MyHeritage Deep Nostalgia: app e serviço que anima fotos com resultados incríveis!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.
  • O serviço MyHeritage passou a disponibilizar a tecnologia Deep Nostalgia
  • Trata-se de um poderoso algoritmo de IA capaz trazer fotografias antigas à vida
  • A aplicação MyHeritage é grátis e está disponível na Play Store e App Store

O Deep Nostalgia é o novo serviço que tira proveito da Inteligência Artificial (IA) para animar fotografias antigas (ou novas) e virtualmente qualquer formato em que reconheça um rosto humano. Os resultados são intrigantes e um pouco perturbadores.

A nova função da plataforma MyHeritage foi amplamente difundida no Twitter no último fim de semana com milhares de utilizadores a explorar as suas capacidades. Nunca como antes os rostos do passado estrelaram em vídeos deep fake, muito realistas.

O Deep Nostalgia usa a IA para animar fotos antigas

“It makes me so happy to see him smile again!" Try our new #DeepNostalgia #PhotoAnimation feature for yourself and prepare to be AMAZED!!! https://t.co/p3h600G3MX pic.twitter.com/YdAn9IxyW0

— MyHeritage (@MyHeritage) 28 de fevereiro de 2021

Ao submeter qualquer fotografia, antiga ou nova, para a plataforma, o MyHeritage é capaz de a melhorar e animar. Fá-lo com recurso à tecnologia Deep Nostalgia que, no que lhe concerne, tira proveito dos algoritmos de inteligência artificial.

O utilizador pode socorrer-se da aplicação para Android, para iOS (iPhone), ou usar o website da MyHeritage para o fazer. Antes disso terá que criar um perfil de utilizador, sendo o serviço grátis e podendo criar a conta através do Google ou Facebook.

Posto isto, podemos então animar qualquer fotografia, seja de um ser humano, ou de uma estátua que contenha uma representação fiel do rosto. A aplicação opera a sua magia, permitindo-nos escolher 10 estilos de movimento e animação.

O serviço da MyHeritage é capaz de animar qualquer representação do rosto humano

Alright, I'm joining the game and animating some ancient stuff. This is from the Acropolis Museum in AthensKinda fun, though it won't work on ancient animals! I'll add more as I get some OK ones pic.twitter.com/AwG9fA99Lj

— Flint Dibble 🍖🏺📖 (@FlintDibble) 28 de fevereiro de 2021

As capacidades do programa foram rapidamente canalizadas para todo o tipo de experiências e os resultados não desiludem. É possível animar fotografias novas, antigas, mal tratadas ou bem conservadas com diversos movimentos.

Há uma aura algo bizarra em torno dos resultados com o ecoar dos séculos a ganhar um novo significado. Veja-se, por exemplo, a thread colocada acima do Twitter em que várias obras do período Clássico são animadas.

AI-generated living portrait of Marie Curie using @MyHeritage #DeepNostalgia @Mariecurie_alum @MSCActions @MCAA_WB @MCAA_RoCur pic.twitter.com/5qTtdbmW2l

— Ornela Bardhi (@ornelabardhi) 1 de março de 2021

Desde estátuas famosas, aos diversos bustos de imperadores romanos, máscaras mortuárias de múmias do Antigo Egito, ou frescos e murais, os resultados são impressionantes. Serve isto para ilustrar os limites da inteligência artificial e do artifício humano.

Podemos animar até 5 fotos no plano grátis do MyHeritage

Atualmente o Deep Nostalgia só consegue animar um rosto de cada vez, com o processo a demorar alguns segundos, mas os resultados valem a pena.

Sublinhamos que existem 10 tipos de movimentos / animações que podemos usar nas nossas fotografias.

Qualquer utilizador pode experimentar o Deep Nostalgia com até 5 fotografias antes de ter que subscrever um dos planos pagos na MyHeritage.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.