Hyundai KAUAI EV Review: SUV elétrico com 400 km de autonomia!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

O Hyundai KAUAI EV é um SUV 100% elétrico apresentado em 2018 com 39 kWh ou 64 kWh de capacidade no pack de baterias. A 4gnews teve a versão mais potente do veículo elétrico durante um dia para conhecer este carro de 45 mil euros.

O preço do Hyndai KAUAI EV de 39 kWh começa nos 38 505 €, subindo até aos 50 805 € na versão com mais capacidade (64 kWh), equipada com todos os extras e tecnologias de apoio à condução disponíveis em Portugal.

As especificações do Hyundai KAUAI EV:

  • Potência: 150 kW (equivalente a 204 cv)
  • Bateria: 64 kWh (capacidade)
  • Binário: 395 Nm
  • Autonomia: 449 km (ciclo WLTP)
  • Consumo: 154 Wh/km
  • Potência: 150 kW / 204 cv
  • Aceleração: 0/100 km/h em 7,6 s (modo Sport)
  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Tempo de carregamento: 10:30 h em AC / 45 m em DC
  • Potência de carregamento: 7,2 kW em AC / 80 kW em DC
  • Regeneração energética: 3 etapas
  • Segmento: SUV de 5 lugares
  • Peso: 1685 kg
  • Dimensões: 4,2 × 1,8 × 1,6 m (comprimento x largura x altura)
  • Bagageira: 332 L
  • Preço base em Portugal: 45 561 €

O SUV de 5 portas da fabricante sul-coreana, nesta versão 100% elétrica, junta-se às versões térmicas a gasolina e gasóleo, além da versão híbrida também disponível em Portugal. O EV testado é, com larga margem, a versão mais cara deste veículo.

Com cores vibrantes, carroçaria bicolor e dimensões ainda modestas para o segmento, o SUV Hyundai apresenta-se como um carro para a família. Está apto para a mobilidade urbana, mas tem autonomia e potência suficiente para desafiar as auto-estradas.

O preço do Hyundai KAUAI EV começa nos 45 561 €

KAUAI
A versão KAUAI EV Premium EV + LED 64kw MY20 em "tour".

O preço base para a versão com pack de baterias de 64 kW é de 45 561 euros. Existem três níveis de equipamentos disponíveis para o KAUAI EV, gradualmente com mais tecnologias de apoio e assistência à condução.

O primeiro contacto com o veículo tornou óbvio o design arrojado, além do espaço interior e versatilidade neste SUV compacto da Hyundai. A autonomia do carro elétrico é outro destaque imediato, tal como a plataforma BlueLink da fabricante.

O valor final pode superar os 50 mil euros na versão Premium Plus EV 64 kW MY20 que incorpora todos os extras. Aqui temos o leque completo de sistemas de segurança e tecnologias de apoio à condução, além de melhores acabamentos.

A autonomia do SUV elétrico chega aos 449 km em ciclo WLTP

KAUAI
A autonomia é o ponto mais forte do SUV 100% elétrico da Hyundai

A autonomia real está em torno dos 390 km e dependerá de vários fatores, desde o perfil e modo de condução, com as acelerações bruscas a ter um maior impacto nesta métrica. No entanto, é uma autonomia sem rival no segmento SUV em Portugal.

O Hyundai KAUAI EV é capaz de regenerar energia ao travar e desacelerar. O grau com que é feita esta regeneração é controlado pelo condutor através das patilhas atrás do volante em três níveis, ou pelo carro e respetivos perfis de condução.

Temos o perfil Eco, com o maior grau de regeneração, o Sport com a menor regeneração e o Comfort a apresentar o melhor equilíbrio entre aceleração, velocidade máxima e eficiência energética / consumo.

O SUV elétrico tem uma potência de carregamento a 7,2 kW em corrente AC e 80 kW em DC. De acordo com a marca, podemos carregar o carro em 9 horas e 35 min, ou em 54 min até 80% numa estação de carregamento rápido a 100kW em DC.

As baterias são refrigeradas e têm 8 anos de garantia pela Hyundai

traseira
Pormenor da traseira do habitáculo e carroçaria bicolor no KAUAI

A Hyundai coloca ênfase nos 7 anos de garantia sem limite de quilómetros para o carro e 8 anos de garantia para as baterias, ou até 200 mil quilómetros. Fatores que denotam a confiança da marca no seu veículo elétrico e que merecem destaque.

