Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sonos Era 100 review: coluna inteligente com áudio de topo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 6 min.

A Sonos é uma fabricante reconhecida pelos seus produtos de áudio. Apostada em fornecer produtos premium, lançou recentemente a Sonos Era 100. Uma coluna inteligente que traz som imersivo a qualquer casa.

Nas últimas duas semanas tive oportunidade de testar esta coluna inteligente direcionada para o cenário caseiro. Neste artigo exponho-te as suas potencialidades, e a minha opinião sobre a mesma.

Sonos Era 100

Especificações da Sonos Era 100

  • Três amplificadores digitais Class-D
  • Dois tweeters angulares
  • Um mid-woofer
  • Possibilidade de criar uma sistema estéreo com duas unidades ou adicioná-la a um sistema Sonos surround
  • Microfones com botão para ligar/desligar na traseira
  • Controlo por voz integrado
  • Equalizador disponível na app Sonos
  • Compatível com tecnologia TruePlay
  • Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ax 2.4/5 GHz e Bluetooth 5.0
  • Porta USB-C para ligar fonte de áudio ou a um router por cabo (adaptadores vendidos em separado)
  • Compatível com Apple AirPlay 2 em dispositivos Apple com iOS 11.4 ou superior
  • Resistente à humidade
  • Dimensões: 182.5 x 120 x 130.5 mm; Peso: 2,2 kg
  • Cores: Preto ou branco

Unboxing da Sonos Era 100

Esta coluna inteligente fornece uma experiência de unboxing simples mas efetiva. No interior da caixa encontramos a apenas a coluna e o cabo de alimentação com dois metros de extensão para a ligares à tomada.

Esta vinha muito bem embalada, e a caixa de cartão que parece ser reciclado, assim como a ausência de plásticos desnecessários, demonstra a preocupação ecológica da marca. Vem também o habitual manual de instruções.

Sonos Era 100

A minha opinião sobre a Sonos Era 100

Qualidade de áudio

A Sonos afirma que a Era 100 possui uma acústica de próxima geração, com separação estéreo detalhada e baixos profundos em qualquer volume. Além disso, no seu interior encontramos três amplificadores digitais Class-D, dois tweeters angulares e um mid-woofer.

O resultado é uma coluna inteligente com a melhor qualidade de áudio que já tive oportunidade de testar no segmento. Nota-se realmente uma boa separação de instrumentos e vozes, e uma grande presença dos baixos sem ser exagerada.

Sonos Era 100

Nas definições da App da Sonos disponível para Android e iOS, encontramos alguns detalhes que podem ajudar a melhorar a tua experiência de áudio. Um deles é o equalizador, que te permite ajustar os níveis de graves e agudos ao teu gosto, e também a intensidade de som.

Além disso, é lá que podes ajustar a tecnologia TruePlay. Recorrendo aos microfones embutidos, podes efetuar um ajuste personalizado, para que tenhas o som otimizado da melhor forma à acústica do teu espaço.

Sonos Era 100

Qualidade de construção e design

Desde o primeiro toque na Era 100 que se nota a qualidade de construção de topo a que a Sonos habituou os seus fãs. E isso acaba por transitar para o design cilíndrico desta coluna que é discreta ao mesmo tempo que é premium.

Durante o tempo de teste, a Sonos Era 100 passou grande parte do tempo na minha secretária, que é onde posso desfrutar dela durante o dia. Mas a verdade é que esta fica bem em qualquer canto da tua casa. Seja numa cozinha, mesa de cabeceira ou até na sala.

Sonos Era 100

De destacar que a marca vende suportes de parede e bases à parte, caso queiras personalizar ainda mais a experiência. O facto de esta ser resistente à humidade (e não à água), faz com que também possa ser utilizada numa casa de banho, por exemplo.

De realçar a presença de uma luz frontal (que pode ser ativada/desativada) que sinaliza o funcionamento. No topo temos botões sensíveis ao toque para tocar ou pausar música, transitar entre músicas, ativar a assistente virtual ou ajustar o volume.

