Windows 11: estes são os requisitos mínimos para a atualização da Microsoft

Rui Bacelar
Comentar

A Microsoft anunciou ontem (24) a sua mais recente versão do sistema operativo Windows, o Windows 11. Esta iteração chegará aos utilizadores até ao final do ano sob a forma de uma atualização geral. Entretanto, já conhecemos os requisitos mínimos de sistema.

A todos os utilizadores interessados fica aqui a listagem oficial das especificações técnicas e componentes mínimos para poderem instalar o update mais esperado até ao final de 2021.

A Microsoft revelou os requisitos mínimos para o update Windows 11

  • Processador: dual-core com frequência de processamento a 1 GHz ou superior
  • Memória RAM: 4 GB de RAM ou superior
  • Armazenamento: 64 GB ou superior
  • Display: mínimo de 9 polegadas e resolução 720p (HD)
  • Gráficos: suporte para DirectX 12 ou WDDM2.x
  • TPM (Trusted Platform Module): versão 1.2 ou superior com suporte para SecureBootCapable

Este último ponto - TPM - é uma das novidades introduzidas pela Microsoft para definir quais são as máquinas com direito ao update para Windows 11, notando-se a tónica colocada na segurança.

Vemos, portanto, que os utilizadores cujos computadores usem processadores Intel de sexta e sétima geração não são elegíveis para a atualização. Por outro lado, também os computadores com chips AMD das linhas A e série FX não terão direito ao Windows 11.

Microsoft Windows 11

O mesmo pode ser dito dos processadores (Team Red) das séries Ryzen 1000 e grande parte da série Ryzen 2000 que também não estão entre os eleitos para o update do Windows 11.

O esperado update para Windows 11 chega até ao final de 2021

Veja-se também que a Microsoft passa a exigir uma dimensão mínima de ecrã - 9 polegadas - bem como a resolução de 720p (HD) para poderem tirar partido da nova versão do OS.

Vemos ainda a exigência de suporte para os padrões WDDM2.x, ou gráficos DirectX 12. Daqui se depreende que bastantes computadores portáteis relativamente novos ficarão privados desta atualização.

Para os utilizadores de computadores fixos (torre), há sempre a hipótese de atualizar e melhorar alguns componentes como o CPU, sempre com a ressalva do nível exigido da versão TPM que pode obrigar a uma ativação prévia a partir das definições BIOS.

Por fim, o update WIndows 11 começará a ser distribuído pela Microsoft até ao final de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.