Microsoft apresenta oficialmente o Windows 11 com um design controverso

Carlos Oliveira
Comentar

Tal como se previa, o evento que a Microsoft transmitiu hoje foi dedicado à apresentação oficial do Windows 11. Após seis anos de reinado do Windows 10, inicia-se um novo capítulo para este sistema operativo.

Esta nova versão do Windows traz um novo design, aquele que dividiu tanta gente nos últimos dias. Temos ainda uma nova Microsoft Store e novas mecânicas de utilização.

Windows 11 centra a sua barra de tarefas e os utilizadores dividem-se

O primeiro impacto que temos quando vemos o Windows 11 é a sua interface. É uma mudança significativa face à atual versão do sistema operativo da Microsoft e que certamente vai dividir os utilizadores.

Tal como vimos nas imagens partilhadas nos últimos dias, a grande novidade é a nova barra de tarefas. Esta inspirou-se bastante no macOS e ChromeOS, estando agora posicionada no centro do ecrã, assim como o menu iniciar.

Windows 11

Este é agora flutuante e perdeu as Live Tiles que dominavam desde o lançamento do Windows 8. Com o Windows 11, a Microsoft optou por ícones estáticos, com um leque de aplicações fixas que poderás personalizar ao teu gosto, seguidas das aplicações usadas recentemente.

Outra das novidades é a implementação de cantos redondos em todas as janelas do Windows 11. Estas adotam agora uma aparência mais translucida, ressuscitando o sentimento incutido com o Windows 7.

O regresso dos widgets e um novo alinhamento de janelas

Os widgets regressam em força com o Windows 11, mas com uma filosofia muito própria. Estes farão agora parte de um feed, na lateral esquerda do ecrã, com o intuito de fornecer informações importantes para o utilizador.

Windows 11 widgets

Aqui poderás encontrar dados como a meteorologia, calendário, resultados desportivos ou as últimas notícias. Será um local de informação, adicionando propósito à existência destes atalhos personalizáveis.

Com o Windows 11 chega aquilo que a Microsoft apelidou de "snap layouts". Será uma opção que te permitirá definir o posicionamento para as aplicações abertas em simultâneo.

Windows 11 Snap Layouts

O utilizador poderá, por exemplo, ter uma app aberta à esquerda e outra à direita ou uma à esquerda e duas à direita. Tudo irá depender dos gostos de cada um, com a benesse de que o Windows 11 irá memorizar as personalizações definidas.

Isto significa que numa próxima sessão, as aplicações irão abrir precisamente no mesmo local, ideal para quem utiliza vários monitores. A mesma ideologia aplica-se aos ambientes de trabalho virtuais, sendo que poderás definir e personalizar vários com diferentes objetivos.

Os gestos também foram alvo de revisão com esta versão do Windows, estando agora mais preparados para vários dispositivos. Vale ainda sublinhar os esforços para aprimorar o desempenho do sistema operativo e que as atualizações irão agora ocorrer em segundo plano.

Uma nova Microsoft Store com suporte para aplicações Android

A Microsoft Store bebeu inspiração no design do Windows 11, adotando a mesma filosofia. Está mais simples e intuitiva, focando-se no seu real propósito: as aplicações.

Por falar aplicações, a Microsoft anunciou o suporte para aplicações desenhadas para o Android. Estas serão distribuídas através da Amazon App Store, com a possibilidade de procurares pela tua app preferida diretamente no Windows 11.

Windows 11 Android apps

O gaming também foi alvo de atenção pela Microsoft, com a adição de algumas funcionalidades características das Xbox Series X. A principal é a adição do "Auto HDR" que irá automaticamente melhorar o desempenho gráfico dos teus jogos.

O serviço Xbox Game Pass está agora disponível diretamente na aplicação companheira da Xbox. Significa que terás acesso rápido a um leque de mais de 100 jogos, prontos a jogar no PC, com o mínimo esforço.

Windows 11 chega gratuitamente no outono

Ainda sem uma data concreta, ficou a promessa de que o Windows 11 chegará aos utilizadores no outono. Será novamente uma atualização gratuita para todos os que possuem um equipamento com o Windows 10.

Assim que ele estiver disponível, não terás de fazer nada de complicado para proceder à sua instalação. O Windows 11 chegará pelo Windows Update, na forma de atualização e será instalado automaticamente. Os participantes do programa Windows Insider receberão a primeira versão na próxima semana.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.