Este novo carro elétrico promete carregar 80% da bateria em 5 minutos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ter um carro elétrico tem dois grandes problemas. Primeiramente temos o problema da autonomia. Ainda que o carro elétrico consuma menos e faça menos barulho, a autonomia não é tão boa quanto um carro a gasolina.

Em segundo lugar temos o tempo de carregamento. Se quisesse fazer uma viagem de longa distância teria de esperar algumas horas para que o meu carro carregasse o suficiente para concluir a viagem. Mesmo nos melhores dos cenários tinha de esperar uns 30 minutos só para voltar a estar na estrada pronto a arrancar para o meu destino.

Contudo, esses dois obstáculos parece que estão resolvidos para o novo carro elétrico Mark Zero. O novo veículo é construído por Toni Piëch, descendente do conhecido Ferdinand Piëch da Volkswagen.

Mark Zero é o carro elétrico que promete o "impossível"

De acordo com as informações, o novo carro elétrico conseguirá ter uma autonomia de 500 quilómetros e conseguirá carregar cerca de 80% em menos de 5 minutos. Para ser mais concreto, são precisos apenas 4 minutos e 40 segundos para teres mais 400 quilómetros pela frente.

O carro tem um design desportivo e é movido por 4 motores. Dois de 150kW na parte frontal e outros dois com a mesma potência na parte traseira.

Mas o mais interessante ainda é a bateria. Segundo a informação, o plano passa por construir baterias modulares. Dessa forma, o condutor poderia mais tarde fazer uma atualização com uma bateria maior sem que para isso tenha de trocar de carro.

Há apenas 3 problemas com este novo carro elétrico

Infelizmente ainda não há datas nem preços. O Mark Zero parece realmente querer revolucionar o negócio, porém, terá primeiro de aparecer.

Ainda não há planos de construção nem parceiros para tal. Construir o carro até pode ser simples, contudo, fazer dele disponível mundialmente é uma outra história.

O terceiro ponto passa pelos postos de carregamento. Nem todas as infraestruturas conseguirão este feito dos 5 minutos. A empresa está a trabalhar com a infraestrutura da Qingdao TGOOD na China. Ou seja, não me parece que ter um destes em Portugal ia adiantar de muito. Pelo menos para já.

Em conclusão, espero que este carro elétrico chegue mesmo ao mercado. Quem sabe se não desperta novas ideias para os outros fabricantes.

Editores 4gnews recomendam:

Tesla Model Y será apresentado já no dia 14 de março

Tesla também baixou os preços dos seus Model S e Model X

BMW e Mercedes-Benz firmam parceria no campo da condução autónoma

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.