A Microsoft apresentou a 24 de junho o Windows 11, a nova versão do sistema operativo concebido para ajudar as pessoas a conectar-se, fazer e criar ainda mais. É a mais recente iteração da plataforma mais usada no mundo e traz várias novidades.
Em seguida damos a conhecer os 7 pontos que podem definir, ou resumir o leque de inovações e melhorias com a nova versão que começará a chegar aos utilizadores no final de 2021.
1. Redesenhado para produtividade, criatividade e facilidade
A Microsoft simplificou o design e a experiência do utilizador para capacitar as pessoas a fazer mais e inspirar mais a sua criatividade com o Windows 11.
Este é moderno, fresco, limpo e bonito.
Desde o novo botão Iniciar à barra de tarefas até cada som, fonte e ícone. Tudo foi feito intencionalmente com o objetivo de dar o controlo ao utilizador e, simultaneamente, proporcionar uma sensação de calma e facilidade.
O botão Iniciar foi colocado no centro e a experiência de encontrar o que procura tornou-se mais fácil e rápida. O botão Iniciar utiliza o poder da cloud e do Microsoft 365.
Fá-lo para mostrar ao utilizador os seus ficheiros recentes, independentemente da plataforma ou dispositivo em que os estava a visualizar anteriormente. Sim, mesmo se fosse num dispositivo Android ou iOS.
No novo Windows 11, temos novas aplicações como Snap Layouts, Snap Groups e Desktops. Foram introduzidas para fornecer ao utilizador uma forma ainda mais poderosa de realizar multitarefas e manter-se atualizado sobre aquilo que precisa de ser feito.
2. Uma forma mais rápida de o utilizador se conectar às pessoas que mais gosta
O Windows 11 foi feito por pessoas, para pessoas. Assim, como o diz a Microsoft, o novo update foi feito para nos aproximar das pessoas de quem gostamos.
Segundo a gigante de Redmon, o últimos 18 meses conduziram a um novo comportamento para a forma como criamos ligações significativas com as pessoas digitalmente.
Por isso, no Windows 11, o Microsoft Teams passa a estar integrado na barra de tarefas. Isto permite ao utilizador ligar-se instantaneamente a qualquer pessoa, através de texto, chat, voz ou vídeo a partir de qualquer lugar. Independentemente da plataforma ou dispositivo em que estejam, seja através do Windows, Android ou iOS.
Se a pessoa com quem se quiser conectar não tiver feito o download do Microsoft Teams, poderá ainda assim ligar-se através da opção SMS bidirecional.
O Windows 11 também melhora a integração com as características de produtividade do Teams. Por exemplo, permitindo iniciar uma apresentação ou silenciar-se diretamente a partir da barra de tarefas.
3. Proporcionar a melhor experiência de jogo em PC até ao momento
O Windows 11 foi também pensado para os jogadores, o público gaming. Atualmente, centenas de milhões de pessoas em todo o mundo jogam no Windows, algo que não passou despercebido à Microsoft.
O Windows 11 desbloqueia todo o potencial do hardware do sistema, colocando as tecnologias mais recentes de jogo a funcionar para o utilizador.
Entre estas destacam-se o DirectX 12 Ultimate, que disponibiliza gráficos imersivos de cortar a respiração e fotogramas de alta velocidade.
Temos ainda o DirectStorage para tempos de carga mais rápidos e jogos globais mais detalhados e Auto HDR para uma experiência visual mais cativante, através de uma gama de cores mais ampla e vibrante.
No que respeita à compatibilidade de hardware, o Windows 11 continua a suportar os acessórios de jogo para PC e os periféricos preferidos dos utilizadores.
Já com a Xbox Game Pass para PC ou Ultimate, os jogadores têm acesso a mais de 100 jogos de PC, bem como novos jogos adicionados constantemente.
4. Uma forma mais rápida de obter a informação que interessa
O Windows 11 aproxima o utilizador das notícias e informações que lhe interessam através do Widgets. É um novo feed personalizado alimentado por IA e que conta com o browser Microsoft Edge.
Mesmo em momentos de maior concentração e criatividade, ainda são necessárias pausas. Nas palavras da Microsoft, um momento para conectar com o mundo ou para um reset mental.
Hoje, utilizamos os telefones para verificar notícias, previsão do tempo ou notificações. Agora, é possível visualizar diretamente a partir do ambiente de trabalho com o Windows 11.
Quando o utilizador opta por um feed personalizado, este desliza pelo ecrã sem perturbar o que está a fazer.
