É mais um carro 100% elétrico que vem desafiar a Tesla, neste caso através de um novo sedan que a Mazda adaptou especialmente para o mercado europeu.
O novo modelo tem a designação de Mazda 6e, foi desenvolvido em parceria com a Changan Automobile e resulta de uma adaptação ‘melhorada’ do Mazda EZ-6, lançado pelo fabricante em Abril de 2024 na China.
Elétrico com ‘alma’ desafia Tesla Model 3
O novo modelo para o mercado europeu foi apresentado no passado dia 10 de janeiro, durante o Salão do Automóvel de Bruxelas.
Apesar de a Mazda não o referir em qualquer ponto do seu comunicado oficial, o 6e parece desafiar diretamente a Tesla e o seu Model 3 – quer pelo design de ‘sedan hatchback’, quer pelas características técnicas e, será necessário confirmar, pelo preço.
O novo modelo tem como base um design inspirado na filosofia Kodo “Soul of Motion”, da marca, que vai buscar inspiração às técnicas tradicionais japonesas de moldagem em barro, que parecem conferir ‘alma’ aos carros. O resultado prático desta filosofia surge através de linhas simples e elegantes, sem curvas acentuadas, de onde sobressai uma falsa grelha frontal à imagem da Mazda, rodeada por tiras LED que se colam aos faróis frontais.
Melhorias na condução
A Mazda refere que a adaptação do novo elétrico para o mercado europeu envolveu diversas melhorias, sobretudo ao nível da condução. A empresa fala de alterações introduzidas nos travões, na calibração da direção e na suspensão, pontos identificados como essenciais para moldar o veículo às exigências dos condutores europeus.
O Mazda 6e é um modelo com tração traseira, que está disponível em duas versões, com diferentes baterias: uma bateria de 68,8 kWh, que garante uma autonomia de 479km (ciclo WLTP) e 255 cavalos de potência; e uma versão Long Range com bateria de 80 kWh, que oferece 241 cavalos de potência e permite percorrer 552Km com uma só carga.
Por falar em carregamentos, informações do site AutoBlog apontam para valores à volta dos 45 minutos para carregar entre 10% e 80% da carga total na versão Long Range, em modo de carregamento rápido, valores que melhoram para os 22 minutos na versão base, com a bateria menos potente.
No interior o novo modelo guarda materiais que sugerem um minimalismo e requinte normalmente associados a modelos de luxo, com a maioria das funções e informações a estarem acessíveis por meio de dois ecrãs - um painel de instrumentos com 10,2" e um ecrã tátil central de 14,6”.
O lançamento do novo elétrico 6e está previsto para o próximo verão, segundo a Mazda que, para já, não avança com os preços esperados para as duas versões.