Descobre 20 jogos divertidos escondidos pela pesquisa do Google

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 8 min.

Para quem não conhece, o Google "esconde" vários jogos por detrás das pesquisas, Doodles, entre outros. Para isso precisas de Internet e um navegador.

Todos estes jogos são gratuitos e são criados com um simbolismo, por parte da Google. Alguns são clássicos e dispensam apresentações, outros são títulos originais e divertidos.

1. Atari Breakout

1

O Google "criou" o clássico jogo Atari Breakout, basta digitares "Atari Breakout" na pesquisa de imagens do Google. O jogo começará de imediato e podes jogar ou optar por manter a pesquisa de imagens.

Um jogo nostálgico em que o objetivo é destruir todos os quadrados coloridos e obter a máxima pontuação possível. Podes partilhar o resultado com os teus amigos através de um link e desafia-los a fazer melhor.

Desafiamos-te a experimentares este divertido jogo e partilhares a pontuação connosco.

2. Doodle do Pac-Man

1

Recriado pela Google, este Doodle foi criado em 21 de maio de 2010 para comemorar o 30º aniversário do Pac-Man. Para jogares basta escreveres no Google "Pac-Man Google Doodle" e aparecerá uma janela para começares a jogar.

As regras são as mesmas, evitar os fantasmas e ajudar o Pac-Man a encontrar todos os pontos do mapa. Divertido e nostálgico para muitos, é um jogo interessante para momentos entediantes.

Facilitamos-te a pesquisa e podes usar este link para acederes ao jogo.

3. Jogo da cobra (Snake)

1

Este jogo dispensa apresentação, é um clássico da Nokia, melhorado e pode ser jogado no Google basta pequisares "Play Snake". Consoante apanhas os pontos o tamanho da cobra vai aumentado, o objetivo é apanhares o máximo possível e evitar ficar encurralado à volta da cobra ou bater nos limites.

Para além da versão clássica, foi lançada uma nova versão com o Google Maps que permite escolher o ponto de saída do comboio e tens que apanhar o máximo de pessoas até ao seu destino final.

Podes jogar a versão clássica ou a versão do Google Maps no teu browser.

4. Zerg Rush

O Zerg Rush é inspirado no Starcraft. O malvado Zerg Rush irá atacar e destruir todos os teus resultados da pesquisa. Na página de pesquisa do Google escreve "zerg rush" e o jogo começará de imediato.

Os zeros ou "O" começarão a aparecer no teu ecrã e o teu objetivo é evitar que eles apaguem os resultados da pesquisa. Clica nos inimigos para elimina-los e conseguirás proteger os resultados.

Se perderes, verás uma icónica mensagem "GG" (Good Game) no final do jogo.

Joga o Zerg Rush no Google.

5. Solitário

1

Podes jogar solitário a partir do Google, para isso escreve "solitário" na pesquisa e terás uma janela que permite que comeces o jogo. As regras são as mesmas e não precisas de ter o jogo instalado.

Jogos tradicionais para "passar tempo", o Solitário.

6. Jogo do galo

1

O jogo do galo é outro dos jogos tradicionais que o Google disponibiliza, podes escolher 3 tipos de dificuldade de jogo e ainda tens a opção para jogares com um amigo.

Procura no Google "jogo do galo" para começares a jogar. Divertido e desafiante, já que a dificuldade "Impossível" torna-se um verdadeiro desafio!

7. Jogo do dinossauro (exclusivo Google Chrome)

1

O Google espera evitar reações violentas quando tiveres uma falha na Internet com este jogo viciante. Este jogo requer o uso do Google Chrome.

O famoso T-Rex da página offline, torna-se uma personagem que salta sobre catos e deves evitar os inimigos voadores, de forma a atingir uma pontuação.

Para jogar, desliga a Internet do teu dispositivo ou inicia o Chrome quando não tiveres acesso à Internet. Quando aparecer a mensagem “Não tens ligação à Internet” (com o T-Rex mencionado), pressiona a barra de espaço (ou toca no ecrã se usares um tablet ou smartphone).

8. Jogo dos Gnomos

1

Neste Doodle temos um jogo viciante, muito semelhante ao Angry Birds, em que deves atirar os gnomos o mais distante que conseguires através de uma catapulta.

O Doodle desapareceu, por ter sido criado para a data 10 de junho 2018, contudo podes encontrar este jogo no arquivo do Google Doodle, para isso procura "jogo gnomos google" e escolhe o primeiro resultado.

9. Academia mágica do gato Momo

1

O Doodle do Halloween do ano 2016, é um jogo em que tens que ajudar Momo (o gato), a defender os segredos da escola, de fantasmas. Cada fantasma chega com formas diferentes, que precisam ser desenhadas o mais rápido possível.

Experimenta "The Spooky Cat Game" na barra de pesquisa do Google e seleciona a primeira opção dos resultados.

10. A história do Hip Hop

1

Este Doodle conta a história do Hip Hop e controlamos dois gira-discos interativos para experimentar, misturar e criar música.

Tens inclusive vários temas disponíveis para experimentares, troféus para conquistar e vários desafios. Bastante divertido e diferente, consegues perceber um pouco da história e da origem do Hip Hop pesquisando "hip hop google".

