NuPhy Air75 review: teclado mecânico ideal para portabilidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

Teclados mecânicos e portabilidade não andam normalmente de mãos dadas. Para quem quer o melhor de dois mundos, já vão existindo algumas soluções no mercado, como é o caso do NuPhy Air75.

Este teclado mecânico apresenta-se como low-profile, e não é para menos. Tem espessura entre 16 e 21 mm, e teclas PBT que a marca afirma serem das mais finas do mundo. Tudo isto com função hot-swappable, iluminação RGB e possibilidade de o usar sem fios. Abaixo vamos conhecê-lo melhor, e dou-te a minha opinião após usar o mesmo durante uma semana.

NuPhy Air75

Principais características do NuPhy Air75

  • Layout ANSI 75%
  • 84 teclas PBT ultra-finas
  • Switches gateron mecânicas low-profile Hot-Swap
  • Conetividade por cabo USB-C, sem fios 2.4G e Bluetooth
  • Bateria de 2500 mAh
  • Moldura de alumínio V2
  • Iluminação RGB de fundo e lateral
  • Compatibilidade com MacOS, Windows, Android e iOS
  • Dimensões: 315.7 mm x 132.6 mm x 16.0 mm
  • Peso: 523 gramas
  • Possibilidade de acoplar à capa NuFolio V2

Unboxing do NuPhy Air75

O NuPhy Air75 proporciona uma experiência de unboxing bastante interessante. A caixa chega com uma personagem que parece saída de um anime, e que presumo ser uma das mascotes da marca.

NuPhy Air75

No interior encontramos o teclado pronto a usar, mas também alguns acessórios. Temos o cabo de carregamento USB-C para USB-A, teclas adicionais para Windows, dois pés se quiseres elevar a traseira do teclado, várias switches para experimentar e a ferramenta para trocar switches ou teclas.

NuPhy Air75

A minha opinião sobre o NuPhy Air75

Design e construção

O Air75 é a interpretação da NuPhy daquilo que um teclado mecânico fino deve ser. No campo da construção, a marca aposta numa moldura em liga de alumínio, fundo fosco com uma placa de identificação em aço inoxidável brilhante.

Mas o grande destaque está nas teclas PBT que a marca afirma serem as mais finas do mundo, com 4,6 mm. Isto faz com que este seja, na minha opinião, o teclado perfeito para quem quer alto relativamente fino, mas que não quer abdicar da experiência de ter um teclado mecânico.

NuPhy Air75

As teclas a que a marca chamou de COAST usam um design esférico similar ao perfil SA. A marca quis que a área de contacto com o dedo fosse suficientemente grande, e isso nota-se na experiência de escrita. De realçar que o nome COAST é inspirado no esquema de cores deste teclado a fazer lembrar a beira do mar. O único ponto menos positivo é que não existe opção de layout português, sendo este o típico layout americano.

O facto de este teclado ter entre 16 e 21 mm foi das coisas que mais gostei. Sempre tive um fraquinho por teclados mecânicos. E poder associar isso a um perfil relativamente fino, é algo que me agrada bastante. Até porque ajuda à portabilidade.

NuPhy Air75

Personalização

A personalização é um dos destaques deste produto. Este tem a versão Daylight que testei, com o centro a ser composto por teclas brancas. Mas também existe a versão Twilight em que estas são compostas por teclas cinzentas claras.

Dentro desta personalização está o facto de ser compatível com Mac e Windows. Chega com layout pronto para Mac, mas na caixa encontras três teclas extra, caso sejas utilizador do sistema operativo Windows.

NuPhy Air75

De realçar ainda a segunda geração do AirFeet. Este basicamente permite que possas usar este teclado como substituto de um qualquer teclado de MacBook ou da maioria dos portáteis do mercado, já que assenta na perfeição.

Cada tecla e switch deste teclado é hot-swappable. Isto significa que podem ser facilmente trocadas ou substituídas, até com o teclado em funcionamento. As três switches incluídas na caixa são apenas 3 exemplos caso venhas preferir outra experiência de escrita.

NuPhy Air75

De origem, o teclado chega com switches Gateron Low-Profile Red. Mas na caixa encontramos também Blue e Brown.

Escrita

Isto leva-nos obviamente à experiência de escrita com este teclado. Obviamente que exige uma curva de aprendizagem, como em qualquer teclado. Mais que não seja pelo facto de não ter layout português.

NuPhy Air75

Mas após me habituar, é difícil querer voltas atrás. A marca recomenda estas switches tanto para gamers como para quem passa o dia trabalhar em cenário de escritório, como é o meu caso. E diria que acabam por fornecer um bom balanço para ambos os usos.