Vale referir que as baterias são refrigeradas, algo que permite carregamentos mais rápidos, contínuos e aumenta a longevidade das células energéticas, além de ter uma maior eficiência. No KAUAI temos uma bateria de polímeros de iões de lítio.

Temos um motor elétrico com um output de 150 kW, o equivalente a 204 cv num motor térmico. Na prática, isto permite-nos atingir uma velocidade máxima de 167 km/h e ir dos 0 aos 100 em 7,6 s no modo Sport.

A conetividade da plataforma BlueLink estende-se ao telemóvel

Hyundai
Em Portugal temos a app Hyundai Acess Point para telemóveis

Através da aplicação Hyundai Acess Point para Android e para iOS podemos estar informado sobre várias métricas como a autonomia, mensagens de aviso, datas de revisões, ou planear as rotas e percursos para novas viagens.

A app transforma o telemóvel num hotspot, estabelecendo imediatamente conexão ao sistema de navegação. O condutor pode assim utilizar os serviços de navegação da TomTom, obtendo internet no veículo.

Internacionalmente a app é capaz de dar informações sobre os consumos, localização, integração a pesquisa Google, e fazer chamadas de emergência automática em caso de colisão. Tudo englobado na plataforma BlueLink da Hyundai.

O grande ecrã central no centro de ‘infotainment’

Hyndai
O "coração" deste centro é o ecrã tátil de 10,25 polegadas

A interface é relativamente simples de compreender e, mesmo durante a condução, podemos utilizar o ecrã sensível ao toque. Há teclas de atalhos diretos a ladear o ecrã, complementando a acessibilidade. O brilho do mesmo é bastante intenso.

O volante multi-funções estã igualmente povoado de controlos e botões que nos permitem, por exemplo, controlar a reprodução multi-média, ativar a assistente por voz, atender ou rejeitar chamadas, ou utilizar e definir o cruise control, o limitador de velocidade.

Em síntese, o condutor está muito bem servido de controlos, com todos os comandos e botões bem colocados e fáceis de aceder durante a condução. A disposição está bem conseguida e consegue melhorar a experiência do condutor.

Colocamos o carro em movimento com o pressionar de um botão

Hyundai
Pormenor dos botões "Drive", "Park", "Neutral" e "Reverse"

A "ignição" é ativada ao pressionar o botão que ladeia o volante, à direita. Depois, neste carro com caixa automática, escolhemos o botão D (Drive) para o colocar em marcha. Todos os controlos estão à distância do pressionar de um botão.

Encontramos estes controlos na plataforma superior da coluna central. Aí temos também um ponto de carregamento sem-fios para o telemóvel ou auriculares, além da porta USB - para ligação com Android Auto ou Apple CarPlay, além da porta AUX.

A plataforma inferior da coluna central apresenta, à esquerda, uma porta 12V e, à direita, uma segunda porta USB, além de um grande tabuleiro com espaço para arrumação. É uma disposição peculiar, mas que aproveita bem o espaço.

Há espaço para a família neste SUV 100% elétrico da Hyundai

Mala
A bagageira do KAUAI é pequena com 332 L

O habitáculo é bem espaçoso, com uma boa posição de condução e bem confortável para os passageiros. Atrás, o KAUAI tem espaço suficiente para três pessoas, com pelo menos duas a estarem perfeitamente confortáveis nos bancos.

Há um repouso para braços rebatível e tabuleiro para copos, ao centro. Gostamos particularmente dos bancos com couro sintético e fibra, mais ao centro na versão Premium EV, com espaço para a família e conforto para todos.

A bagageira, contudo, apresenta-se pequena (332 L), com espaço para três grandes mochilas e alguns outros objetos. Ao rebater os bancos traseiros podemos utilizar 1114 L para maiores transportes. Temos ainda o alçapão por baixo da bagageira.

A carroçaria do carro é bicolor e o design arrojado

exterior
Tal como as óticas, também a carroçaria apresenta duas secções neste SUV

Com linhas modernas e arrojadas, o SUV elétrico da Hyundai apresenta-se contemporâneo, de inspiração asiática e com várias cores à disposição do consumidor. Destacamos a carroçaria bicolor e os dois grupos óticos, frontal e traseiro, separados.

