OPPO melhora tecnologia ray tracing para smartphones graças ao Snapdragon 8 Gen 2

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No dia em que se deu a apresentação oficial do Snapdragon 8 Gen 2, também a OPPO subiu ao palco para apresentar a evolução da sua tecnologia ray tracing. Esta quer revolucionar a experiência gaming num smartphone graças ao novo Snapdragon 8 Gen 2.

Trata-se da segunda geração da tecnologia ray tracing desenvolvida pela chinesa OPPO. O objetivo é proporcionar uma experiência de jogo mais imersiva e mais próxima da possível num computador ou consola.

OPPO que jogos mais realista graças à sua tecnologia ray tracing para smartphones

A OPPO aliou-se à Qualcomm para transformar as soluções ray tracing disponíveis para dispositivos móveis. É graças às potencialidades do novo Snapdragon 8 Gen 2 que será agora possível trazer o ray tracing acelerado por hardware em tempo real a estes dispositivos.

Tal é possível graças aos novos drivers PhysRay Engine 2.0 otimizados pela OPPO permitindo uma renderização mais suave de texturas e efeitos gráficos. Esta tecnologia combinada com o novo processador da Qualcomm traz uma maior eficiência energética na execução destas tarefas complexas.

Para demonstrar as potencialidades da sua nova tecnologia ray tracing, a OPPO concebeu um jogo FPS ao qual chamou "Camp Guard". Este apresenta vários elementos visuais complexos e concebidos a pensar precisamente nas potencialidades da tecnologia agora apresentada pela tecnológica chinesa.

O vídeo acima, divulgada pela OPPO, é uma clara demonstração daquilo que a sua nova tecnologia ray tracing oferece. Quando executado num smartphone com o Snapdragon 8 Gen 2, este jogo pode correr a 720p 60fps durante 30 minutos sem aquecer em demasia o smartphone.

Tomemos como exemplo o reflexo do soldado num tanque de óleo. Sem a tecnologia ray tracing da OPPO ativa vemos apenas uma sombra nesse tanque, ao passo que com essa tecnologia ativa podemos observar uma reflexão perfeita do sujeito.

OPPO ray tracing

O mesmo conceito pode ser observado numa poça de água presente no chão. Com a tecnologia ray tracing ativa é apresentada uma reflexão perfeita de um helicóptero e dos demais elementos que compõem aquele cenário.

OPPO ray tracing

O mais impressionante disto é que toda a renderização destes efeitos é feita em tempo real, apresentado uma reflexão quase perfeita como se estivéssemos presencialmente naquela cena. Vemos inclusivamente gradientes e formas a mudarem consoante o ângulo da câmara.

Uma solução concebida para ser utilizada por qualquer programador

A tecnologia agora apresentada pela OPPO existe para que outros possam tirar partido dela. Com efeito, a tecnológica chinesa incentiva os programadores a implementarem a sua tecnologia ray tracing nos seus jogos de modo a distinguirem-se dos seus concorrentes.

A primeira parceria já foi celebrada com a Unity durante o certame China International Import Expo. A Unity já implementou a solução da OPPO no seu motor de jogos de modo a oferecer gráficos mais imersivos em conjunto com uma elevada eficiência energética.

Para a OPPO, este é apenas o princípio de um futuro onde os smartphones poderão oferecer uma experiência gaming mais próxima de um computador ou consola. Ela usa o género FPS como um dos mais beneficiados por esta tecnologia, em que uma simples sombra pode oferecer vantagem ao jogador.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.