LG apresenta ecrã elástico revolucionário para usar não só em smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A LG Display é uma das entidades que mais contribui para a próxima grande revolução em ecrãs para smartphones. Hoje deu a conhecer o seu mais recente protótipo de ecrã elástico com potencialidades dignas de nota.

O grande atrativo do novo produto da sul-coreana é o facto de poder ser esticado e devolvido ao seu estado normal sem qualquer dano. Mais impressionante ainda é a panóplia de mercados em que este painel poderá ser utilizado.

LG apresenta novo conceito de ecrã elástico

O futuro da tecnologia móvel poderá passar pelo conceito de ecrã elástico. Já vimos vários protótipos de smartphones com ecrãs que "desenrolam" para dar mais espaço de trabalho ao utilizador, mas a LG dá agora um passo em frente nessa tecnologia.

LG

A LG afirma que este é um novo conceito de ecrã flexível que a mesma apelida "forma livre". Isto significa que o componente poderá ser manipulado de várias formas sem que isso prejudique a sua integridade.

Este painel possui 12 polegadas de diagonal, mas pode chegar às 14 polegadas em caso de necessidade. São já vários os protótipos que proporcionam este tipo de conceito, mas a LG não quer limitar a sua nova invenção ao mercado de smartphones.

Segundo a tecnológica americana, este ecrã poderá ser utilizado em áreas como a moda, mobiliário, wearables, indústria automóvel, aeronáutica ou gaming. Isto porque este componente pode assumir formas complexas sem que isso danifique a sua integridade e durabilidade.

Maneável e com grande qualidade de imagem

É importante ainda notar a qualidade de imagem que o novo ecrã da LG conseguirá proporcionar. Este foi desvendado com uma densidade de 100 pixels por polegada, semelhante ao oferecido por uma televisão 4K de 40 polegadas.

A sua iluminação fica ao encargo da tecnologia mini-LED, com pixels menores que 40µm. Este abandona a tradicional ligação por fio para adotar um sistema com fio de mola em formato de S para permitir a maneabilidade que o caracteriza.

Na sua base de construção está um substrato de silicone especial para potenciar a flexibilidade inerente a este conceito. A LG afirma que esta é uma tecnologia semelhante à utilizada em lentes de contacto.

Ainda é cedo para aferir se esta tecnologia chegará efetivamente ao mercado e qual a utilidade que a ela oferecerá. Por enquanto, é mais uma impressionante invenção da LG com potencial para revolucionar vários mercados.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.