O acesso à Internet através do smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel é uma das modalidades preferenciais dos portugueses. Dito isto, ter um serviço de internet móvel rápida em Portugal é uma das prioridades das operadoras NOS, MEO e Vodafone Portugal.
Apesar de todas as três grandes operadoras terem propostas similares, não só em preços, mas também em condições e tipo de serviços, certo é que a Internet móvel mais rápida pertencerá à NOS. Quem o diz é a própria DECO Proteste.
Internet móveis mais rápida pertence à NOS em Portugal
Ainda que os três operadores nacionais estejam com uma qualidade próxima na rede 4G, mas ainda há quem se destaque. Com efeito, a NOS é quem garante, em média, a internet mais rápida, mas é seguida de muito perto pela MEO e pela Vodafone.
Atualmente, a necessidade de pesquisa rápida de uma informação, fazer um pagamento ou consultar redes sociais já faz parte do dia a dia de quem utiliza smartphones. No entanto, só é possível se existir uma ligação à internet com uma velocidade de qualidade.
As conclusões baseiam-se nas medições mais recentes da aplicação QualRede da Deco Proteste. App que permite medir a velocidade e a qualidade da internet móvel dos três operadores nacionais. Ora, aqui a NOS é quem garante a internet mais rápida, mas é seguida de muito perto pela MEO e pela Vodafone.
MEO e Vodafone tentam encurtar a distância da NOS
“A diferença entre operadores tem vindo a diminuir, o que revela uma luta renhida pelo estatuto de ‘internet móvel mais rápida’, explica Rita Pinho Rodrigues , da Deco Proteste.
Além de os operadores mostrarem desempenhos médios muito próximos, registou-se um aumento nas velocidades médias de download, mas também nas de upload.
“A NOS registou a melhor velocidade média no download e a Vodafone foi a mais rápida no upload”, revela também Rita Pinho Rodrigues.
Ao fazer a avaliação por distrito, Lisboa é onde se regista a velocidade média de download mais elevada (99,4 Mbps) e o valor médio mais baixo foi registado na Madeira (28,4 Mbps). Em regra, o litoral continental é onde as redes funcionam melhor, mas ainda há áreas a vermelho na net móvel.
Recordamos que estes resultados são obtidos pelos consumidores através da aplicação QualRede. Mais de 62 mil utilizadores têm ajudado a registar dados no território nacional. Esta aplicação é gratuita e pode ser instalada em qualquer smartphone.
O utilizador só terá de decidir quando e onde realizar um teste à rede. Por fim, a aplicação trata do resto: regista (de forma anónima) os resultados, o local e o tipo de ligação utilizados.
Editores 4gnews recomendam: