Windows 11 com apps Android: a maior preocupação foi esclarecida

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta quinta-feira foi formalmente apresentado o Windows 11. O novo sistema operativo da Microsoft chega com um design renovado, e tem como uma das grandes novidades a possibilidade de correr aplicações Android.

Na prática, os utilizadores terão de instalar a app da Amazon Store através da loja do Windows, e será o Intel Bridge a fazer a conversão para se adaptarem à arquitetura do teu computador. Mas será que só funcionarão em processadores da Intel?

Aplicações Android vão funcionar tanto em processadores da Intel como AMD

Ao The Verge, a Intel confirmou que o Intel Bridge vai suportar todas as plataformas x86. Isto significa que vai ser possível usar aplicações de Android em processadores da Intel de 10.ª e 11.ª geração, mas também nos congéneres da AMD.

Por enquanto a Microsoft ainda não esclareceu se as aplicações Android também vão funcionar na arquitetura ARM. Mas tendo em conta que esta é a mesma arquitetura de processadores mobile, é expetável que essa questão nem se coloque.

Tal como podes ler no nosso artigo detalhado, o Windows 11 foi apresentado com uma nova barra de tarefas. Esta é bastante inspirada no macOS e ChromeOS, estando em conjunto com o menu Iniciar ao centro do ecrã.

O que também está de volta são os widgets, agora na lateral esquerda do ecrã. Mas uma das características mais interessantes que foram anunciadas são os “snap layouts”. Estes permitem definir o posicionamento para as aplicações abertas em simultâneo.

O Windows 11 chega no outono de forma gratuita para todos os que têm o Windows 10.

Editores 4gnews recomendam:

  • Microsoft apresenta oficialmente o Windows 11 com um design controverso
  • Smartphone da Xiaomi tem quase 10 anos, mas ainda é usado por 184 mil resistentes
  • Nubia Red Magic 6R em Portugal: smartphone gaming barato com Snapdragon 888
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.