Sony Xperia 5 IV: smartphone topo de gama compacto em 2022

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony não tem o fulgor de outros tempos no mercado mobile. Mas nem por isso deixa de apresentar equipamentos com potencial. É o caso do Xperia 5 IV, hoje apresentado num evento online.

O smartphone mantém as dimensões da anterior geração. Tem um painel OLED de 6,1 polegadas com resolução de 1080 por 2520 pixeis (Full HD+) e taxa de atualização de 120 Hz. O ecrã é agora 50% mais brilhante.

sony

Sony Xperia 5 IV tem entrada para cartões microSD e jack 3,5 mm

No campo do desempenho, chega equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 1. Este é acompanhado por 8 GB de memória RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento. Algo já não visto em topos de gama, é que este terminal tem entrada para cartões microSD e para jack 3,5 mm.

Ainda no campo do áudio, este conta com altifalantes estéreo, com suporte para Dolby Atmos e Hi-Res Audio. Além disso, tem também acesso aos DSEE Ultimate e 360 Reality Audio da própria Sony.

No campo da fotografia, chega com três câmaras traseiras de 12 MP. Temos um ultra wide de 16 MP, uma wide de 24 mm e uma telefoto equivalente a 60 mm. Esta última com zoom de até 2,5 vezes.

As três câmaras traseiras têm focagem automática, e possibilidade de gravar a 120 fps. Apenas a wide e a telefoto têm estabilização ótica. Na frente encontramos uma câmara de 12 MP com focagem fixa equivalente a 24 mm.

sony

Sony Xperia 5 IV tem carregamento sem fios e carregamento reverso

Com uma bateria 10% maior que a da anterior geração, o Xperia 5 IV dá o salto para 5000 mAh. O terminal conta com carregamento de 30 W com fios, tem carregamento sem fios e carregamento reverso.

Algo a notar é que o smartphone não só não tem carregador na caixa, como também não traz cabo de carregamento. Isto porque a Sony quererá ter removido o máximo de plástico possível da caixa. O terminal é protegido por Gorilla Glass Victus, e tem certificação IP68 para proteção contra a água e pó.

Preço e disponibilidade do Sony Xperia 5 IV

O Sony Xperia 5 IV vai estar disponível em preto, branco e verde a partir de meados de setembro na Europa. O preço anunciado é de 1049 €.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.