OPPO Enco X2 Review: áudio de qualidade, autonomia e bom ANC

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 12 min.

Os auriculares Bluetooth OPPO Enco X2 surgem no encalço da primeira geração também analisada pela 4gnews. Agora, para 2022, temos um reforço da autonomia de bateria, mais opções de controlo e personalização (software), bem como uma melhor qualidade de áudio e ANC (active noise cancellation). Em Portugal o preço recomendado de venda ao público é de 199 €.

Os sucessores para um excelente par de auriculares Bluetooth TWS

OPPO Enco X2

Tal como o modelo anterior, os novos auriculares Bluetooth TWS afirmam-se como alternativas aos Apple AirPods Pro com preço mais apelativo e áudio de muito boa qualidade. Também à semelhança destes, os Enco X2 são cómodos e sobretudo práticos pois podem ser emparelhados com dois dispositivos em simultâneo.

OPPO Enco X2

O design do produto tem algumas diferenças, optando agora por um esquema de cor totalmente branco, sem a banda metálica que percorria a caixa do modelo anterior. Para além disso, cada auricular tem agora uma identificação do Esquerdo (L) e Direito (R), recortada na parte superior.

Acessórios essenciais incluídos na caixa dos OPPO Enco X2

OPPO Enco X2

O tamanho da caixa e dos auriculares está na norma, podendo o mesmo ser dito quanto ao seu peso. Ao abrir a caixa do produto, com caixa exterior em papel rijo, com brilho e textura, somos contemplados com os Enco X2 na sua caixa, em fundo branco.

OPPO Enco X2

Encontramos dois pares extra de almofadas / encaixes (S e L) em silicone para as pontas dos auriculares, com o par de almofadas M já instalado. Temos a documentação e guia de iniciação rápida, bem como um curto cabo USB-A para USB-C na respetiva caixa.

Design com pequenas alterações no modelo de 2.ª geração

OPPO Enco X2

Em síntese, a experiência de unboxing é agradável. Temos a sensação de descobrir um produto bem construído, digno de ser apelidado premium em 2022. Os acessórios essenciais estão presentes e a apresentação do produto é bem conseguida.

Encontramos uma caixa de transporte e carregamento com formato similar à primeira geração. Aliás, também os auriculares se apresentam idênticos, mas com hastes ligeiramente mais espessas, contudo, têm o mesmo comprimento.

Conforto: nota positiva para os OPPO Enco X2

OPPO Enco X2

A caixa pesa 56,4 gramas com os auriculares dentro. Cada auricular pesa 4,7 gramas com o plástico rígido e brilhante a ser o material escolhido. Dito isto, qualquer consumidor estará já familiarizado com esta combinação de cores e materiais.

Destacamos como positiva a qualidade de construção premium e pequenos pormenores como a rede / barreira extra em cada ponta de silicone para evitar que a cera e outros detritos possam chegar ao auricular. O produto mantém-se mais limpo e funcional.

OPPO Enco X2

Segundo a OPPO estas pontas / encaixes em silicone têm um tratamento especial que atenua o crescimento bacteriano. De qualquer modo, é fácil trocar estes encaixes e proceder à limpeza dos mesmos, sobretudo agora que os detritos não chegam ao auricular.

OPPO Enco X2
Grelha interna no auricular e grelha no encaixe de silicone / ponta do auricular.

Em suma, com três pares de encaixes e com auriculares leves, os Enco X2 são muito confortáveis de usar, mesmo durante longos períodos. A construção mantém-se em plástico, brilhante e robusto, mas nem sempre é fácil tirar os auriculares da caixa dada a sua forma arredondada.

OPPO Enco X2

Por fim, os OPPO Enco X2 têm certificação IP54 que lhes garante resistência ao suor, salpicos, uma queda acidental na água e contra o pó. Sendo provável que os auriculares caiam, ao tirar ou colocar na caixa, é bom termos esta certificação IP.

