Lenovo revela óculos inovadores e portátil dobrável na IFA

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A feira de tecnologia IFA arranca amanhã, mas algumas marcas estão já a revelar hoje algumas das suas novidades.

Este é o caso da Lenovo que acaba de revelar uns óculos inovadores que funcionam com smartphones e PC e o sucessor do seu primeiro portátil com ecrã dobrável ThinkPad X1 Fold Gen 2.

Lenovo Glasses T1: o novo acessório para smartphones e PC

Lenovo Glasses T1
Crédito@Lenovo

A antecipar o arranque da feira de tecnologia IFA, que arranca amanhã em Berlim, na Alemanha, a Lenovo acaba de revelar dois produtos inovadores na sua linha de equipamentos. O primeiro são os Lenovo Glasses T1 que não são compatíveis com Realidade Aumentada, funcionando antes como um monitor secundário para computadores e smartphones.

O modelo conta com ecrãs micro-OLED, para cada olho, que fornecem uma resolução de 1920x1080 pixéis e que contam com a certificação TUV Low Blue Light. A marca salienta que os novos óculos incluem uma opção que permite integrar lentes com prescrição personalizada.

Uma vez que o equipamento não dispõe da funcionalidade de rastreamento, todas as operações têm de ser controladas pelo dispositivo ao qual os óculos esteja ligado. Para se conectar está equipado com uma porta USB Tipo-C e um adaptador Lightning, fornecendo assim compatibilidade com ambientes Windows, Mac, Android e iOS.

Infelizmente, a marca não adiantou informações sobre o preço dos Glasses T1, avançando apenas que ainda durante o ano de 2022 o modelo será disponibilizado no mercado chinês e que em 2023 vai chegar a outras regiões do mundo.

Lenovo ThinkPad X1 Fold Gen 2 chega com um custo de 2.499 dólares

ThinkPad X1 Fold Gen 2
Crédito@Lenovo

O primeiro portátil com ecrã dobrável da Lenovo, na altura do seu lançamento, foi considerado como um protótipo. Mas parece que a marca retirou todas as lições possíveis e agora apresenta o sucessor desse modelo, ThinkPad X1 Fold Gen 2, que traz consigo melhorias significativas.

Melhorias essas que vêm embaladas num preço elevado. A marca já confirmou que o ThinkPad X1 Fold Gen 2 vai estar disponível no mercado global a partir do mês de novembro com um preço inicial de 2.499 dólares, ou seja, aproximadamente 2.490 euros.

Mas vamos a especificações e comecemos logo pela que se destaca. O portátil está equipado com um ecrã de 16,3 polegadas flexível que fornece uma resolução de 2560x2024 pixéis, um brilho máximo de 600 nit e suporte para Dolby Vision e caneta digital.

ThinkPad X1 Fold Gen 2
Crédito@Lenovo

Uma vez dobrado, o ecrã reduz para 12 polegadas e pode ser emparelhado com um teclado Bluetooth, de forma a manter a sua função de portátil. A melhoria em relação ao modelo anterior é significativa, visto que o X1 Fold contava com um ecrã de 13,3 polegadas que dobrado reduzia para oito polegadas.

No interior do chassis conta com processador Intel Core i5 e Core i7 de 12ª geração, com dez núcleos para um desempenho rápido e fluido. Pode ser configurado com de até 32 GB de memória RAM LPDDR5 e de até 1 TB SSD.

De resto, está ainda equipado com três portas USB Tipo-C, duas das quais com suporte para Thunderbolt 4, entrada para nano-SIM 5G e Bluetooth 5.2.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt