MediaTek aventura-se no mercado automóvel com o Dimensity Auto

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O mercado automóvel está em franca expansão, adotando a componente tecnológica como principal ponto diferenciador entre os diversos players deste mercado. Atenta a esta evolução, a MediaTek não quis ficar de fora e entra no jogo com a apresentação do Dimensity Auto.

Este é processador desenvolvido pela empresa asiática a pensar no futuro dos automóveis. Trata-se de um agregado de soluções ao qual as fabricantes de carros se podem socorrer para dar vida aos seus carros inteligentes.

Dimensity Auto é o primeiro processador da MediaTek para carros

A MediaTek acaba de apresentar o seu primeiro processador para carros com o objetivo de mudar este segmento. Segundo a empresa, o Dimensity Auto foi concebido com base em dois bastiões: desempenho e eficiência energética.

MediaTek Dimensity Auto

Este chip foi desenvolvido na litografia de 3 nm, colocando-se na vanguarda deste tipo de componentes. Para teres uma noção, espera-se ainda pelo lançamento dos primeiros processadores para smartphones desenvolvidos ao abrigo do mesmo processo de fabrico.

O DImensity Auto divide-se em múltiplas categorias para cobrir todas as necessidades de um carro cada vez mais inteligente. Para começar, temos o Dimensity Auto Cokpit que, tal como o nome o diz, destina-se ao cokpit de todos os carros equipados com este componente.

MediaTek Dimensity Auto

Segundo a MediaTek, este é o chip de cokpit mais inteligente do mundo graças ao seu alto desempenho, múltiplos processadores de Inteligência Artificial e processamento de visão. Suporta ainda vários ecrãs HDR 8K com taxa de atualização de 120 Hz com soluções de streaming e de descodificação.

Em seguida, temos o Auto Connect que mediará a parte da conectividade dos carros que equipará. Este suporta ligações 5G NTN e 5G RedCap, conectividade de operadoras, Wi-Fi 7, várias ligações Bluetooth e GNSS para geolocalização precisa.

Temos ainda o Auto Drive que ficará encarregue das funções de condução autónoma do veículo em questão. Por fim, a MediaTek revela o Auto Components para o fornecimento contínuo de componentes atualizados a todos os seus parceiros nesta contenda.

Em suma, temos uma nova solução de hardware para todas as fabricantes de automóveis que queiram desenvolver carros mais inteligentes. O resultado é uma concorrência mais variada, fazendo com que este setor, cada vez mais tecnológico, avance de modo a oferecer cada vez mais aos condutores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.