MEO (Altice Portugal) anuncia vitória no 5G em todos os distritos de Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A quinta geração de redes móveis traz velocidades incríveis para o acesso à Internet por dados móveis, bem como um menor tempo de resposta ou latência, entre outras vantagens. Ou seja, o 5G é o novo padrão de qualidade para as comunicações, com operadoras como a Altice Portugal (MEO) a destacarem-se face às concorrentes como a NOS e Vodafone Portugal.

Com efeito, damos agora conta da chegada do 5G da MEO a todas as capitais de distrito, bem como às regiões autónomas dos Açores e Madeira. Em pouco menos de um ano a operadora nacional conseguiu assim cobrir os principais pontos nevrálgicos do país.

5G da MEO já chegou a todas as capitais de distrito de Portugal

5G do @MEOpt em todas as ilhas do arquipélago dos Açores durante este ano.Para promover um país a uma só velocidade e a tecnologia como um meio ao serviço de todos os portugueses, a @altice_portugal tem como prioridade o reforço da cobertura na Região Autónoma dos Açores.#5G pic.twitter.com/hqRY7dJCjg

— @altice_portugal (@altice_portugal) 23 de fevereiro de 2022

O marco digno de nota foi comunicado à imprensa no final desta semana com a MEO a disponibilizar o mais recente padrão de comunicações móveis em grande parte do território nacional.

Assim, após os percalços e atrasos iniciais com a implementação do 5G atribuíveis sobretudo ao "leilão do 5G" promovido pela ANACOM, temos agora uma implementação a bom ritmo em diversos pontos de Portugal.

Face ao exposto podemos arriscar dizer que 2022 ficará na história das comunicações como o ano do lançamento comercial da rede 5G em Portugal. Em simultâneo, este padrão torna-se também mais comum nas propostas de tarifários disponíveis.

Até 31 de março podem usufruir experimentalmente do 5G da MEO

Um feito que, para a Altice Portugal, com o 5G do MEO existe mais um motivo para promover um País a uma só velocidade e a tecnologia como ativo ao serviço de todos os portugueses.

O @mun_melgaco recebeu ontem pelas mãos da @altice_portugal uma nova estação base de rede móvel que alia tecnologia e cultura. A 2ª antena da Região intervencionada por Rafa López está em Branda da Aveleira ligando a população desta aldeia ao mundo: https://t.co/zKhvYeczmx pic.twitter.com/q0Pla7lwrC

— @altice_portugal (@altice_portugal) 16 de julho de 2021

Recordamos que o 5G do MEO está disponível, desde o primeiro dia de janeiro, em todas as capitais de distrito, estando a decorrer um período de experimentação gratuita até 31 de março.

Atualmente, Hoje cerca de metade da população no território nacional já tem acesso ao 5G da Altice Portugal e todos os tarifários MEO são compatíveis com o 5G.

Segundo aponta a própria Altice, dos 3 mil milhões de euros investidos, um terço foi dedicado a dotar o País de infraestruturas fixas e móveis, que hoje dão acesso a comunicações de alto débito.

São valores que se traduzem em 6 milhões de casas e de empresas com fibra ótica da Altice Portugal e uma rede móvel 4G com cobertura praticamente integral da população (99,7%).

Por fim, as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores têm sido também uma prioridade na defesa da igualdade de acesso e da proximidade ao território

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.