5 grandes novidades da MIUI 12.5 para smartphones Xiaomi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Acompanhando a apresentação oficial do Xiaomi Mi 11, a fabricante chinesa também revelou a sua MIUI 12.5, a mais recente versão da interface da marca. Agora, a própria tecnológica listou algumas das maiores novidades de software a chegar aos smartphones Xiaomi.

Em seguida damos a conhecer, mais a fundo, o que há realmente de novo e cativante na interface MIUI 12.5 que muito em breve chegará a diversos equipamentos da marca com a versão de testes, beta fechada, já a ser testada na China.

1. Melhor desempenho e menor consumo de energia

MIUI 12.5 Xiaomi

Em primeiro lugar, a Xiaomi assegurou que o código-fonte da interface reescrito quase por completo. Isto é, uma reformulação do SystemUI no sentido de melhorar consideravelmente o desempenho dos smartphones Xiaomi com a MIUI 12.5.

A marca fez saber que a nova versão da interface reduz o consumo de memória em 20%, ao passo que o consumo energético por parte das aplicações é reduzido em até 25%. Por outro lado, o desempenho gráfico melhorará em até 20% com a MIUI 12.5.

Este último ponto é possível graças à atualização do algoritmo Motion AI que agiliza o processamento gráfico, melhorando assim consideravelmente a experiência dos utilizadores Xiaomi. Aliás, vem desbloquear a próxima novidade, os "Super Wallpapers".

2. Papéis de parede dinâmicos - "Super Wallpapers"

Xiaomi MIUI 12.5

São papéis de parede dinâmicos, ou Super Wallpapers, apostando na elegância e beleza natural de várias paisagens e lugares pitorescos da China. Acima vemos, por exemplo, o Snow Mountain, o pico da montanha Siguniang, em Sichuan.

O destaque vai para a representação digital em tempo real (renderização) contínua de alterações climáticas, passagem das nuvens e respetivas sombras, bem como o ângulo de incidência da luz no pico da montanha para um realismo inédito nos wallpapers.

Além do exemplo dado pela Xiaomi durante a apresentação, chegarão várias outras paisagens aos utilizadores Xiaomi durante o primeiro semestre de 2021. Em síntese, paisagens naturais com atualização contínua (24/24h).

3. Notificações com sons da Natureza

MIUI 12.5 sons

América do Sul, Amazónia e floresta tropical, Austrália e até o Ártico. Estes são os palcos sonoros que inspiraram a Xiaomi a criar packs ou pacotes de sons para notificações, compostos em conjunto com artistas de várias nacionalidades.

O utilizador poderá combinar mais de 120 sons de animais que pode atribuir a diferentes eventos e notificações. Além disso, a MIUI 12.5 conta com otimizações para o feedback de vibração, oferecendo agora uma ligeira vibração ao tocar no ecrã.

Há ainda novos recursos de acessibilidade que facilitarão o uso dos smartphones Xiaomi para invisuais e utilizadores com outras deficiências. Segundo a fabricante, este pacote de recursos será implementado ainda em 2020, nas versões de teste.

Podemos ainda apontar o reforço dos Lembretes. Esta função está agora mais personalizada, sendo possível adicionar imagens, links, vídeo, entre outros conteúdos para que não fiquem esquecidos.

4. Maior privacidade e segurança do utilizador Xiaomi

MIUI 12.5

A tecnológica fez saber que a privacidade e segurança dos seus utilizadores é uma pedra basilar da marca. Nesse sentido, a MIUI 12.5 tem uma nova ferramenta que avisa sempre que uma aplicação tem acesso aos conteúdos da área de transferência.

Desse modo, o utilizador saberá quando as apps procuram saber mais informações sobre si, tal como quando uma aplicação estiver a fazer gravações ou registo de dados. Na prática, há um maior controlo e transparência na interface da Xiaomi.

Há ainda o novo "Modo Sandbox" em que os utilizadores poderão colocar álbuns de fotografias, ou dados sensíveis e a que as aplicações só terão acesso após uma nova etapa de autorizações. Na prática, será uma camada extra de controlo.

Podemos ainda apontar os novos recursos para algumas aplicações de sistema como a "Notas". Com a MIUI 12.5 poderão criar gráficos de forma automática a partir dos desenhos à mão levantada e outros esboços feito pelo utilizador.

Por fim, também a tipografia da MIUI 12.5 foi melhorada no sentido de facilitar a leitura, tanto no tema claro como no tema escuro.

5. Ligação entre smartphones e computadores com a MIUI+

Xiaomi MIUI 12.5 MIUI+

A possibilidade de ligar o smartphone ao computador é um dos maiores destaques e novidades da Xiaomi com a MIUI 12.5. Para facilitar este procedimento a fabricante anunciou a iniciativa MIUI+ que quer levar a experiência de utilização do smartphone para o computador. Na prática, o smartphone Xiaomi poderá "colaborar" de forma prática com o computador Windows.

Atualmente a ferramenta MIUI+ encontra-se em fase de testes beta, mas já pode ser descarregada por quem estiver interessado. A plataforma permite utilizar aplicações entre o dispositivo Android e o PC, partilhar a mesma área de transferência para agilizar a partilha de arquivos e explorar facilmente o armazenamento e memória do smartphone Xiaomi através do computador.

Esta plataforma reflete também os novos hábitos de trabalho, em que o computador e o smartphone são cruciais para o quotidiano. É uma das maiores novidades da Xiaomi e deverá receber várias melhorias no proximo ano.

Os smartphone Xiaomi compatíveis com a MIUI 12.5

A versão de testes não disponível ao público já está a ser testada na China. Em seguida, a versão beta aberta trará esta mesma disponibilidade a alguns dispositivos da marca, provavelmente a partir de fevereiro, ou finais de janeiro de 2021.

Entre os primeiros smartphones a receberem esta possibilidade temos os Xiaomi Mi 10, Redmi K30, Redmi Note 7 e até o Xiaomi Mi 9 a estarem entre os primeiros a usufruir de uma disponibilidade alargada. O Xiaomi Mi 11 já conta com a MIUI 12.5.

A MIUI 12.5 está ainda em fase de testes, mas deverá começar a ser distribuída globalmente, na versão estável, durante o primeiro semestre de 2021.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.