Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

As 7 melhores trotinetes elétricas para comprar em 2023

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

As trotinetes elétricas melhoram a mobilidade nas ruas de Portugal e se procuras a melhor trotinete, vê a nossa lista com base na autonomia, velocidade, portabilidade e no preço. Aqui tens a melhor trotinete elétrica com base nas tuas necessidades.

1. Trotinete elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter Essential

Trotinete elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter Essential

Velocidade Máxima: 20 km/h
Autonomia: até 20 km
Peso: 12 kg
Ângulo Máximo de Subida: 10º
Dobrável: Sim
Potência: 250 W

A Mi Electric Scooter Essential é a trotinete elétrica mais barata da Xiaomi de última geração. Tem travagem regenerativa, sistema de travagem duplo e E-ABS na roda dianteira para minimizar derrapagens nesta trotinete barata e capaz.

Conta com motor de 250 W sem escova, com monitorização através da app Mi Home da Xiaomi, além do sistema de cruise control para estabilizar a velocidade, garantindo um maior conforto de deslocação. É a mais leve das trotinetes Xiaomi, com 12 Kg.

A quem procura uma solução económica, esta trotinete apresenta um equilíbrio razoável entre velocidade e autonomia com boa qualidade / preço. Pode ser dobrada rapidamente e é construída em alumínio de alta durabilidade.

2. Trotinete elétrica Xiaomi Electric Scooter 4 Pro

Trotinete Xiaomi Mi Electric Scooter 4 Pro

Velocidade Máxima: 25 km/h
Autonomia: até 40 km
Peso: 17 kg
Ângulo Máximo de Subida: 20º
Dobrável: Sim
Potência: 700 W

A melhor trotinete Xiaomi atualmente no mercado é a Mi Electric Scooter 4 Pro, porém, face ao preço elevado, a relação qualidade / preço não é tão vantajosa face a outros modelos. Esta é a trotinete elétrica da Xiaomi com melhor autonomia (55 km).

É também a mais robusta e bem construída com armação dobrável em alumínio de liga aeroespacial. Tem pneus Xiaomi de 10 polegadas, sem câmara de ar e auto-vedantes. O melhor de tudo é o seu motor elétrico de 700 W de potência.

O preço desta trotinete elétrica é o maior entrave à sua compra, mas se procuram a trotinete elétrica dobrável com melhor autonomia e confortável na condução, esta será provavelmente a melhor compra em Portugal.

3. Trotinete elétrica Segway-Ninebot MAX G30LE II

Trotinete elétrica Segway-Ninebot MAX G30LE II

Velocidade Máxima: 25 km/h
Autonomia: até 40 km
Peso: 17,5 kg
Ângulo Máximo de Subida: 20º
Dobrável: Sim
Potência: 500 W

A trotinete Segway-Ninebot MAX G30LE II, lançada em colaboração com a Segway, tem uma autonomia bastante reforçada graças à grande bateria com boa otimização da regeneração energética e eficiência do motor de 300 W.

Tem um ecrã / monitor LED ao centro do guiador e que nos apresenta o nível de bateria, velocidade imediata, alguns alertas e outras informações relevantes. Tem 3 modos de condução, o Eco, Condução (C) e desporto (S) para maior personalização.

Desta-se ainda pelas rodas de 9 polegadas que tornam as viagem mais confortáveis. Tem um sistema de travagem dupla, é dobrável, descanso para estacionamento e ligação via Bluetooth à app Segway-Ninebot, gratuita para Android e iOS.

4. Trotinete elétrica SMARTGYRO Crossover Dual PRO

SMARTGYRO Crossover Dual PRO

Velocidade Máxima: 25 km/h
Autonomia: até 55 km
Peso: 30 kg
Ângulo Máximo de Subida: 20º
Dobrável: Sim
Potência: 800 W (x2)

A SMARTGYRO tem uma das melhores trotinetes elétricas em 2023 para todo-o-terreno, com alta potência e boa autonomia ao setor, de roda larga A Crossover Dual PRO é a trotinete elétrica mais potente e com maior autonomia, mas também se faz pagar.

Destaca-se por ter motor duplo com dois motores de 800 W de potência, entregando até 1 600 W em caso de necessidade. A autonomia é ótima, chegando aos 55 km consoante os 3 modos de condução (Eco, Confort e Sport) nesta trotinete elétrica.

A trotinete todo-o-terreno é pesada, mas com pneus largos e plataforma sólida para maior estabilidade, com boa relação qualidade / preço no segmento das trotinetes robustas para usar virtualmente em qualquer terreno.

