crédito: businesstimes

No mercado asiático a Xiaomi detém uma posição bastante forte. Trata-se de uma verdadeira campeã de vendas, não só devido aos seus smartphones, mas também às suas empresas subsidiárias.

A sua panóplia de produtos espelha a sua filosofia. Tecnologia de ponta com qualidade acima da média a um preço bastante acessível. Todos estes produtos comunicam harmoniosamente entre si.

Vê também: Xiaomi Mi6 Plus: Detalhes da parte frontal e traseira em nova imagem

   

Ao que parece nem tudo é um mar de rosas para a marca. O atual CEO da Xiaomi, Lei Jun, afirma que 1 em cada 3 smartphones são falsos, é verdade. Isto quer dizer que entre 30 a 40 por cento de todos os smartphones vendidos com o nome “Xiaomi” são falsos.

Como então confirmar se o teu Xiaomi é original?

Vários utilizadores começaram a reportar uma experiência negativa na utilização dos seus smartphones. Baterias que se esvaziavam num ápice, e ainda o telefone desligar-se sem motivo aparente.

Já aqui escrevemos sobre powerbanks falsos à venda da Xiaomi, assim como os métodos para confirmar a sua autenticidade. No entanto, a extensão de produtos falsos e cópias estende-se a grande parte da gama de produtos da Xiaomi.

Vamos então nomear alguns métodos para que o consumidor possa confirmar se o Xiaomi que tem em mãos é verdadeiro, ou uma cópia.

Método 1 – O preço

A primeira forma é o preço. A sabedoria popular afirma que “quando a esmola é muita, o pobre desconfia”, e a Xiaomi já nos habitou a trazer equipamentos com qualidade a preços reduzidos, mas é preciso ter atenção. Equipamentos com preços 3 a 4 vezes mais baratos que os originais são de desconfiar e certamente são falsos.

Método 2 – Verificação do produto no site oficial

Outro método de confirmar a autenticidade deste produto é inserir os dados, IMEI e Serial Number num site oficial da Xiaomi.

Xiaomi

Podes aceder ao teu IMEI e SN através do teu telefone ou na caixa que acompanha o teu equipamento.

Xiaomi

Depois de teres inserido os dados, vai te aparecer uma mensagem a confirmar o modelo do teu equipamento, assim como o armazenamento.

Método 3 – Selo de autenticação

Mi Authentication Label
Selo de autenticação de produtos da Xiaomi

Todos os produtos fabricados pela Xiaomi são acompanhados por um selo que tem uma área raspável onde podes aceder a um código. Tendo esse código podes aceder ao site oficial da verificação da Xiaomi e colocar os dados na plataforma.

Xiaomi

Método 4 – A ROM

Este talvez seja o método menos fiável, pois grande parte dos equipamentos comercializados pela Xiaomi provém do retalho. Muitos deles com ROM’s modificadas ou “marteladas” não sendo possível de se actualizar e acompanhar as últimas novidades da marca.

Por norma as ROM’s oficias da Xiaomi só tem 4 números. Se se trata da versão Stable serão os quatro números acompanhados de um nome de código, exemplo: V8.2.1.0.NAAMIEB.

Quando a ROM é developer é acompanhada dos 4 digitos que correspondem à data em que foi atualizada, a mais recente à datade hoje é a: Version: 7.3.30. Actualizada no dia 30 de Março.

Xiaomi

Qualquer outra denominação da versão da MIUI trata-se de uma versão falsa. A imagem acima comprava isto, pois tem 5 números na versão da MIUI.

O lado positivo é que através de conhecimentos básicos de como instalar novas ROM’s esta situação é contornada. Atenção que em algum modelos é necessário desbloquear primeiro o bootloader do telefone. Felizmente a MIUI é das ROM’s mais fáceis de se instalar. Qualquer um o pode fazer.

Método 5 – Instalação da MIUI original

Vimos então que alguns smartphones vinham com ROM’s alteradas pelos revendedores. Muitas delas ao serem actualizadas para a versão original vão mesmo bloquear o telefone.

Isto tudo porque durante a instalação da MIUI original, o telefone irá efectuar uma verificação de parâmetros: código do equipamento, coordenação do hardware. Se o resultado não for o esperado, o equipamento fica inutilizado. O tão temido brick, ou tijolo.

Método 6 – Comparação Física

Este método é talvez o mais intuitivo e aquele que se efectua logo que se retira o telefone fora da caixa. No entanto, até mesmo um olho atento não consegue distinguir equipamentos falsos de verdadeiros, de tão fidedignas as cópias que existem.

Mi Note Pro Original vs Fake
Painel Frontal do Mi Note Pro

Alguns exemplos são no logo da Xiaomi. O tradicional MI é por norma inscrito na parte frontal do equipamento em coloração dourada, como é o caso do Xiaomi Mi Note Pro. Alguns modelos mostram o logo em dourado, portanto falsos.

Traseira do Mi Note Pro

Aqui verifica-se que o debaixo é o original. Apresenta o verdadeiro flash em dois tons, ao contrário do modelo superior.

Método 7 – Testes de benchmark

Para verificar se o processador que equipa o teu smartphone é aquele esperado, o melhor é realizar testes de benchmark para comprovar a sua potência e originalidade. Podes instalar o AnTuTu no teu equipamento e comprovar por ti mesmo.

Muitos dos equipamentos da Xiaomi mostram resultados muito bons em comparação aos restantes equipamentos. Portanto performances abaixo dos esperado são de estranhar.

Método 8 – Acessórios da Caixa

A Xiaomi acondiciona o seus equipamentos de uma forma simples e tradicional. A experiência de unboxing, salvo raros casos, não é muito emocionante. Na caixa vem apenas o telefone, um cabo de conexão ao PC, e um transformador de corrente eléctrica.

Qualquer acessório extra que venha dentro da caixa é de desconfiar. Muitos revendedores oferecem adaptadores AC de acordo com a zona do globo onde nos situamos, mas estes vêm fora da caixa.

É importante estarmos conscientes de que o perigo espreita. Temos de ter uma desconfiança saudável em torno do que nos rodeia. O seguro morreu de velho e a educação, instrução dos consumidores é uma área fulcral. Tudo para que não haja dissabores quando abras a caixa do produto que mais querias.

Outros assuntos relevantes:

WhatsApp, a plataforma que nem os Corpos Policiais querem mais usar

Nokia 3310 poderá chegar já este mês, já os novos Nokia Android…

A evolução de preços na linha Galaxy S da Samsung

 

Viaandro4all
FonteXiaomitips
Aveirense de gema. Enfermeiro por vocação. Entusiasta de novas tecnologias e da sua aplicação no nosso dia-a-dia. É fantástico este novo mundo da tecnologia. Sinto-me sortudo em partilhar convosco todas as notícias / rumores que agitam a blogosfera tecnológica.