As linhas do carro são reforçadas pelas grelhas e realces em plástico que reforçam a aparência ousada. O destaque vai também para os espelhos, à cor da carroçaria superior, sem esquecer dos trilhos de tejadilho para transporte de cargas.

O carro elétrico apresenta-se jovem, capaz de desafiar a cidade e de se aventurar fora desta. Algo que se nota nas linhas vincadas, desde a parte frontal até à traseira, respetivos grupos óticos e com reflexo no design interior.

Temos jantes em liga leve de 17'' neste carro elétrico

jantes
Pormenor das jantes e visão lateral do veículo elétrico.

A Hyundai inclui também jantes de liga leve de 17 polegadas neste SUV para Portugal no leque de equipamentos. Dentro do habitáculo, na traseira, temos também as redes de arrumação nas costas dos bancos, além do espaço lateral, nas portas.

O carro de tração dianteira tem as baterias na parte inferior, sobretudo na traseira. Este é um dos motivos para a reduzida bagageira e para a posição ligeiramente elevada nos bancos de trás. De qualquer modo, o conforto dos passageiros não é afetado.

Vale frisar que todo o habitáculo apresenta plásticos de tato duro, alguns mais suaves, mas não notamos ruídos parasitas durante a condução. O bater das portas é suave, sendo fácil entrar e sair do veículo.

A tecnologia e câmara traseira facilitam o estacionamento

consola
Visão proporcionada pela câmara traseira e visão 360º no KAUAI

A câmara traseira tem uma lente ultra-grande angular, além de também termos sensores de estacionamento traseiros. A imagem e o modelo a 3 dimensões é apresentado no grande ecrã central de 10,25 polegadas, com várias guias de percurso.

Estacionar este SUV é fácil com o equipamento que nos dá vários modos de visualização do carro. Podemos optar por uma vista tridimensional de um modelo virtual do carro, ou pela imagem real da câmara traseira e vários ângulos.

A versão base conta ainda com sistema de alerta de fadiga do condutor e o sistema de manutenção na faixa de rodagem. Temos ainda o sistema de som Krell, e o sistema de navegação, faróis dianteiros LED e ar condicionado automático.

Tens três níveis de equipamentos no Hyundai KAUAI EV

KAUAI
Pormenor dos faróis dianteiros LED e dos dois grupos óticos.

A versão mais cara inclui ainda o sistema de informação de velocidade máxima e o Cruise Control Inteligente. Conta ainda com câmara de deteção do ângulo morto e travagem de emergência.

A fabricante sul-coreana apelida este conjunto de tecnologias de Hyndai SmartSense que inclui sensores de estacionamento frontais na versão Premium Plus. Aqui temos o Head Up Display que nos apresenta informação no ecrã translúcido.

O veículo elétrico testado destaca-se também pelo cockpit virtual apelidado de "supervision cluster 7". Aí temos agrupadas as métricas essenciais, além do modo de condução, fluxo de energia, nível de carga da bateria e mais informações.

Concluindo, é um SUV competente e com boa autonomia!

Hyndai
Análise redigida e apresentada (vídeo) por Rui Bacelar.

O preço em Portugal de um carro elétrico continua a ser o maior entrave. Posto isto, encontramos no KAUAI EV um SUV de condução alegre, capaz de nos empolgar na estrada e de superar qualquer subida, por mais íngreme que esta fosse.

A melhor qualidade do veículo é a sua autonomia, líder no setor SUV à data de redação deste artigo. Supera tanto o e-2008 da Peugeot como o Kia e-Nero no quesito autonomia, figurando entre os melhores carros elétricos em Portugal.

O SUV tem essencialmente todas as tecnologias que conhecemos durante o contacto com o Audi e-Tron 55 quattro, poupando na capacidade das baterias e, consequentemente, na potência, aceleração e velocidade máxima.

Há naturalmente alguma contenção nos materiais utilizados no habitáculo, algo que se reflete nos plásticos de tato duro. Ainda assim, a montagem dos mesmos é boa o suficiente para não criar ruídos parasitas, nem comprometer o conforto de condução.

A bagageira é realmente pequena, mas para um SUV compacto o aproveitamento do espaço está bem gerido. O resultado final é uma condução tranquila num carro que inspira confiança e que podes ver na nossa galeria de fotos.

A 4gnews agradece à Caetano Energy pela cedência do veículo para teste.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.