A caixa é robusta, fácil de transportar e tem carregamento wireless

OPPO Enco X2

A caixa em formato de seixo, mostra-se mais elegante, ligeiramente mais espessa e maior que a geração anterior. A diferença não é significativa, mas lado a lado podemos notar algumas diferenças que se traduzem numa maior bateria no seu interior.

OPPO Enco X2
Enco de 1.ª geração (esquerda) e Enco X2 (direita), note-se o botão lateral.

Para além disso, temos o mesmo distintivo ‘Co-created with Dynaudio’ que lhe dá um ar de maior qualidade. Há ainda um botão lateral, muito disfarçado e que pode não ser fácil de encontrar, para colocar os auriculares em modo de emparelhamento Bluetooth.

Temos ainda um segundo LED de indicação do estado do carregamento presente em baixo, ao lado da porta USB do Tipo C. Assim, quando os Enco X2 estão pousados a carregar (sem-fios) ou via USB-C, temos sempre o LED bem visível.

OPPO Enco X2
Enco de 1.ª geração (esquerda) e Enco X2 (direita)

Salientamos como positiva a adição do segundo LED, no exterior ao lado da porta USB-C. Por outro lado, o botão de emparelhamento está muito mais discreto no novo modelo e, apesar de raramente ser usado, pode ser difícil de encontrar.

Autonomia de bateria para até 40 horas de música nos Enco X2

OPPO Enco X2

A OPPO afirma que a autonomia máxima dos Enxo X2 chega às 40 horas de reprodução de música (sem ANC) e com recurso à caixa de transporte e carga. Pessoalmente usei estes auriculares TWS durante cerca de quatro dias com cerca de três horas de uso diário (ANC desativado), ouvindo sobretudo música e atendendo algumas chamadas durante o dia.

Autonomia para mais de 5 horas com ANC e até 9 horas sem ANC

OPPO Enco X2

A autonomia de cada auricular chegou às 9 horas (talvez um pouco mais) sem o ANC ativo. Porém, ao ativar o ANC (modo inteligente para referência) a autonomia ultrapassou as 5 horas de utilização. Assim, face à geração anterior temos ganhos substancias nos Enco X2 num dos aspetos mais importantes.

São valores muito bons face à concorrência em 2022 e, sobretudo, para o utilizador que não quer ser apanhado de surpresa sem bateria nos seus auriculares.

OPPO Enco X2

Em jeito de comparação a OPPO afirma que sem o ANC conseguimos 9,5 horas de autonomia e até 5,5 horas com ANC. Durante os testes fomos ao encontro destes valores com algumas flutuações consoante o tipo de ANC ativo.

Ademais, a percentagem de carga na bateria é apresentada em diversos locais do smartphone. Temos primeiramente um pop-up que nos mostra a carga de cada auriculares e da caixa ao abrir a mesma. Em seguida temos estas informações na barra de notificações do smartphone. Por fim, temos estes detalhes no menu Bluetooth, nas informações avançadas para os Enco X2.

Carregamento sem-fios ou carregamento via USB-C a 10W

OPPO Enco X2

A caixa dos auriculares pode ser carregada via USB do Tipo C com potência de carga a 10 W. Isto significa que uma carga total demora cerca de uma hora e meia (90 minutos). Porém, os auriculares são mais rápidos a carregar, levando ainda assim uma hora.

Importa notar que a velocidade de carga da caixa dependerá também do carregador utilizado. Se tiverem algum carregador / adaptador USB da OPPO este quesito não será um problema ao terem, por norma, grande potência de carga.

OPPO Enco X2

Os OPPO Enco X2 apresentam, no fundo, um LED de indicação que se apresenta vermelho quando a carga está muito baixa, verde quando está totalmente carregado e amarelo entretanto. É uma forma fácil de verificar o estado da carga com este lembrete visual.

Note-se ainda que os auriculares são atraídos magneticamente, na posição correta, para o seu alvéolo de carga na respetiva caixa de transporte.

