O mercado das trotinetes elétricas em Portugal recebeu a NIU KQi 100F como uma adição para a gama de entrada. Um modelo com um preço de 399 € figura-se como interessante para quem quer algo mais básico, mas já sem prescindir de certas características.
Testei a NIU KQi 100F ao longo das últimas duas semanas e neste artigo conto-te o que achei desta trotinete elétrica. Das suas características, à qualidade de construção, potência e bateria, nada é deixado ao acaso.
Unboxing e montagem
O unboxing da NIU KQi 100F é o que gostaria de ver em qualquer produto deste género. Porquê? Não é necessário apertar qualquer parafuso ou fazer qualquer desmontagem. É tirar da caixa, retirar os plásticos de proteção e está pronta a usar.
Como tem punhos dobráveis, esta trotinete cabe na caixa sem ter de ser desmontada. Após ser feito o unboxing, o passo seguinte foi colocá-la à carga. Na caixa, além da trotinete, vinha o carregador, o extensor do pipo para facilitar o enchimento dos pneus e os manuais de utilizador.
Especificações técnicas da NIU KQi 100F
Motor | 300 W |
Autonomia | Até 29 km |
Velocidade máxima | 25 km/h |
Bateria | 243 Wh 5.2 Ah |
Suspensão | frontal |
Iluminação | frontal, traseira e intermitente |
Construção, design e peso
A NIU KQi 100F tem uma qualidade de construção que me surpreendeu para a sua faixa de preço. Ao contrário de modelos mais caros, embora tenhamos aqui uma abordagem simples, tudo me parece robusto e pronto para aguentar a ‘pancada’ do dia a dia.
Predomina o alumínio e o plástico, mas em nenhuma zona há sinais de que a marca cortou para chegar a estes valores. O deque tem 18 mm de largura e revela-se suficiente para um utilizador como eu. Consigo colocar os dois pés a par, sem grandes problemas.
Segundo a NIU, um utilizador desta trotinete deve ter um peso máximo de 120 kg. Esta possui um peso de 17,6 kg, que considero decente se o objetivo for levá-la no metro ou comboio. Levá-la escadas acima num prédio também não levanta grandes problemas.
É possível dobrá-la para ser mais fácil transportar ou arrumar em casa, ou no carro. Um facto que faz toda a diferença na hora de a guardar em casa ou a transportar na bagageira do teu automóvel são os punhos dobráveis.
O descanso na lateral também se revelou de boa qualidade. Tem boa estabilidade quando queremos estacionar e mantém a trotinete em posição, mesmo com a algum vento. Sem fragilidades a apontar para a faixa de preço.
Experiência de condução
A NIU KQi 100F tem um motor com potência nominal de 300 W e pico de 600 W. Tem potência mais que suficiente para as deslocações do dia a dia, com elevação até 15%. Não esperes que brilhe em subidas mais íngremes, mas não se safou nada mal nos meus testes.
Os seus pneus de 9,5 por 2,3 polegadas revelaram-se estáveis, assim como o seu sistema de travagem. Temos um travão de tambor frontal e travagem regenerativa bastante efetiva na traseira, cuja intensidade pode ser regulada na app. Eu optei por colocá-la no mínimo.
É uma novidade encontrar suspensão (neste caso, de 36 mm) numa trotinete com um preço tão acessível. É bem-vinda e suficiente para amortecer algumas irreguladidades que encontres na estrada. Mas não deixarás de sentir trepidação em calçada ou fora de estrada.
A condução está simplificada a dois modos. Temos um mais económico, que vai até 15 km/h e o modo Sport até 25 km/h. Tem também modo cruzeiro que se ativa após alguns segundos com a velocidade no máximo e que se desativa assim que tocares no travão.
De realçar que, neste modelo, não existe a possibilidade de desbloqueio da velocidade máxima da trotinete. Está limitada aos 25 km/h previstos na lei, como ditam os limites de velocidade para este tipo de veículos.