11. Duelo de Ghoul

1

O primeiro Doodle que permite multi-jogador online, podes optar por criar um jogo com 7 amigos ou jogar com jogadores online aleatórios. O objetivo é arrecadar o máximo de fantasmas espalhados pelo mapa em 2 minutos!

Se quiseres jogar este divertido jogo, digita Halloween 2018 e este jogo será o primeiro resultado da tua pesquisa.

12. Jogo de futebol (marcação penaltis)

1

Este jogo foi criado durante o UEFA Euro 2012 em que Portugal fica pelas meias-finais contra a Espanha. Procura "soccer 2012", escolhe o primeiro resultado e só precisarás do rato para jogar este jogo.

O objetivo deste jogo de futebol é defender o máximo de penaltis e obter um recorde, tem 3 vidas para alcançar a pontuação máxima.

13. Jogo de basquetebol

1

Criado para festejar os jogos olímpicos de 2012, é um divertido jogo para tentares bater o teu recorde pessoal de cestos. Acede rapidamente ao jogo ao pesquisares "basketball 2012".

O jogo dá-te 24 segundos para encestares. Atira as bolas de basquetebol com a barra de espaços ou com o rato. Quanto mais tempo pressionares a tecla de arremesso, mais força surtirá na bola.

14. Shadow Art jogo com IA

1

A ideia deste jogo é criar interação com o utilizador e de forma interativa podes utilizar a camara do teu computador ou do smartphone, com ajuda da Inteligência Artifical (IA) podes fazer "fantoches" com sombras. Como eu fazia com a lanterna quando era mais novo!

Começa por pesquisar "Shadow Art" e começa por fazer uma pequeno tutorial. Terás que identificar o teu animal do horóscopo chinês com a tua data de nascimento. Depois dessa introdução, tens 20 segundos para concluir cada uma das 12 figuras.

Vence quem fizer todos os animais em menos tempo. Aconselho vivamente que experimentes o Shadow Art do Google.

15. Jogo do 50.º aniversário Doctor Who

1

A emblemática série televisiva Doctor Who mereceu um Doodle comemorativo do seu 50.º aniversário. Para além da animação, o Google acrescentou um pequeno jogo de 5 níveis e diferentes personagens.

O jogo baseia-se na ficção científica da série e precisas de completar pequenos puzzles para concluir o nível. Para acederes ao jogo, no Google digita "doctor who 50th anniversary".

50.º aniversário Doctor Who

16. Quick, Draw!

1

Mais uma jogo do Google que usa IA, neste caso para identificar objetos. Procura "quick, draw" e verás um jogo que te obriga a ser super rápido e ágil com o rato.

O jogo dá-te um objeto e tens 20 segundos para desenhar esse mesmo objeto, enquanto desenhas o assistente de voz do Google tenta adivinhar e vai "adivinhar" consoante a tua skill! Super engraçado e diferente, experimenta o Quick, Draw!

17. 155.º aniversário do Pony Express

1

Este pequeno jogo celebra o 155.º aniversário do Pony Express. Um antigo serviço postal a cavalo, que foi utilizado nos EUA em abril de 1860.

O objetivo principal do jogo é fugires dos inimigos e armadilhas enquanto colecionas o máximo de envelopes até ao destino final. Quem fizer mais pontos é o vencedor.

Um divertido jogo, experimenta pesquisar "155th anniversary of the pony express".

18. Rubik Cube (Cubo mágico)

1

O Rubik Cube (cubo mágico) é tão conhecido por todos que não precisa de apresentação. O Google criou uma versão digital para que tenhas que solucionar o mais rápido possível.

Para experimentares este cubo nostálgico, pesquisa "rubik's cube google".

19. Dia dos namorados

1

Criado para festejar o dia de S. Valentim ou o conhecido dia dos namorados, o Google decide criar uma aventura de uma personagem intitulada de Pangolin. Para acederes a este jogo, digita "dia dos namorados de 2017".

Um divertido jogo, em que o teu objetivo é arrecadar o máximo de itens do mapa para completar a missão e conquistar a cara metade!

20. Santa Tracker

1O Google criou o "Santa Tracker" em que o desafio é encontrar o Pai Natal jogando vários tipos de jogos. Jogos divertidos com animações e obras de arte variadas.

Todos os anos, durante o mês de dezembro, o Google adiciona novos jogos, temas e atividades, portanto, verifica o Santa Tracker durante o Natal para novas surpresas.

Jogo extra: Google Earth - Flight Simulator

Este Flight Simulator está disponível a partir do Google Earth, para isso tens que instalar a aplicação no teu computador. Para configurar, acede a Ferramentas e seleciona a opção Flight Simulator para começares a jogar.

Podes selecionar o tipo de avião e inclusive o ponto de partida. Deixamos-te este pequeno vídeo se tiveres curiosidade de experimentar este jogo "secreto" da Google. As teclas são simples e podes usar um comando para facilitar a navegação.

Para fazeres o download, deves aceder à pagina do Google Earth e instalar a aplicação.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!