OPPO Enco X2

Importa frisar ainda que a velocidade do carregamento sem-fios dependerá também da potência do carregador utilizado. De qualquer modo, esta é a forma mais cómoda para manter a caixa carregada, pousando-a simplesmente na base de carga.

Em suma, é possível usar estes auriculares durante quase uma semana, sem ANC, para ouvir música durante algumas horas por dias sem nos preocuparmos em colocar a caixa a carregar. Uma nota muito positiva para os OPPO Enco X2 neste quesito.

Muito bom desempenho e ótima personalização do Active Noise Cancellation (ANC)

OPPO Enco X2

Ao utilizar o Cancelamento Ativo do Ruído na predefinição média, a autonomia chegou para três dias com uso normal. Importa notar que o utilizador pode optar pelo Cancelamento Ativo do Ruído nos seguintes modos:

  • Inteligente (os auriculares ajustam automaticamente o grau de redução)
  • Max (ideal para locais muito ruidosos como aviões)
  • Moderado (ruas e centros comerciais)
  • Médio (ideal para casa e escritório)

Paralelamente temos a opção de Desligar (Off), ou o Modo Transparência que oferece agora a possibilidade de realçar as vozes. Temos ainda a possibilidade de ligar estes auriculares a dois dispositivos em simultâneo graças ao padrão Bluetooth 5.2.

Repletos de caraterísticas e funções inteligentes

OPPO Enco X2

A OPPO dotou cada auricular de uma bateria de 57 mAh, ao passo que a caixa tem uma bateria de 566 mAh de capacidade. Em simultâneo, temos um leque alargado de funções específicas que podemos encontras nas opções de Bluetooth para os Enco X2.

OPPO Enco X2

Temos, por exemplo, o perfil de som personalizado com base na estrutura do canal auditivo do utilizador. Para tal, os auriculares farão uma ronda de testes para otimizar em seguidas as suas configurações. Podemos também destacar o "Teste de encaixe" no ouvido.

Assinatura de som rica e personalizável nos OPPO Enco X2

OPPO Enco X2

A OPPO colabora novamente com a Dynaudio para trabalhar melhor a ciência de som nestes auriculares. Assim, temos por exemplo os perfis Dynaudio Real, Dynaudio Simples e Nítido, Dynaudio Energético, e Enco X Clássico como predefinições já incluídas.

Cada perfil influencia o equalizador e assinatura de áudio dos auriculares e para quem preferir mais destaque para os graves recomendamos o modo Energético. Regra geral acabei por preferir o Simples.e equilibrado,

Bom palco sonoro com o "Som Dourado" com vários perfis da Dynaudio

OPPO Enco X2

Importa reter é o facto de a qualidade de som ser muito boa para o patamar dos auriculares Bluetooth TWS. Não só é algo personalizável, como se ajusta à estrutura do ouvido do utilizador e temos já algum corpo.

Recomendamos os utilizadores a fazerem o "teste de encaixe", bem como o "Som dourado" para uma experiência de utilização consideravelmente melhor.

OPPO Enco X2

O áudio não é desprovido de alma (bem pelo contrário) e conseguimos navegar por um palco sonoro alargado onde já consigo ouvir um Requiem de Mozart sem minorar a obra. Uma nota muito positiva para a qualidade e experiência de áudio.

OPPO Enco X2

Dito isto, os OPPO Enco X2 entregam uma boa experiência de áudio com qualidade de som muito boa em praticamente qualquer tipo de música e áudio reproduzido. Além disso, as funções inteligentes e complementares engrandecem a experiência de utilização.

Controlos táteis que implicam habituação e aprendizagem nos OPPO Enco X2

OPPO Enco X2

Se algo funciona bem, não a alterem. O que na primeira geração funcionava perfeitamente - veja-se a análise aos Enco X - não se verifica no novo produto. Passado alguns dias de utilização acabamos por nos habituar, mas não é de todo ideal.

