OPPO ColorOS 13 review: aperfeiçoando o Android 13 da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A OPPO tem na ColorOS 13 a resposta para os smartphones e tablets que aguardam a chegada do Android 13 da Google. A mais recente versão da interface desta marca acrescenta valor ao software puro, tal como este foi disponibilizado em meados de agosto de 2022 pela gigante das pesquisas. Vejamos então o que preparou a fabricante chinesa para a mais recente versão da sua UI.

OPPO ColorOS 13

A 4gnews teve acesso prévio às versões de testes (beta) desta interface - ColorOS 13 Beta - testando-a num smartphone OPPO Find X5 Pro. No decurso de duas semanas e várias atualizações incrementais, assistimos à construção de uma das melhores experiências de utilização com esta UI que vai além da própria Google. Agora, partilhamos as nossas conclusões.

ColorOS 13 vem aperfeiçoar os melhores aspetos do Android 13

OPPO ColorOS 13

Os novos utilizadores da ColorOS em smartphones e tablets OPPO encontrarão aqui uma UI não sobrecarregada e com fortes raízes no Android "puro" da Google. Há, efetivamente, múltiplas personalizações e ferramentas acrescentadas pela marca asiática, mas sentimo-nos rapidamente em casa.

Trata-se de uma interface relativamente leve, elegante, sem animações ou floreados desnecessários. Está similar à versão anterior, a ColorOS 12, com algumas melhorias nas já amplas capacidades de personalização do aspeto geral do smartphone.

OPPO ColorOS 13

A ColorOS 13 pode ser mantida muito próxima visualmente do Android "puro", ou pode ser totalmente personalizada pelo utilizador. É efetivamente no design onde a nova versão da UI apresenta mais novidades, respeitando o Material You da Google, mas não se privando de introduzir a sua própria abordagem.

O resultado? O Aquamorphic design, ou design inspirado nos movimentos da água, no orgânico e dinâmico que nos rodeia, na beleza que permeia a Natureza.

O Aquamorphic Design complementa o Material You da Google

ColorOS 13

A ColorOS 13 mostra-se mais fluída, mesmo nesta versão beta, face à versão prévia. Há uma primazia pelo desempenho e fluidez geral do sistema que não nos deixou indiferentes. Encontramos todos os elementos-chave do Android 13 aqui aperfeiçoados.

Temos, por exemplo, os Temas adaptados ao sistema, um dos bastiões da Google introduzidos no Android 12, já presentes na ColorOS 12 e agora reforçados na nova versão. Há ainda mais hipóteses de personalização com o Aquamorphic Design.

Logo que possam, experimentem as cores de destaque escolhidas pelo sistema com base nos tons do papel de parede. É uma ótima forma de personalizar rapidamente o smartphone OPPO, dando-lhe um toque único.

Indo além do Android 13 com personalizações dos próprios ícones das apps

OPPO ColorOS 13 Android 13

Encontramos vários elementos da Interface que vão além do Android 13, sobretudo no quesito da personalização. O mais imediato é a possibilidade de ajustar o tamanho das Pastas com atalhes de apps (painel central).

Encontramos também, mais aperfeiçoado, a possibilidade de ajustar os ícones das apps ao tema aplicado. Vejam-se, a propósito, os ícones ART+, opção presente nesta UI que ajuda a preencher de modo mais orgânico, fluído e natural, os espaços.

O mesmo pode ser dito das animações entre menus, ao abrir e fechar aplicações, transitar entre secções no telefone. Tudo está aparentemente mais fluído, com animações extremamente discretas. Elas estão lá, mas nunca ousam distrair o utilizador.

Mais controlo para o Centro de Controlo da OPPO

OPPO ColorOS 13 Android 13

Os elementos de controlo presentes no topo da barra de notificações, ou seja, no Centro de Controlo, estão mais dinâmicos e personalizáveis. Esta é a palavra de ordem de toda a ColorOS, entregando muita liberdade para o utilizador dos dispositivos.

