MEO, NOS e Vodafone: aumento de preços faz disparar reclamações

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Face à taxa de inflação registada no início de 2023, as principais operadoras de telecomunicações em Portugal anunciaram uma série de aumentos nos seus serviços. Essa prática fez disparar o número de reclamações da MEO, NOS e Vodafone.

Segundo a ANACOM, foram registadas cerca de 28,5 mil reclamações contra prestadores de serviços de telecomunicações. Face ao mesmo período de 2022, existiram mais cerca de mil reclamações.

Este aumento é motivo sobretudo pelas comunicações eletrónicas, que se mantêm as mais reclamadas, com 20,2 mil reclamações. Estas representam 71% do total de reclamações, mais 5% face ao primeiro trimestre de 2022. As reclamações sobre serviços postais também subiram 1%, situando-se nas 8,2 mil (29% do total).

Vodafone é a operadora com mais reclamações nas comunicações eletrónicas

No plano das comunicações eletrónicas, a Vodafone foi o prestador que registou mais reclamações em termos absolutos. Foram cerca de 7,3 mil reclamações, cerca de 36% dos valores totais, e um aumento de 4% face ao período homólogo.

A MEO foi quem teve o maior aumento, situado nos 8%. Teve 30% das reclamações do setor, com números a rondar a 6,1 mil queixas. A NOS registou semelhantes 6,1 mil queixas, tendo 1,8 reclamações por mil clientes neste primeiro trimestre de 2023.

Clientes reclamam maioritariamente dos aumentos de preços

Como seria de esperar, o aumento do preço do serviço foi o motivo que mais impulsionou as reclamações nas comunicações eletrónicas. Este foi motivo representado por 11% das reclamações do setor neste período.

No total terão existindo 2,1 mil reclamações por conta do aumento de preços. Mas é bom destacar também as questões sobre transparência contratual, sendo a falta ou desconformidade da informação sobre os preços, serviços e funcionalidades, responsável por 3% das reclamações do setor.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.