Está mais difícil, chato e impreciso controlar a reprodução do áudio, alternar entre perfis de ANC e controlar o volume através dos auriculares. Não gostei desta alteração face à 1.ª geração dos melhores auriculares TWS da OPPO.

OPPO Enco X2
O painel "touch" segue o alinhamento (vertical) dos pontos de carga.

Temos agora que tocar, ou "beliscar" uma área estreita nos auriculares. Não basta tocar nas laterais da haste com um dedo. Não, temos que essencialmente apertar a haste, logo, usar dois dedos numa superfície muito pequena, identificável apenas pela textura mais rugosa face à demais superfície polida dos auriculares.

Na prática, para parar / reproduzir, avançar, aumentar / diminuir o volume e alternar entre os perfis de ANC temos que agarrar a haste dos auriculares. Sobretudo para mãos e dedos grande, esta não é uma tarefa que possa considerar fácil ou cómoda.

O software inclui um Guia de Utilização para os OPPO Enco X2

OPPO Enco X2

A exceção é o comando para aumentar / diminuir o volume, bastando deslizar um dedo para cima ou para baixo. Os demais comandos considero-os mais difícies de executar nos Enco X2 face aos Enco X (1.ª geração).

Para tirar partido deste tutorial e das demais funções avançadas dos Enco X2 acede em primeiro lugar ao menu Bluetooth. Em seguida toca / carrega no nome dos auriculares. Logo em seguida toca em "Funções dos auriculares".

Aí encontramos as várias personalizações de som e ANC, bem como os testes, Ligação Dupla, Atualização de Firmware e os "Comandos nos Auriculares.

OPPO Enco X2

Apertar o auricular. Um tarefa aparentemente simples, mas que se torna difícil com os auriculares em utilização, com mãos desajeitadas (como as minhas), ou com luvas. Sem falar em brincos, cabelo comprido e outros potenciais empecilhos.

Todavia, estes controlos são personalizáveis, com cada auricular a pode apresentar controlos distintos para melhor refletir as preferência do utilizador. De qualquer modo, continua a ser necessário apertar a haste do auricular.

Conexão automática via Bluetooth

OPPO Enco X2

Oe auriculares conectam-se automaticamente ao smartphone na primeira vez que abrimos a caixa de transporte e carga, sobretudo em dispositivos da própria OPPO.

Para os demais Android e iOS a ligação é igualmente rápida, mas aconselhamos descarregar a aplicação HeyMelody para Android e para iOS (iPhone) para maior controlo e personalização das funções avançadas.

Em todo o caso a ligação Bluetooth mostrou-se estável, com excelente alcance e sem quebras de ligação com um, ou ambos os auriculares em funcionamento. Cumpre ainda salientar o suporte para o padrão de transmissão de áudio LDHC de alta qualidade.

Veredito: som (ainda) melhor e mais personalizável com controlos táteis "dúbios"

OPPO Enco X2

A quem procura uma alternativa topo de gama aos Apple AirPods Pro, encontra nos OPPO Enco X2 uns auriculares Bluetooth TWS extremamente competentes. O produto é bem construído, a qualidade de áudio é muito boa a excelente e a autonomia também.

Os controlos táteis não convencem, mas acredito que o utilizadore se habitue, sobretudo se tiver mãos elegantes. Não obstante, gostamos bastante dos OPPO Enco X2 ao acertarem em praticamente todos os quesitos importantes.

OPPO Enco X2

O áudio é de muito boa qualidade e temos muitos controlos e personalizações no seu interior (software). Para além disso, a qualidade das chamadas telefónicas é irrepreensível com dois microfones dedicados para captação de voz durante esta tarefa.

Podemos ainda gravar áudio com boa qualidade (vozes), mas é realmente na qualidade de áudio e perfis de som onde este equipamento brilha. Oxalá os controlos táteis fossem os mesmos da primeira geração, mas tudo o resto neste produto melhorou.

Por fim, se a qualidade de áudio e o desempenho do Cancelamento Ativo do Ruído são prioridades, então recomendamos os OPPO Enco X2.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.