Fornecem uma experiência que simplesmente dá gosto, e o barulho das teclas não incomoda minimamente. Abaixo partilho um vídeo, onde consegues perceber como é o ruído normal das teclas com as switches originais.

Iluminação

Um pormenor interessante deste teclado é a iluminação lateral, que acaba por lhe conferir identidade. Quando o teclado se encontra inativo, esta esconde-se dentro da moldura. Quando está ativo, vê-la imediatamente sem que tenhas de te mover.

A luz lateral esquerda indica-te quando quando o caps lock está ativo, e o modo de conexão. Já a luz direita indica aos utilizadores o nível de bateria e o modo de sistema. Ao ativarmos o modo de luz gradiente, estas iluminam o teclado como se fosse uma espécie de onda de cores.

NuPhy Air75

De realçar ainda que a iluminação de fundo tem cinco níveis de intensidade (ou desligada) e conta com 21 efeitos de cores que podemos alternar com uma simples combinação de teclas. Adicionalmente, os utilizadores de Windows podem usar o software da marca para personalizar os efeitos de luz.

Conetividade

Neste teclado, a conetividade é à vontade do freguês. Podes usá-lo de forma tradicional, com cabo USB-C para USB-A incluído na caixa. Mas se quiseres usá-lo sem fios, vais poder ligá-lo até quatro dispositivos por Bluetooth.

NuPhy Air75

Vamos imaginar que o queres ligar a um Mac, um PC Windows e um tablet, é possível. Para quem quer maior estabilidade e baixa latência, deve usar o dongle 2.4G incluído. Se essa não for a tua praia, este tem Bluetooth 5.0.

Usei-o sempre ligado por Bluetooth ao Mac e ao iPad e nunca senti problemas de conetividade. Claro, se fosse jogar num PC Windows, aconselharia a que o ligasses pelo dongle ou por cabo.

NuPhy Air75

Bateria

Este teclado chega com uma bateria considerável, se tivermos em conta a sua espessura. A marca colocou no interior uma bateria de 2500 mAh, sendo que espessura do teclado se cifra entre os 16 e os 21 mm.

Mesmo assim, a marca promete uma autonomia que pode chegar às 48 horas de uso. Isto significa que poderás usar o teclado sem qualquer necessidade de o colocar à carga durante uma semana. Pela minha experiência, assim aconteceu.

NuPhy Air75

Acessório NuFolio V2

Opcionalmente podes adquirir o NuFolio V2 que vês nas imagens. Na sua base, este pode funcionar como uma excelente capa para transportares o teu teclado se andares muito em viagem. Mas quando desdobrado, pode ser uma ótima ferramenta para usares o teu teclado conectado ao tablet ou smartphone.

NuPhy Air75

A marca colocou-lhe um sistema magnético, onde o Air75 assenta que nem uma luva. Dessa forma, podes colocar o teu iPad e/ou um smartphone e assim continuar a tua produtividade em movimento. É um acessório que exige um custo adicional de 19 dólares, mas que pode fazer sentido para alguns utilizadores.

NuPhy Air75

Conclusão sobre o NuPhy Air75

Para quem quer um teclado low-profile mas não quer abdicar de ter um teclado mecânico, este é um teclado quase perfeito. Tem um design atrativo, uma boa construção, e o facto de ser hot-swap faz com que possas personalizá-lo e trocar teclas ou switches.

Fornece uma boa experiência de escrita, tem uma autonomia decente e a iluminação ajuda a que seja bom para utilizar à noite. O facto de ser low-profile ajuda à portabilidade, sendo ótimo para levares para todo o lado. Se esse for um dos objetivos, comprar a capa NuFolio V2 à parte pode ser uma boa opção. Pode ser ligado por dongle 2.4G e Bluetooth até 4 dispositivos.

NuPhy Air75

É claro, nem tudo é perfeito. O facto de não possuir opção de layout em português pode ser um inconveniente para alguns utilizadores, pois exige uma curva de aprendizagem superior. Mas se isso não for um problema para ti, vais ficar bem servido.

O NuPhy Air75 encontra-se à venda no site da marca por 109,95 dólares. Mas se usares o código "4gnews", podes poupar 11 dólares, e adquiri-lo por apenas 98,95 dólares. A capa NuFolio V2 pode ser adquirida à parte por 19 dólares,

Sabe mais sobre preços e envios do NuPhy Air75

NuPhy Air75

Pontos fortes do NuPhy Air75

  • Design atrativo que se distingue em qualquer secretária
  • Formato compacto para um teclado mecânico
  • Iluminação RGB que fornece personalização
  • Função hot-swappabble que permite trocar teclas e switches
  • Possibilidade de ligar até 4 dispositivos sem fios

Pontos a melhorar do NuPhy Air75

  • Gostaria de ter opção de teclas com layout português

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.