Jaguar I-Pace EV: incêndio durante carga noturna gera inferno elétrico

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O caso teve lugar no estado norte-americano da Florida onde um veículo elétrico Jaguar I-Pace EV irrompeu em chamas durante a noite, tendo ficado à carga. Este é o quarto incidente envolvendo um carro elétrico da Jaguar, aliás, do mesmo modelo, pelo que se levantam novos temores com a segurança destes veículos.

Felizmente sem danos humanos a reportar, o dono do veículo afetado conseguiu fazer rolar a viatura a tempo, saindo da garagem para a entrada. Desse modo, evitou que as chamas alastrassem à casa naquilo que pode ser classificado de inferno elétrico durante uma aparentemente normal sessão de carga noturna.

Este é o estado do carro elétrico Jaguar I-Pace EV após o incêndio

Jaguar I-Pace EV

O perigo de incêndio permanece uma das maiores ameaças com os carros elétricos. Após várias instâncias de incêndios com este tipo de veículos terem sido reportados ao longo dos anos devido ao sobreaquecimento das baterias, este aparente ser um novo caso motivado por circunstâncias similares.

Em causa está um veículo elétrico britânico, o Jaguar I-Pace que irrompeu em chamas pouco tempo após ter efetuado uma viagem relativamente curta de 20 quilómetros. O seu dono, Gonzalo Salazar colocou o veículo à carga no fina do dia, na sua garagem, após ter estacionado o veículo no seu local habitual.

Jaguar I-Pace

Todavia, após ter ouvido "estalidos" e ruídos suspeitos na garagem, Salazar encontrou uma espessa cortina de fumo quando foi ver o que se passava na garagem. Agindo de imediato, o dono conseguiu arrastar o seu carro elétrico para fora da garagem momentos antes de o Jaguar I-Pace de 2019 irromper num inferno elétrico que deixou o veículo destruído.

Veículo elétrico ficara a carregar durante a noite após uma curta viagem

Jaguar I-Pace

A publicação Electreck partilhou também um pequeno vídeo onde modelos ver o veículo em chamas, bem como algumas "explosões" secundárias de menor escala. Isto parece indicar que a fonte de ignição foram efetivamente as baterias elétricas fabricadas pela LG.

Note-se ainda que esta não é a primeira vez que uma viatura deste modelo sofre um destino similar por causa atribuíveis às células energéticas da LG. Não obstante, o Jaguar I-Pace é um dos modelos mais populares da fabricante britânica, apesar de tal fama não se expressar em viaturas em circulação.

Today's Top Stories: Tesla stock surges ahead of the split, Another Jaguar I-Pace catches on fire, and more

— Electrek.co (@ElectrekCo) 1 de agosto de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.