivros temos suporte para M4A, M4B, OGG, OGG.ZIP, MP3 e MP3.ZIP. Desta forma, nunca senti falta de suporte em quaisquer ebooks que já possuía.

Pocketbook era

O que senti falta foi de mais livros em português de Portugal na Pocketbook Store. Isto significa que, ou vais ler mais livros em inglês, ou terás de ter o teu catálogo de ebooks para passar para o Era. Isso é feito facilmente através do cabo USB-C.

Este conta ainda com os serviços online PocketBook Cloud, ReadRate, Dropbox PocketBook, Send-to-PocketBook. Isto permite, entre outras coisas, que possas guardar os teus livros na cloud, e pode funcionar como um bom complemento se também usares a app para smartphone.

Aplicações

Ainda que simples, o Pocketbook conta com várias aplicações. Temos a livraria que é a loja, onde podes comprar ebooks diretamente, e a biblioteca onde guardas os teus livros. Mas também temos dicionário e browser, para fazermos umas pesquisas rápidas.

Pocketbook era

Sempre à mão está também a app de audiolivros, música, galeria, calculadora, notícias RSS ou as notas. Também podes contar com jogos bastante simples. Se não te apetecer e estiveres aborrecido, temos xadrez, Klondike, Scribble e Sudoku.

Experiência de leitura

Mas como é afinal a experiência de leitura neste Pocketbook Era? Para alguém que vem de um Kindle modelo base, é simplesmente incrível. É um ecrã com boa definição, e com brilho e temperatura de cor que se adaptam às circunstâncias.

Podemos consultar um dicionário ou tradutor enquanto lemos e até é possível usar o dedo uma stylus para tirar notas diretamente no ebook. Os botões tornam a experiência superior, pois como a mão já está a segurar o e-reader nessa zona, basta clicar.

Pocketbook era

A única crítica a fazer é o facto de a loja da Pocketbook fornecer poucos livros de autores em português de Portugal. Isso faz com que tenhas de comprar os teus ebooks em português compatíveis noutras lojas e passá-los para o Era. Se leres maioritariamente em inglês, a oferta é imensa e a bons preços.

E que dizer da bateria? É uma não-preocupação. A marca colocou aqui uma capacidade de 1700 mAh, que te vai fornecer autonomia para cerca de um mês de uso regular. Se fores um leitor mais irregular, tens bateria para meses longe da ficha. É a 'magia' dos painéis E-Ink.

Conclusão sobre o Pocketbook Era

O Pocketbook Era é um e-reader com um ecrã de grande qualidade e que vai fazer as delícias de qualquer apaixonado por este formato. O facto de ser de 7 polegadas pode ser considerado portátil, como se tratasse de um livro pequeno e fino com apenas 228 gramas.

Pocketbook era

Existe alguma dificuldade em encontrar livros de autores portugueses na loja da Pocketbook, por isso terás de encontrar ebooks compatíveis noutras plataformas e trazê-los para o teu Era. Mas se leres maioritariamente em inglês, existe oferta com fartura.

Fornece uma experiência de leitura de topo seja com muita luz ou à noite, sem qualquer luz ambiente. A bateria de 1700 mAh fornece uma autonomia para cerca de um mês, por isso não tens de te preocupar.

O Pocketbook Era começa nos 199 dólares no site oficial da marca na versão Stardust Silver de 16 GB de armazenamento. A versão de teste é a Sunset Copper de 64 GB que custa 239 dólares no site oficial da marca. Os envios são feitos a partir da Europa.

Sabe mais sobre o Pocketbook Era no site oficial

Pocketbook era

Pontos fortes do Pocketbook Era

  • Ecrã E Ink Carta 1200 de ótima qualidade
  • Certificação IPX8 que o torna à prova de água
  • Botões laterais que facilitam utilização
  • Autonomia para um mês de utilização regular

Pontos a melhorar do Pocketbook Era

  • Maior disponibilidade de autores portugueses na Pocketbook Store

Agradecemos à Pocketbook pela disponibilização do e-reader Era para análise.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.