MEO, NOS e Vodafone: preços com maior aumento mensal dos últimos 27 anos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

Face a janeiro, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram no mês de fevereiro 4,8%. Estas medições foram realizadas pelo respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), e partilhadas pela ANACOM.

Para se ter uma noção da subida de preços nas operadoras MEO, NOS ou Vodafone, estas representam o maior aumento mensal verificado nos últimos 27 anos. Não se via nada assim desde janeiro de 1996.

Não se via um aumento assim desde janeiro de 1996

Mesmo face a fevereiro de 2022, os preços aumentaram 3,9%. Esta é a maior variação positiva registada desde dezembro de 2016. Se tivermos em conta estes aumentos de 2023, Portugal regista o maior aumento de preços na União Europeia (+5,1%), segundo a ANACOM.

Se tivermos em conta o período entre o final de 2009 e fevereiro de 2023, os preços das telecomunicações na União Europeia diminuíram a uma média de 8,8%. Portugal regista, no entanto, um aumento de 13,2% durante este período.

anacom
Variação do Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) das telecomunicações
na UE entre dezembro de 2009 e fevereiro de 2023

Fonte: ANACOM, com base nos dados do Eurostat; Nota: Informação não disponível para Irlanda, Malta, Suécia e Estónia.

A tabela acima, publicada, pela ANACOM, ajuda a perceber a discrepância entre a média europeia e os preços praticados em Portugal, apenas superado pela Eslováquia e pela Roménia.

“Esta evolução confirma o défice concorrencial existente no mercado, potenciado pelo regime de fidelizações em Portugal que não tem conduzido a preços baixos”, afirma a ANACOM no seu comunicado.

Portugal tem a 2.ª internet no telemóvel mais cara da União Europeia

Quando se olha para internet no telemóvel, Portugal tem a 2.ª mais cara da União Europeia. “No início de 2023 o preço mediano por Gigabyte das ofertas de Internet no telemóvel em Portugal era o 2.º mais elevado a nível da UE e o 4.º mais elevado entre os 50 países analisados”, escreve a ANACOM.

A ANACOM destaca ainda que, as mensalidades oferecidas pela NOWO são as mais baixas em 8 das 13 ofertas. MEO e Vodafone têm as mensalidades mais baixas para quatro e dois serviços ou ofertas, respetivamente.

Variantes de preços destacadas pela ANACOM

  • A mensalidade mínima da TVS aumentou 7,6%, devido à descontinuação das ofertas de TVS single play da NOS. Em fevereiro de 2023 a mensalidade mínima da TVS correspondia a uma oferta single play da MEO.
  • A despesa mínima do STF aumentou 5,3% devido ao aumento do preço por minuto das chamadas para a rede fixa do Tarifário Voz Fixa da Vodafone, de 7 cêntimos para 7,38 cêntimos.
  • As mensalidades mínimas das ofertas 3P e 4P e de duas ofertas 2P diminuíram devido a um aumento do valor do desconto, durante os primeiros 6 meses, da oferta da NOWO.

A MEO aumentou a mensalidade de sete serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (oferta da primeira mensalidade da oferta Uzo), face a fevereiro de 2022. Já a NOS também diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (alteração da mensalidade da oferta do STF Plano Poupança Fixo), mas aumentou a mensalidade de dez serviços/ofertas.

A Vodafone aumentou a mensalidade mínima de 12 serviços/ofertas. Quanto à NOWO, diminuiu a mensalidade de seis serviços/ofertas (aumento do valor do desconto, durante os primeiros 6 meses, da oferta da NOWO).

Editores 4gnews recomendam:

Desativar verificaçãoSugestões Premium

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.