5. Trotinete elétrica Segway Ninebot KickScooter F40I

Trotinete elétrica Segway-Ninebot F40I

Velocidade Máxima: 25 km/h
Autonomia: até 40 km
Peso: 17,1 kg
Ângulo Máximo de Subida: 20º
Dobrável: Sim
Potência: 350 W

A trotinete da Segway, a Ninebot KickScooter F40I, tem rápido tempo de carga da sua bateria e autonomia média. Conta com um farolim LED frontal, dois laterais e refletores. Tem ainda um mostrador LED e ligação Bluetooth à respetiva app mobile.

A qualidade de construção é excelente, com resistência à água (IP54) e a plataforma tem um revestimento anti-derrapante. Conta com um sistema de absorção para melhorar o conforto de utilização uma vez que ambos os seus pneus são sólidos.

A trotinete qualidade / preço da Segway tem pneus de 10 polegadas e permite subir inclinações de até 20 graus, com motor de confiança e construção durável. É uma das melhores alternativas qualidade / preço atualmente no mercado.

6. Trotinete elétrica Xiaomi Mi Electric Scooter 3

Xiaomi Mi Electric Scooter 3

Velocidade Máxima: 25 km/h
Autonomia: até 25 km
Peso: 18 kg
Ângulo Máximo de Subida: 20º
Dobrável: Sim
Potência: 600 W

A Xiaomi tem uma das melhores trotinetes elétrica do mercado, atendendo à relação preço / qualidade, no modelo Mi Electric Scooter 3. A trotinete Xiaomi é leve, dobrável, tem aplicação de controlo e novo sistema de recuperação de energia cinética.

Destaca-se entre as melhores trotinetes elétricas pelo sistema avançado de travagem E-ABS, pneus pneumáticos, baterias de alta qualidade, bem como pelo design minimalista, prático e elegante. É capaz de subir inclinações muito consideráveis.

Trata-se de um modelo mais antigo de trotinete elétrica Xiaomi, por isso também se encontra mais barata nas lojas.

7. Trotinete elétrica SMARTGYRO Speedway

Trotinete elétrica SMARTGYRO Speedway

Velocidade Máxima: 25 km/h
Autonomia: até 45 km
Peso: 22 kg
Ângulo Máximo de Subida: 25º
Dobrável: Sim
Potência: 500 W

A SMARTGYRO Speedway é atualmente a trotinete elétrica mais potente graças ao motor de 500 W. É também uma das mais seguras com suspensão reforçada, bateria de 12 500 mAh para grande autonomia até 45 km e boa qualidade de construção.

Este modelo merece o lugar entre as melhores trotinetes elétricas com base ampla, para navegação mais confortável e segura. Está equipada com farolim, dois travões de disco e refletores, pecando apenas pelo peso de 22 kg.

A melhor para crianças é a trotinete elétrica RCB R15

trotinete elétrica RCB

Velocidade Máxima: 16 km/h
Autonomia: até 45 km
Peso: 7,6 kg
Ângulo Máximo de Subida: 10º
Dobrável: Sim
Potência: 250 W

A RCB R15 é a melhor trotinete elétrica para crianças e também uma das mais baratas. Tem como prioridade é a segurança e a velocidade máxima fica-se pelos 23 km/h, com autonomia para até 16 km e suporte para um peso máximo de 80 kg.

Tem uma tecnologia de arranque híbrido com o motor a só arrancar quando a trotinete já estiver em movimento. A coluna do guiador pode ser ajustada em altura, tendo um aviso de bateria baixa quando esta fica com 15% ou menos de carga.

Esta trotinete para crianças tem rodas de 5,5'', recomendada para crianças dos 8 aos 16 anos. Tem regulação em altura, bateria de 5.2 Ah e uma boa relação qualidade / preço.

5 considerações ao escolher e usar uma trotinete elétrica

1. Faz um cálculo aproximado do percurso diário a percorrer com a trotinete. A comuta diária, a ida e a volta de casa para o trabalho e vice-versa. A partir daí, escolhe um produto cuja autonomia exceda confortavelmente esse valor.

2. Usa capacete. Ainda que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária tenha dito que o uso de capacete não é obrigatório, o Código da Estrada diz o contrário e pode dar aso a coimas de 60 a 300 euros, por isso, usa acessórios de proteção.

3. As inclinações (subidas e descidas) podem ser sérios obstáculos. No primeiro caso, as trotinetes com motor de maior potência (medida em watts), são melhores escolhas. Tem também atenção ao sistema de travagem (travões duplos e/ou disco).

4. Há pneus sólidos e pneus com câmara de ar. Os primeiros não "furam", mas a vibração passa diretamente para a estrutura e provocam mais desconforto. Os segundos podem furar e obrigar a mais reparações, mas proporcionam mais conforto.

5. O Código da Estrada equipara estas trotinetes aos velocípedes com motor. Têm que ter iluminação e refletores adequados, ao passo que o utilizador não pode, sob o risco de coima, usar o telemóvel enquanto conduz, ou estar sob o efeito do álcool.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.