NOS lança campanha que não deixará ninguém indiferente em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

A NOS, operadora nacional, lança agora uma nova campanha que não deixará ninguém indiferente em Portugal. Sucintamente, a iniciativa 1 compra = 1 árvore.

A iniciativa teve segunda edição de 2022 e permite compensar as emissões geradas pela utilização que os clientes fazem dos seus equipamentos. Agora, as árvores serão plantadas até março de 2023, promete a operadora.

Operadora NOS quer ajudar a reflorestar vários pontos em Portugal

NOS

Este ano, a NOS realizou nas suas lojas físicas e na loja online duas edições da ação 1 compra = 1 árvore. Iniciativa em que os produtos e serviços comprados durante um certo período valem a plantação de uma árvore.

A propósito, aa primeira edição, que decorreu em abril, foram contabilizadas 11 212 árvores e, entre os dias 10 e 14 de outubro, foi possível juntar 15 638. Ou seja, o que resulta num acumulado de 26 850 árvores que serão plantadas até ao final de março de 2023.

A plantação terá lugar no centro e norte do País, em zonas onde a operadora NOS desenvolve atualmente um projeto de reflorestação.

16 hectares plantados graças à iniciativa da operadora NOS em Portugal

O número total de árvores contabilizadas nas duas edições, correspondente à arborização de uma área de aproximadamente 16 hectares, vai permitir o sequestro de cerca de 2 142 toneladas de CO2.

Assim, estando assegurada a sua gestão durante um período de, pelo menos, 30 anos.

Esta iniciativa tem como principal intuito compensar as emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE). Emissões geradas durante um ano pela utilização dos principais produtos de telecomunicações, tais como smartphones, TVs, boxes e routers.

Compensar as emissões de carbono geradas pelos clientes NOS

No âmbito do inventário de emissões da NOS de 2021, é possível verificar que a utilização de um telemóvel por parte de um cliente particular representa o consumo de 268 kWh por ano. Em simultâneo, gera emissões de GEE correspondentes a 68 kg de CO₂ por ano.

Por outro lado, já uma TV, uma box e um router consomem, juntos, 186 kWh de eletricidade por ano e geram a emissão de 47 kg de CO₂.

Assim, com o objetivo de reduzir a sua pegada ambiental, a operadora procura tornar-se cada vez mais eficiente e sustentável. Aqui tanto ao nível das suas próprias operações e procedimentos, como através das campanhas, produtos e serviços que disponibiliza.

Em suma, importa recordar que a campanha 1 compra = 1 árvore é mais uma ação através da qual a NOS contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas n.º 15. Isto bem como para o princípio nº 8 da UN Global Compact - “Realizar iniciativas para promover a responsabilidade ambiental”.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt