7 grandes novidades do novo sistema operativo Microsoft Windows 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

A Microsoft apresentou a 24 de junho o Windows 11, a nova versão do sistema operativo concebido para ajudar as pessoas a conectar-se, fazer e criar ainda mais. É a mais recente iteração da plataforma mais usada no mundo e traz várias novidades.

Em seguida damos a conhecer os 7 pontos que podem definir, ou resumir o leque de inovações e melhorias com a nova versão que começará a chegar aos utilizadores no final de 2021.

1. Redesenhado para produtividade, criatividade e facilidade

A Microsoft simplificou o design e a experiência do utilizador para capacitar as pessoas a fazer mais e inspirar mais a sua criatividade com o Windows 11.

Este é moderno, fresco, limpo e bonito.

Desde o novo botão Iniciar à barra de tarefas até cada som, fonte e ícone. Tudo foi feito intencionalmente com o objetivo de dar o controlo ao utilizador e, simultaneamente, proporcionar uma sensação de calma e facilidade.

Microsoft Windows 11

O botão Iniciar foi colocado no centro e a experiência de encontrar o que procura tornou-se mais fácil e rápida. O botão Iniciar utiliza o poder da cloud e do Microsoft 365.

Fá-lo para mostrar ao utilizador os seus ficheiros recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que os estava a visualizar anteriormente. Sim, mesmo se fosse num dispositivo Android ou iOS.

No novo Windows 11, temos novas aplicações como Snap Layouts, Snap Groups e Desktops. Foram introduzidas para fornecer ao utilizador uma forma ainda mais poderosa de realizar multitarefas e manter-se atualizado sobre aquilo que precisa de ser feito.

2. Uma forma mais rápida de o utilizador se conectar às pessoas que mais gosta

O Windows 11 foi feito por pessoas, para pessoas. Assim, como o diz a Microsoft, o novo update foi feito para nos aproximar das pessoas de quem gostamos.

Segundo a gigante de Redmon, o últimos 18 meses conduziram a um novo comportamento para a forma como criamos ligações significativas com as pessoas digitalmente.

Por isso, no Windows 11, o Microsoft Teams passa a estar integrado na barra de tarefas. Isto permite ao utilizador ligar-se instantaneamente a qualquer pessoa, através de texto, chat, voz ou vídeo a partir de qualquer lugar. Independentemente da plataforma ou dispositivo em que estejam, seja através do Windows, Android ou iOS.

Microsoft Windows 11

Se a pessoa com quem se quiser conectar não tiver feito o download do Microsoft Teams, poderá ainda assim ligar-se através da opção SMS bidirecional.

O Windows 11 também melhora a integração com as características de produtividade do Teams. Por exemplo, permitindo iniciar uma apresentação ou silenciar-se diretamente a partir da barra de tarefas.

3. Proporcionar a melhor experiência de jogo em PC até ao momento

O Windows 11 foi também pensado para os jogadores, o público gaming. Atualmente, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo jogam no Windows, algo que não passou despercebido à Microsoft.

O Windows 11 desbloqueia todo o potencial do hardware do sistema, colocando as tecnologias mais recentes de jogo a funcionar para o utilizador.

Entre estas destacam-se o DirectX 12 Ultimate, que disponibiliza gráficos imersivos de cortar a respiração e fotogramas de alta velocidade.

Microsoft Windows 11

Temos ainda o DirectStorage para tempos de carga mais rápidos e jogos globais mais detalhados e Auto HDR para uma experiência visual mais cativante, através de uma gama de cores mais ampla e vibrante.

No que respeita à compatibilidade de hardware, o Windows 11 continua a suportar os acessórios de jogo para PC e os periféricos preferidos dos utilizadores.

Já com a Xbox Game Pass para PC ou Ultimate, os jogadores têm acesso a mais de 100 jogos de PC, bem como novos jogos adicionados constantemente.

4. Uma forma mais rápida de obter a informação que interessa

Microsoft Windows 11

O Windows 11 aproxima o utilizador das notícias e informações que lhe interessam através do Widgets. É um novo feed personalizado alimentado por IA e que conta com o browser Microsoft Edge.

Mesmo em momentos de maior concentração e criatividade, ainda são necessárias pausas. Nas palavras da Microsoft, um momento para conectar com o mundo ou para um reset mental.

Hoje, utilizamos os telefones para verificar notícias, previsão do tempo ou notificações. Agora, é possível visualizar diretamente a partir do ambiente de trabalho com o Windows 11.

Microsoft Windows 11

Quando o utilizador opta por um feed personalizado, este desliza pelo ecrã sem perturbar o que está a fazer.

O Widgets oferece ainda conteúdo personalizado para criadores e editores.

