DIGI é a próxima operadora a lançar serviços móveis e fibra em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A DIGI é uma operadora de telecomunicações com origem romena que, muito em breve, pode começar a operar em Portugal. O "alerta" foi dado pela publicação Cidade Hoje, de Vila Nova de Famalicão que terá confirmado os planos da próxima rival da MEO, NOS e Vodafone Portugal.

Ao que tudo indica, a Digi está a acelerar os trabalhos para, muito em breve, lançar serviços móveis e de fibra ótica no nosso mercado, podendo começar a operar em várias zonas do país. Inicialmente a oferta centrar-se-á nestes dois serviços - comunicações móveis e fibra.

DIGI vai lançar em Portugal serviços móveis e fibra

Digi

A Digi Communications foi uma das operadoras que participou e comprou licenças no leilão promovido pela ANACOM para operar o 5G em Portugal. Agora, a operadora estará pronta e prestes a estrear os seus serviços móveis no nosso país.

As notícias foram avançadas em primeiro lugar pela publicação minhota Cidade Hoje, jornal sediado em Vila Nova de Famalicão. Assim, conforme avança o periódico, após contactarem e inquirirem uma equipa da empresa no terreno ficaram a saber que os últimos preparativos estavam em curso.

Ou seja, em breve a Digi estreará os seus serviços de comunicações de internet de banda larga na cidade de Famalicão. Infelizmente, não conseguiram precisar o preço das ofertas, nem as modalidades e condições do serviço.

Serviço de Internet de Banda Larga estreará em breve em Famalicão

Assim sendo, confirmando-se a visita de equipas de técnicos da empresa a vários prédios da cidade, as intervenções nas condutas e infraestruturas estão em curso. Este é um dos últimos passos antes do lançamento de novos serviços como será o caso da nova operadora a lançar-se em Portugal.

Colhendo já informações em vários pontos da Internet como fóruns da especialidade, têm surgido diversos relatos a dar conta da instalação de fibra e intervenções em antenas. Isto em diversas zonas do país por equipas da operadora Digi.

Entre as primeiras regiões a, possivelmente, receber os serviços da Digi está o Porto, Braga, Coimbra, Lisboa, Amadora, Setúbal e Almada. Mais uma vez, com base nos relatos e testemunhos de intervenções no terreno de técnicos da operadora.

Por fim, em Espanha a Digi já conta com mais de 4,5 milhões de clientes. Aí, no nosso país vizinho, o seu pacote de comunicações começam nos 20 € para internet fixa de 500 Mbps (por fibra). Isto com a inclusão de comunicações móveis incluídas e um tráfego de 10 GB para gastar em dados móveis.

Resta assim saber se no nosso país a oferta será tão vantajosa e competitiva como em Espanha. Entretanto, a 4gnews contactou a operadora Digi Communications no sentido de colher mais informações, porém, até à data de publicação deste artigo não obteve resposta.

Digi Communications N.V.: The deployment of the FTTH Network in Andalusia, Spain implies an investment amount of up to EUR 300m which will be committed in substantially equal parts by Digi Spain and abrdn, potentially also involving bank financing https://t.co/GTsXcBWj7C pic.twitter.com/LROF6Cdr0v

— EuropaWire (@europawire) 22 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.