Sonos Era 100

Compatibilidade e conetividade

A conetividade é um dos pontos fortes desta coluna, embora pudesse ser ainda melhor. Para começar, temos suporte para serviços de streaming como o Spotify ou o Apple Music. Ao associá-la à tua conta de Spotify, a partir daí podes encontrá-la na tua lista de dispositivos do serviço de streaming.

Outro ponto positivo é a Sonos Radio, associada ao TuneIn. Dessa forma, os amantes de rádio podem assim escolher e guardar as suas estações de rádio favoritas, para estas tocarem sem problemas na Era 100.

Sonos Era 100

Existe também compatibilidade com Bandcamp, Deezer, Plex, SoundCloud, Tidal, YouTube Music e outros. Isto significa que os serviços de streaming mais populares acabam por ser todos compatíveis com esta coluna.

No campo da conetividade, temos Bluetooth 5.0, que está à distância de um clique no botão de emparelhamento. Dessa forma podes emparelhar qualquer equipamento por Bluetooth e começar a reproduzir as tuas músicas favoritas.

Sonos Era 100

Na traseira temos também uma porta USB-C que fornece versatilidade. Esta permite que te possas ligar, por exemplo, a um computador ou outra fonte de áudio. O ponto menos positivo é que tens de comprar um adaptador à parte.

A Sonos Era 100 também possui controlos por voz, e originalmente é compatível com a Amazon Alexa. Mas por alguma razão, a assistente virtual da Amazon não aparece disponível na app no nosso país.

Sonos Era 100

Ficas assim limitado à Sonos Voice Control, a assistente de voz da própria marca que apenas funciona em inglês. Esta ativa-se com o comando de voz ‘Hey Sonos’, e permite que possa possas iniciar ou parar a reprodução de música, alterar o volume ou perguntar o que está a tocar.

Idealmente também deveria dar para alterares a estação de rádio no TuneIn ou no Spotify. Mas pelo menos à data de escrita, recebemos sempre a indicação de que os comandos de voz ainda não são compatíveis com esses serviços. Também seria interessante termos suporte para assistente Google no futuro.

Sonos
Interface da app da Sonos disponível para iOS e Android

Conclusão sobre a Sonos Era 100

A Sonos Era 100 é uma coluna inteligente com áudio premium, onde conseguimos fazer uma boa distinção de instrumentos e voz e onde temos graves profundos. É um produto com qualidade de construção de topo e cujo design discreto a torna uma boa opção para qualquer divisão da casa: desde o escritório à casa de banho.

Esta tem compatibilidade com a grande maioria dos serviços de streaming, como o Spotify, Apple Music, YouTube Music ou TuneIn. Desta forma podes associar as tuas contas destes, para começar a reproduzir mais rápido. O mesmo é válido se tiveres dispositivos com AirPlay 2 da Apple.

Sonos Era 100

Nem tudo é perfeito. Esta é compatível com Amazon Alexa, mas essa possibilidade não está disponível em Portugal. Ficamos assim cingidos à Sonos Voice Control, que serve perfeitamente para pedirmos para tocar e pausar música ou aumentar o volume.

No entanto, a assistente virtual da Sonos não permite dar comandos de voz para tocar músicas específicas nos serviços de streaming como o Spotify ou o Apple Music. Se estes pormenores não forem inconvenientes para ti, esta é uma coluna inteligente que aconselhamos vivamente a compra. E neste caso, a qualidade paga-se bem.

A Sonos Era 100 tem um preço recomendado de 279 €, e podes encontrá-la disponível para compra na Amazon de Espanha.

Sabe mais sobre preços e envios da Sonos Era 100

Sonos

Pontos fortes da Sonos Era 100

  • Som imersivo e equilibrado com graves profundos
  • Qualidade de construção de topo e design discreto
  • Compatibilidade com Apple AirPlay 2, Spotify, Apple Music ou TuneIn
  • Controlos por voz com a Sonos Voice Control

Pontos a melhorar da Sonos Era 100

  • Compatibilidade com Amazon Alexa não funciona em Portugal
  • Comandos de voz não são compatíveis com o Spotify

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.