Para além disso, com o Android 13 este elemento funcional está maior. Essa é a primeira impressão que temos ao usar este software de teste. Os elementos visuais interativos, os widgets de controlo no Centro de Controlo, estão maiores.

Para além disso, os próprios widgets têm mais opções de gestão e controlo pelo utilizador, notando-se uma coerência que permeia o Aquamorphic Design.

Always-On Display com mais opções da OPPO além do Android 13

OPPO ColorOS 13 Android 13

O Always-On Display é uma mais-valia em dispositivos com ecrã AMOLED e está ainda mais útil na ColorOS 13. Podemos agora ver os "realces" de informações das aplicações, pequenos cartões de informação com a súmula do que de importante se passa.

Em particular, destacamos a parceria entre a OPPO e a Spotify para trazer o controlo e a informação do que está a ser reproduzido para este ecrã Always-On. Temos também mais animações, com os bitmojis a ter mais destaque, com mais informação apresentada.

Em suma, este ecrã torna-se mais útil ao permitir controlar determinadas aplicações sem tampouco ser necessário desbloquear o dispositivo móvel.

Informação Contextual torna o AoD mais útil na ColorOS 13

OPPO ColorOS 13 Android 13

Os realces de informação são algo que devem explorar ao receber esta atualização, mas há mais novidades. Veja-se o modo OPPO Multi-Screen Connect, funcionalidade que permite ligar os dispositivos móveis ao PC Windows, também ela melhorada.

Mais concretamente, podemos abrir 3 aplicações em simultâneo, além de podermos editar ficheiros do PC sem ter que efetuar a transferência dos mesmos. Em suma, consoante o fluxo de trabalho podemos ter aqui melhorias sérias na produtividade.

OPPO COlorOS 13

Há ainda destaque a ser dado ao Blossom Wallpaper, um papel de parede da OPPO que monitoriza o tempo de utilização do smartphone ou tablet. Retratando uma planta cujo crescimento culmina no tempo definido pelo utilizador para o limite de uso diário.

Em suma, um wallpaper como temporizador ou cronómetro a definir pelo utilizador para (tentar) não abusar da utilização diária.

Capturas de ecrã não apresentam informação sensível

OPPO ColorOS 13

Ao efetuar uma captura de ecrã, caso a ColorOS 13 detete algum dado sensível na mesma, como informações bancárias, ou dados pessoais do utilizador, esta pode desfocar automaticamente essas porções. Ou seja, cristalizar / censurar campos de informação que, de outro modo, poderiam ser partilhadas sem mais cuidado.

Este é apenas um dos exemplos que evidencia a aposta da OPPO no respeito e primazia da privacidade do utilizador. Oxalá seja bem implementada nos vários smartphones que recebam a ColorOS 13, pois, através da IA, pode ser efetivamente útil no quotidiano.

OPPO ColorOS 13

A "suite" de privacidade tem vários controlos e indicadores que, para um utilizador interessado, podem fazer toda a diferença. Não obstante, a novidade com mais impacto imediato será a capacidade de esconder informação sensível em capturas de ecrã.

Este reforço, bem como a área privada do utilizador que usufruir de um reforçado grau de proteção, acompanha também a chegada do espaço para as crianças. Ou seja, o Kids Mode que nos dá, inclusive, recomendações para um uso mais saudável do dispositivo.

OPPO COlorOS 13

Por fim, com o anúncio oficial da ColorOS 13 resta-nos agora aguardar pela sua chegada efetiva aos smartphones eleitos. Nesse sentido, compilamos um guia 4gnews com as datas aproximadas para a chegada das novidades aos vários smartphones OPPO.

Sumariando, encontramos na ColorOS 13 uma interface respeitadora do Android 13 da Google, com identidade própria e adições maioritariamente úteis. Uma nota (muito) positiva.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.