Qualcomm Snadragon 8 Gen 2 é oficial e chega com tecnologia à prova de futuro

Mónica Marques
Comentar

Depois de meses de rumores, eis que finalmente a Qualcomm anunciou o seu novo chip de última geração Snapdragon 8 Gen 2.

O processador, baseado no processo de 4 nm, traz consigo uma melhor eficiência energética e tecnologia à prova de futuro como por exemplo suporte para Wi-Fi 7.

Snapdragon 8 Gen 2 chega com melhor eficiência energética

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Crédito@Qualcomm

Após meses de especulação e rumores, finalmente a Qualcomm revelou o seu processador de topo, especialmente desenvolvido para smartphones premium e as perspetivas avizinham-se boas para a próxima geração de smartphones flagship.

Tudo porque o novo processador vem resolver alguns dos problemas encontrados nos chips seus antecessores. De acordo com a empresa, não sofre de questões térmicas como o Snapdragon Gen 1 e fornece melhor eficiência energética do que o Snapdragon 8+ Gen 1.

Aliás, a Qualcomm afirma que a nova CPU 3 x Kyro aumenta o desempenho em 30% e a eficiência de energia em cerca de 40%. Apesar de estar baseada no processo de 4 nm, tal como o Snapdragon 8+ Gen 1, o novo processador conta com uma configuração diferente.

Um núcleo ARM Cortex-X3 roda a 3,2 GHz e 4 núcleos de 2,8GHz estão dedicados ao trabalho multithread enquanto três núcleos com uma velocidade de 2,0 GHz estão concentrados na eficiência energética.

Novo chip Qualcomm é à prova de futuro

Mas melhor: o novo Snapdragon 8 Gen 2 chega já preparado para ser o coração da futura geração de smartphones de topo. Chega com suporte para memória RAM LPDDR5X de até 4.200 MHz e também com suporte para o novo formato de armazenamento UFS 4.0 que vem substituir o já muito usado padrão UFS 3.1.

No entanto, a Qualcomm não se ficou por aqui e integrou o novo modem Snapdragon X70 neste chip. Tal fornece algumas melhorias nas comunicações 5G, mas a grande novidade está no suporte para o novo padrão Wi-Fi 7. Com este suporte, o processador permite atingir velocidades na ordem dos 5,8 Gbps.

Outros padrões de concetividade também não foram esquecidos e o novo Snapdragon 8 Gen 2 inclui também Bluetooth 5.3.

Também no departamento ótico, o novo processador Qualcomm foi otimizado. Agora fornece suporte para sensores Sony com Digital Overlap HDR e, graças a alguns ajustes, está preparado para trabalhar em harmonia com o sensor ISOCELL HP3 de 200 megapixéis da Samsung.

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2
Crédito@Qualcomm

De acordo com a fabricante, o Snapdragon 8 Gen 2 consegue lidar com de até três câmaras de 36 megapixéis ou com um sensor de 200 megapixéis. Saliente-se que também suporta sensores de 108 megapixéis sem atraso no obturador.

Já na gravação de vídeo, o Snapdragon 8 Gen 2 tem capacidade para gravar na resolução 8K HDR, captando fotos de 64 megapixéis em simultâneo; assim como também grava vídeos 4K e câmara lenta a 720p.

Como habitualmente, a Qualcomm anunciou algumas das marcas que vão integrar o novo Snapdragon 8 Gen 2 nos seus smartphones premium. Confirma-se então a Xiaomi, Motorola, OnePlus, OPPO, Sony, Vivo, Honor, Asus, iQOO, entre outras.

A grande ausente desta lista é a Samsung. Mas depois de termos ouvido o responsável financeiro da Qualcomm a dizer que o Snapdragon 8 Gen 2 irá alimentar todos os modelos da série Galaxy S23 é pouco provável que o mercado europeu receba os modelos com chip Exynos.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt