Ar condicionado portátil: 5 opções para o verão e inverno

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

As melhores opções de compra para um ar condicionado portátil quente e frio, barato e silencioso, ou o melhor e mais potente com 12 000 BTU (British Termal Unit). Quanto maior for esta medida, maior será a potência para arrefecer, ou aquecer.

A seleção teve em conta a potência, capacidades e relação preço / qualidade. São produtos da WHIRLPOOL, BECKEN, HTW e da EQUATION, marcas disponível nas lojas Worten, AKI e Leroy Merlin em Portugal.

O ar condicionado portátil mais barato e silencioso é o HTW P14

ICELUX Leroy Merlin
O modelo P14 da HTW tem 5000 BTU

A quem procura uma unidade de ar condicionado portátil barato recomendamos o modelo HTW P14. Está disponível nas lojas Leroy Merlin com o nome ICELUX 5000, referindo-se aqui à potência térmica (BUTs) e indicado para uma área até 10 m².

O nível de ruído de 54 dB é relativamente baixo, tal como o peso de 20 kg. A classificação energética (classe A), com baixo consumo energético, sendo esta unidade relativamente eficiente para arrefecer pequenos espaços.

Vantagens
👍Barato - a partir de 179
👍Relativamente silencioso (54 dB)
👍Relativamente leve (20 kg)
👍3 modos de funcionamento - Arrefecer, Ventilar e Desumidificar
👍Suporte de janela para o tubo de escape

Desvantagens
❌Baixa potência térmica - 5000 BTU
❌Sem modo de aquecimento
❌Não indicado para áreas acima dos 10 m²

Trata-se de um AC portátil barato com depósito e comando, capaz de evaporar a água que reúne no modo de arrefecimento para minimizar a manutenção, mas também tem um bocal para escoamento contínuo, útil no modo de desumidificação.

A opção económica é o TRISTAR AC-5529

Tristar
O modelo AC-5529 da TRISTAR tem 9000 BTU

Com o modelo AC-5529 da TRISTAR podemos arrefecer, ventilar ou desumidificar áreas até 18 m². É uma opção de ar condicionado portátil barato, com potência térmica de 9000 BTU e eficiente com uma classificação energética de classe A.

O nível de ruído é elevado, 65 dB, sendo relativamente leve com 19 kg. O consumo energético é equilibrado para uma unidade de ar condicionado pequeno, com depósito de 0,5 litros, indicada para espaços de pequena a média dimensão.

Vantagens
👍Barato - a partir de 239
👍Relativamente leve com 19 kg
👍3 modos de funcionamento - Arrefecer, Ventilar e Desumidificar
👍Suporte de janela para o tubo de escape

Desvantagens
❌Sem modo de aquecimento
❌Não indicado para áreas acima dos 20 m²
❌Ruidoso com 64 dB

A unidade de ar condicionado móvel está disponível nas lojas Worten, sendo relativamente pequeno. O preço é competitivo e inclui comando à distância, além do Kit de instalação para janela, útil para maximizar a eficiência do aparelho.

O mais barato para quente e frio é o EQUATION BASIC

EQUATION
O modelo da EQUATION tem 9000 BTU

A quem procura um ar condicionado portátil que faça quente e frio, mas que seja barato, a nossa recomendação vai para o modelo BASIC 9000BTU da EQUATION. Em Portugal este modelo é comercializado nas lojas do Leroy Merlin e AKI.

Com 9000 BTU é apto para climatizar uma área em torno dos 20 m², sendo já ruidoso, mas além de arrefecer, ventilar e desumidificar também pode aquecer o espaço. É uma unidade leve e relativamente compacta, sendo mais fácil de transportar.

Vantagens
👍Preço competitivo - a partir de 279
👍4 modos de funcionamento - Arrefecer, Aquecer, Ventilar e Desumidificar
👍Suporte de janela para o tubo de escape
👍Leve com 15,8 kg

Desvantagens
❌Não indicado para áreas acima dos 20 m²
❌Ruidoso com 65 dB

O preço é muito competitivo para uma unidade de "quente e frio". Inclui comando e kit de instalação para janela, útil para maximizar a eficiência do aparelho. Conta com depósito interno para armazenamento da água e bocal para escoamento contínuo.

O melhor com 12 000 BTU é o BECKEN BAC4255

Becken
O modelo BAC4255 da BECKEN tem 12 000 BTU

O ar condicionado portátil quente e frio, com melhor relação preço / qualidade e uma potência térmica de 12 000 BTU é o modelo BAC4255 da BECKEN. É indicado para áreas até os 24 m², também podendo ventilar ou desumidificar (secar).

A unidade de ar condicionado com depósito é de fácil manutenção e podemos ver o nível da água na parte frontal. Traz um kit de instalação na janela e também tem um bocal para escoamento contínuo na traseira, útil no modo de desumidificação.

Vantagens
👍Preço competitivo - a partir de 339
👍Com bomba de calor
👍4 modos de funcionamento - Arrefecer, Aquecer, Ventilar e Desumidificar
👍Suporte de janela para o tubo de escape
👍Potência térmica elevada com 12 000 BTU
👍Indicado para grandes áreas - até 24 m²

Desvantagens
❌Ruidoso com 65 dB
❌Pesado com cerca de 35 kg

Esta solução de climatização da BECKEN está disponível nas lojas Worten e frequentemente o seu preço torna-se ainda mais competitivo em promoção. Para áreas grandes é o AC portátil com a melhor relação preço / qualidade do mercado.

O mais eficiente é o Whirlpool PACW29HP

Whirlpool
O modelo PACW29HP da Whirlpool tem 9000 BTU

A unidade de AC portátil mais eficiente é o modelo PACW29HP da Whirlpool com 9000 BTU de potência térmica. Isto torna-o apto a climatizar uma área de até 18 m², destacando-se a função reversível, podendo arrefecer no verão e aquecer no inverno.

Trata-se de um ar condicionado de chão com depósito de água, sendo compacto, mas pesado com 35 kg. O nível máximo de ruído chega aos 64 dB, não sendo silencioso, mas de todos é o mais eficiente com classificação energética A+.

Vantagens
👍Preço competitivo - a partir de 399
👍Com modo de aquecimento - AC quente e frio
👍4 modos de funcionamento - Arrefecer, Ventilar, Desumidificar e Aquecer
👍Suporte de janela para o tubo de escape
👍Eficiente - classe A+

Desvantagens
❌Ruidoso com 64 dB
❌Pesado com cerca de 35 kg

A unidade vem muito bem equipada com todos os acessórios necessários para uma montagem na janela, controlos intuitivos, comando à distância com ecrã e bons materiais de construção.

3 considerações antes de comprar:

1. Os aparelhos de ar condicionado têm a sua potência avaliada em BTU / h (unidade térmica britânica) e quanto maior for esta métrica, mais eficaz a baixar ou subir a temperatura do espaço onde está a funcionar será o produto por hora.

2. Portáteis, mas volumosos. Podemos transportar a unidade para qualquer lugar da casa, mas são volumosos e só devem ser postos a funcionar junto de uma janela ou ponto onde seja possível instalar a mangueira que expele o ar quente.

3. A instalação. Feita pelo próprio utilizador, é essencial colocar o tubo de ar expelido numa janela ou ponto de contacto com o exterior, bem isolado. Caso contrário a eficiência do aparelho será reduzida e o consumo energético aumentará.

Aproveita também para conhecer os 6 aquecedores mais económicos para comprar neste inverno. Vê ainda a lista com os melhores aspiradores de cada tipo para comprar agora.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.