A iluminação também se revelou de boa qualidade. Temos uma iluminação frontal que se ativa à distância de um botão e iluminação traseira que está sempre ativa e que aumenta de intensidade quando travas. Um grande bónus neste modelo é o facto de ter iluminação intermitente.
Os denominados piscas da NIU KQi 100F são de excelente qualidade e permitem que a tua mudança de direção possa ser sinalizada. Um pormenor importante é que têm um som associado, para que saibas sempre que os ligaste ou desligaste.
Temos também a clássica campainha mecânica, que fornece um som audível para sinalizar a nossa chegada a automóveis ou peões. No entanto, a zona de plástico que premimos para tocar na campainha aparenta alguma fragilidade e nem sempre se revelou efetiva ao primeiro toque.
Autonomia
A bateria da NIU KQi 100F é de 242 Wh 48V e a marca promete uma autonomia que pode chegar aos 29 km. Contudo, o habitual é que esses números só sejam alcançados em condições ideais e não a desfrutar dos 25 km/h de velocidade.
Se fores dos que quer tirar partido dos 25 km/h, podes contar com autonomia real entre 15 a 20 km, dependendo das condições. Deves ter noção que autonomia não é o foco desta trotinete, que é destinada a pequenas deslocações ou passeios do dia a dia.
O carregamento da bateria demora entre 5 a 6 horas. Isto torna-a perfeita para deslocações do diárias, onde possa ser carregada tanto em casa como no trabalho. E o facto de o carregador ser de pequenas dimensões e bastante leve, faz com que seja simples de transportar.
Ecrã e app
Quando vi o tamanho do ecrã desta trotinete em imagens, fiquei apreensivo. Mas acabou por me surpreender pela positiva. É um ecrã simples, mas com um excelente brilho e boa visibilidade ao sol. Mostra apenas a informação essencial aos utilizadores.
Aparece informação de ligação por Bluetooth, da iluminação, do modo de condução, a velocidade a que circulas e o nível de bateria. Esse nível de bateria é representado por cinco níveis (traços), sendo que a percentagem está disponível na app.
Por falar em app, esta encontra-se disponível para Android e iPhone e é um excelente complemento à utilização da trotinete. Além do básico de dar para gravar os nossos passeios recorrendo ao GPS do smartphone ou dar a percentagem de bateria, tem outras benesses.
Por exemplo, permite bloquear e desbloquear o acesso à trotinete através da app. Isto é especialmente importante quando deixamos a trotinete estacionada na rua, ainda que com cadeado. Também permite três personalizações importantes para a tua condução:
- Velocidade de arranque: podes variar entre 3, 4, 5 e 6 km/h, para a velocidade a que pretendes que seja o mínimo para o acelerador funcionar;
- Travagem regenerativa: podes usar desligada, fraca, média ou forte. Pessoalmente preferi a fraca;
- Limite de carga de bateria: para que possas preservar a bateria a longo prazo, é possível limitar a carga a 80 ou 90% ao invés do padrão 100%.
Conclusão
Quando olhamos para a NIU Kai 100F, devemos ter em atenção o seu preço: 399 €. E por este valor, é difícil encontrar uma trotinete elétrica tão completa como esta. Sim, debate-se com subidas mais íngremes e a autonomia não é extraordinária. Mas que trotinetes brilham nestes campos na mesma faixa de preço?
É um produto com uma boa construção e que se destaca no segmento pela sua suspensão frontal e guiador dobrável. Este tipo de abordagem permite melhor desempenho em estradas mais irregulares e possibilidade de a arrumar mais facilmente com a dobragem do guiador.
O facto de ter piscas também a torna mais segura, já que a tua mudança de direção será vista mais facilmente. Tem também ligação à app, que permite personalizar dados como a travagem generativa, limite de carregamento da bateria e possibilidade de bloquear e desbloquear a trotinete.
Para quem procura uma trotinete elétrica para ir do ponto A ao ponto B, fazer pequenas deslocações do dia a dia ou passeios, a NIU KQi 100F é uma excelente opção pelo preço.