NOS: operadora lidera no 5G com receitas recorde em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A NOS é uma das principais operadoras em Portugal, competindo diretamente com a MEO (Altice Portugal) e Vodafone. Em 2022, os resultados operacionais foram extremamente positivos, com as receitas a crescer 6,3% para 1 521 milhões de euros.

Em simultâneo, a operadora fez também o seu maior investimento de 496 milhões de euros. Com efeito, este valor representa 32,2% das receitas de telecomunicações, percentagem que excede o rácio europeu. Cifra que, em 2021, se situou em 19,4%.

NOS investe no 5G querendo manter a liderança neste setor em Portugal

NOS Portugal

Em abono da verdade pode ser dito que este investimento da operadora - orçado em 496 milhões de euros - é o maior na sua história em Portugal. É também um recorde meritório de destaque que vem na senda de aposta no novo padrão de redes 5G.

A propósito, a operadora refere como extraordinário progresso da NOS na implementação da rede 5G. Algo que a coloca como líder absoluta nesta tecnologia, tal como o têm comprovado várias entidades independentes, sobretudo na velocidade de rede móvel.

Em simultâneo, durante o último ano a NOS veio aumentar, em 4,6%, os serviços prestados aos portugueses. Porém, foi no segmento móvel onde a operadora mais cresceu, trazendo mais 7,2% de serviços disponíveis no nosso país.

Tudo isto resultou, porém, num resultado Líquido recorrente que diminui 4% para 138,5 milhões de euros, mantendo-se assim extremamente positivas.

Investimento no 5G consolidou a posição da operadora em Portugal

A NOS realizou, em 2022, o seu maior investimento de sempre: 496 milhões de euros. Segundo a própria, este valor representa 32,2% das receitas de telecomunicações, percentagem que excede de forma acentuada o rácio europeu, o qual, em 2021, se situou em 19,4%.

Por outro lado, o negócio das Telecomunicações, com especial destaque para a implementação da tecnologia 5G e para a expansão das redes de fibra ótica. Área que, conforme avança a própria operadora, absorveu 473 milhões de euros.

Igualmente importante é o facto de no final de 2022, a NOS chegar com a sua rede 5G a 249 concelhos. Ou seja, cobrindo 87% da população portuguesa, ocupando, assim, uma clara posição de liderança nesta tecnologia.

Por outro lado, a operadora apresentou um progresso assinalável na expansão da rede de fibra, a qual chegava, no final de 2022, a cerca de 5,3 milhões de lares, mais 188 mil do que no final de 2021.

Receitas da operadora cresceram em Portugal durante o último ano de 2022

NOS Portugal
Tabela fiscal relativa ao desempenho da empresa durante o último ano de 2022.

Note-se que mesmo à revelia da conjetura atual desfavorável, as receitas de Telecomunicações progrediram 4,8% para 1 469 milhões de euros. Segundo a operadora, foram o fruto do aumento do número de serviços em 4,6% para 10,8 milhões. Em particular, destaque para o crescimento de 7,2% nos serviços móveis, para 5,7 milhões.

De referir ainda que as receitas de Cinema e Audiovisuais aumentaram 33,7% para 89,6 milhões de euros. Aliás, nos Cinemas, as vendas de bilhetes cresceram 81%, apesar de estarem ainda 32% abaixo dos números registados em 2019.

Porém, o resultado líquido consolidado reduziu 4% para 138,5 milhões de euros. Este valor é explicado pelo crescimento acentuado das depreciações e amortizações como resultado dos investimentos que a empresa tem realizado, bem como pelo impacto da inflação em toda a estrutura de custos.

Por fim, a NOS manteve a aposta no desenvolvimento das suas redes e no reforço de segurança das infraestruturas, vendo reconhecida por entidades independentes a qualidade do seu serviço. Esforços que, aliás, foram distinguidos pela DECO.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.