5. Nova Microsoft Store reúne as melhores aplicações e entretenimento

A nova Microsoft Store é o local onde os utilizadores poderão encontrar aplicações e conteúdos para ver, criar, jogar, trabalhar e aprender.

Esta foi redesenhada para ser mais rápida, possuindo um design totalmente novo que é bonito e simples de usar.

Para além da disponibilização de mais aplicações do que nunca, a Microsoft pretende tornar o conteúdo – aplicações, jogos, espetáculos, filmes – mais fácil de pesquisar e descobrir. Para tal, implementa uma maior curadoria de conteúdos e coleções.

Microsoft Windows 11

Em breve, estarão disponíveis aplicações como o Microsoft Teams, Visual Studio, Disney+, Adobe Creative Cloud, Zoom, Canva. Todas elas disponibilizando experiências novas para entreter, inspirar e conectar os utilizadores.

Adicionalmente, ao descarregar uma aplicação na Microsoft Store, o utilizador fá-lo com a tranquilidade de saber que foi previamente testada para uma utilização segura e em família. É uma das novas garantias da Microsoft.

Microsoft Windows 11

A Microsoft anuncia ainda que, pela primeira vez, traz aplicações Android para o Windows. A partir do final deste ano, os utilizadores poderão assim descobrir aplicações Android na Microsoft Store e descarregá-las através da Amazon Appstore.

Poderão, por exemplo, gravar e publicar um vídeo do TikTok, ou utilizar Khan Academy Kids para aprendizagem virtual diretamente a partir do seu PC. Segundo a Microsoft, teremos mais novidades serão partilhadas nos próximos meses.

6. Ecossistema mais aberto que desbloqueia novas oportunidades para programadores e criadores no Windows 11

Microsoft Windows 11

A Microsoft está empenhada em desbloquear oportunidades económicas para programadores e criadores.

Neste âmbito, dá a oportunidade a fornecedores independentes de software (ISVs) de trazerem as suas aplicações para o Windows 11. Aqui independentemente de serem construídas como Win32, Progressive Web App (PWA), ou Universal Windows App (UWP) ou qualquer outra estrutura de aplicação.

Adicionalmente, a Microsoft anuncia ainda uma mudança progressiva nas suas políticas de partilha de receitas. Na prática, dando a possibilidade aos criadores de trazerem o seu próprio negócio para a Microsoft Store e manter 100% das receitas.

Os criadores de aplicações podem ainda utilizar a Microsoft Store com uma competitiva quota de receitas de 85/15.

Desta forma, a Microsoft acredita que a criação de um ecossistema mais aberto beneficiará os seus clientes, dando-lhes um acesso seguro e acesso sem restrições às aplicações, jogos, filmes, espetáculos e conteúdos web que queiram e necessitem.

7. Windows 11 é mais rápido, seguro e familiar para IT, garante a Microsoft

Para os profissionais de IT, o Windows 11 mantém a base consistente, compatível e familiar do Windows 10. Os profissionais poderão, assim, planear, preparar e implementar no Windows 11 tal como já o fazem no Windows 10.

Atualizar o sistema para o Windows 11 será como fazer uma atualização no Windows 10.

A experiência de gestão que possuem atualmente com o Microsoft Endpoint Manager, as configurações de cloud, Windows Update for Business e o Autopilot - irão apoiar o seu ambiente de trabalho à medida que integrarem o Windows 11.

Tal como com o Windows 10, a Microsoft está empenhada na compatibilidade de aplicações. Algo que é aliás um princípio do design do Windows 11.

Assim, as aplicações funcionarão no Windows 11 com o App Assure. Trata-se de um serviço que ajuda os clientes com 150 ou mais utilizadores a resolver quaisquer problemas de aplicação com que se possam deparar. Sem custos adicionais.

Estabilidade e segurança são as promessas da Microsoft

Today marks the beginning of a new generation of Windows. With Windows 11, we’re reimagining everything from the operating system to the store, to unlock new opportunity for people and the world. https://t.co/IuMxrS262d

— Satya Nadella (@satyanadella) 24 de junho de 2021

O Windows 11 também é seguro no seu design. Tem novas tecnologias de segurança incorporadas que irão acrescentar proteção desde o chip até à cloud, permitindo produtividade e novas experiências em simultâneo.

O Windows 11 fornece um sistema operativo numa abordagem Zero Trust para proteger os dados e o acesso através de dispositivos, resultado do trabalho desenvolvido pela Microsoft com os seus parceiros.

O update para o Windows 11 começará no final de 2021. Até lá, podem consultar os requisitos mínimos para a atualização, garantindo que o vosso PC é elegível para tal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.