O Widgets oferece ainda conteúdo personalizado para criadores e editores.
5. Nova Microsoft Store reúne as melhores aplicações e entretenimento
A nova Microsoft Store é o local onde os utilizadores poderão encontrar aplicações e conteúdos para ver, criar, jogar, trabalhar e aprender.
Esta foi redesenhada para ser mais rápida, possuindo um design totalmente novo que é bonito e simples de usar.
Para além da disponibilização de mais aplicações do que nunca, a Microsoft pretende tornar o conteúdo – aplicações, jogos, espetáculos, filmes – mais fácil de pesquisar e descobrir. Para tal, implementa uma maior curadoria de conteúdos e coleções.
Em breve, estarão disponíveis aplicações como o Microsoft Teams, Visual Studio, Disney+, Adobe Creative Cloud, Zoom, Canva. Todas elas disponibilizando experiências novas para entreter, inspirar e conectar os utilizadores.
Adicionalmente, ao descarregar uma aplicação na Microsoft Store, o utilizador fá-lo com a tranquilidade de saber que foi previamente testada para uma utilização segura e em família. É uma das novas garantias da Microsoft.
A Microsoft anuncia ainda que, pela primeira vez, traz aplicações Android para o Windows. A partir do final deste ano, os utilizadores poderão assim descobrir aplicações Android na Microsoft Store e descarregá-las através da Amazon Appstore.
Poderão, por exemplo, gravar e publicar um vídeo do TikTok, ou utilizar Khan Academy Kids para aprendizagem virtual diretamente a partir do seu PC. Segundo a Microsoft, teremos mais novidades serão partilhadas nos próximos meses.
6. Ecossistema mais aberto que desbloqueia novas oportunidades para programadores e criadores no Windows 11
A Microsoft está empenhada em desbloquear oportunidades económicas para programadores e criadores.
Neste âmbito, dá a oportunidade a fornecedores independentes de software (ISVs) de trazerem as suas aplicações para o Windows 11. Aqui independentemente de serem construídas como Win32, Progressive Web App (PWA), ou Universal Windows App (UWP) ou qualquer outra estrutura de aplicação.
Adicionalmente, a Microsoft anuncia ainda uma mudança progressiva nas suas políticas de partilha de receitas. Na prática, dando a possibilidade aos criadores de trazerem o seu próprio negócio para a Microsoft Store e manter 100% das receitas.
Os criadores de aplicações podem ainda utilizar a Microsoft Store com uma competitiva quota de receitas de 85/15.
Desta forma, a Microsoft acredita que a criação de um ecossistema mais aberto beneficiará os seus clientes, dando-lhes um acesso seguro e acesso sem restrições às aplicações, jogos, filmes, espetáculos e conteúdos web que queiram e necessitem.
7. Windows 11 é mais rápido, seguro e familiar para IT, garante a Microsoft
Para os profissionais de IT, o Windows 11 mantém a base consistente, compatível e familiar do Windows 10. Os profissionais poderão, assim, planear, preparar e implementar no Windows 11 tal como já o fazem no Windows 10.
Atualizar o sistema para o Windows 11 será como fazer uma atualização no Windows 10.
A experiência de gestão que possuem atualmente com o Microsoft Endpoint Manager, as configurações de cloud, Windows Update for Business e o Autopilot - irão apoiar o seu ambiente de trabalho à medida que integrarem o Windows 11.
Tal como com o Windows 10, a Microsoft está empenhada na compatibilidade de aplicações. Algo que é aliás um princípio do design do Windows 11.
Assim, as aplicações funcionarão no Windows 11 com o App Assure. Trata-se de um serviço que ajuda os clientes com 150 ou mais utilizadores a resolver quaisquer problemas de aplicação com que se possam deparar. Sem custos adicionais.
Estabilidade e segurança são as promessas da Microsoft
O Windows 11 também é seguro no seu design. Tem novas tecnologias de segurança incorporadas que irão acrescentar proteção desde o chip até à cloud, permitindo produtividade e novas experiências em simultâneo.
O Windows 11 fornece um sistema operativo numa abordagem Zero Trust para proteger os dados e o acesso através de dispositivos, resultado do trabalho desenvolvido pela Microsoft com os seus parceiros.
O update para o Windows 11 começará no final de 2021. Até lá, podem consultar os requisitos mínimos para a atualização, garantindo que o vosso PC é elegível para tal.
Editores 4gnews recomendam: