MEO passa a perna à NOS e Vodafone com esta "tecnologia revolucionária"

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Altice Portugal, dona da MEO, já mostrou no passado conseguir trazer tecnologias para rede de internet fixa que mudaram o setor. Agora afirma ser a primeira a trazer uma tecnologia que “revoluciona velocidades disponíveis na rede de Internet Fixa, disponibilizando experiências simétricas”.

Em comunicado a empresa revela que é a primeira a trazer a tecnologia XGS-PON a todos os segmentos de clientes através de projeto piloto. Esta é uma rede de internet que promete velocidades de internet fixa simétricas muito superiores às atuais.

Esta tecnologia vai abranger clientes residenciais e empresariais de nove cidades portuguesas: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu. O objetivo passa por “assegurar a descentralização da disseminação da tecnologia, testando-a em contextos distintos e enriquecendo o projeto.

Este é um projeto desenvolvido pela Altice Labs, e coordenado com Altice Empresas e o MEO. Afirma-se como “a mais recente tecnologia de redes óticas XGS-PON que vem revolucionar as velocidades de internet fixa dos lares e empresas portuguesas”.

O que te espera com a tecnologia XGS-PON na MEO?

“Os clientes das marcas da Altice Portugal a usufruir desta tecnologia têm oportunidade de navegar comvelocidades que, com a evolução dos equipamentos e redes poderão, num futuro próximo, atingir valorespróximos dos 10 Gbps simétricos de transmissão (quer de download, quer de upload)”, promete a operadora.

FiberGateway XGS-PON (1)
O FiberGateway XGS-PON

Além disso, poderás contar com “inúmeras funcionalidades ainda mais avançadas que esta tecnologia possibilita quer ao nível dos serviços, quer ao nível da segurança e encriptação das comunicações”. Os primeiros passos foram dados em Aveiro.

A Altice Labs é uma das responsáveis pela idealização e construção do novo router FiberGateway XGS-PON. Este “trata-se de um equipamento de vanguarda que assegura altas velocidades, a máxima cobertura Wi-Fi 6 dentro de casa e a melhor experiência de serviço em qualquer circunstância, mesmo ao utilizar vários dispositivos em simultâneo”.

Fica a promessa de que a Altice Portugal vai “disponibilizar brevemente novos serviços assentes em tecnologia XGS-PON aos consumidores e empresas, de forma progressiva em todo o país, dando continuidade ao projeto piloto agora iniciado”.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.