iOS 17 trará a maior mudança de sempre no software da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Com o aproximar da edição deste ano da conferência WWDC, são cada vez mais os pormenores revelados do vindouro iOS 17. O mais recente, a concretizar-se, implementará uma mudança à qual a Apple sempre de opôs.

Em causa, a possibilidade de instalar aplicações no iPhone provenientes de outras fontes que não a App Store. Aliás, a própria loja oficial da Apple poderá ser substituída por uma alternativa.

Instalar apps fora da App Store dará os primeiros passos com o lançamento do iOS 17

Esta notícia consta do mais recente relatório elaborado pelo conceituado analista Mark Gurman. O jornalista da Bloomberg mostra-se confiante que esta mudança fará parte das novidades embutidas na próxima versão do sistema operativo para o iPhone.

iPhone iOS 17

Segundo as suas previsões, o iOS 17 trará uma mudança profunda para o software da Apple ao permitir a instalação de aplicações de fontes alternativas. Uma alteração que entrará em vigor devido às normas da União Europeia constantes da sua Lei dos Mercados Digitais.

Esta tem como principal objetivo promover a equidade de concorrência entre os vários participantes do mercado tecnológico. Para tal, deverá ser dada um igual nível de oportunidades a todos, inclusivamente as lojas de aplicações concorrentes à Play Store e App Store.

Esta lei entrará em vigor a partir de 2024, por isso, a tecnológica americana tem de começar a trabalhar no seu cumprimento. Para a Apple, isto implica abdicar da obrigatoriedade de instalar aplicações provenientes da App Store e abrir portas a uma infinidade de fontes sem o seu aval prévio.

A Apple sempre se opôs a esta ideia argumentando que isso colocará em causa a privacidade e segurança dos dados dos seus utilizadores. Com efeito, será interessante ver de que forma irão os seus responsáveis apresentar esta mudança.

Para isso, teremos de aguardar até dia 5 de junho, data em que arrancará a conferência WWDC 2023. Será nesse dia que a Apple fará as principais apresentações, onde não irá faltar o iOS 17.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.