A linha de telemóveis baratos da Apple teria chegado ao fim com a terceira geração deste produto. Porém, os mais recentes relatos oriundos da China avançam o "renascimento" desta gama com um novo modelo acessível a chegar em meados de 2024.
Em causa está o Apple iPhone SE (2024), o iPhone SE de 4.ª geração, mas ainda fará sentido um dispositivo tão medíocre - pelo menos com base nas fugas de informação até à data? Uma questão a que não ouso responder, pelo menos não diretamente.
Isto porque, de momento, temos já um modelo relativamente acessível, ou pelo menos mais simples e comedido nas caraterísticas técnicas. Com efeito, atualmente temos o iPhone 14 como equipamento mais simples face aos atuais modelos iPhone 14 Pro.
Fará sentido um novo Apple iPhone SE 2024?
Ecrã: 4,7 polegadas Retina IPS LCD
Processador: Apple A15 Bionic (5 nm)
RAM: 4 GB
Armazenamento: desde 64 GB
Câmaras: 12 MP / 7 MP
Bateria: 2018 mAh a 20 W
Certificação: IP67 / com vidro Gorilla Glass
Apresentação: março de 2022
Se a presente geração de iPhone SE, a terceira geração, é já amplamente ultrapassada não só em design, como também deplorável em autonomia, o que dizer de uma nova iteração? Continuará este iPhone SE a ser uma porta de entrada para o mundo Apple? Aí perspetivo razão, ainda que não ouse chamar-lhe mérito.
Note-se ainda que nem os atuais iPhone SE, nem o próprio iPhone 14 nos entrega uma experiência perfeita do "mundo" Apple. São essencialmente portas de entrada, com as devidas diferenças e inegável superioridade do modelo base da gama iPhone 14 e, dentro de alguns meses, da gama iPhone 15.
Em suma, perante uma maior clivagem e diferenças entre os modelos-base e os modelos Pro, justificar-se-á um terceiro modelo, manifestamente limitado? Ouso dizer que o seu único trunfo possa ser o preço, realmente mais baixo.
iPhone SE 2024 pode chegar como uma das maiores desilusões de 2024
Conforme as fugas de informação até à data, a próxima geração de iPhone SE 2024 deve manter o preço base de 400 dólares nos Estados Unidos da América. Este mesmo valor traduzir-se-á em cerca de 500 euros na Europa pelo iPhone SE (4.ª Gen).
Porém, perante a linha Pixel A, os Xiaomi Redmi, e sobretudo perante os Xiaomi 12T e respetivos sucessores, que sentido faz um iPhone tão limitado? Certo é que comparamos o incomparável no que aos sistemas operativos e plataformas concerne.
Por fim, o design do próximo iPhone SE (2024) será baseado no chassis, design e caraterísticas gerais do iPhone XR, modelo lançado pela Apple em 2018. Note-se, mais uma vez, que nada está ainda firmado e que até 2024 muitas outras fugas de informação devem chegar ao conhecimento público.
Ainda assim, acredito que bastaria à Apple reduzir, um pouco, o preço dos iPhone 14 e futuramente nos iPhone 15 para cerca de 700 euros para termos um iPhone de entrada realmente cativante e digno de nota.
Editores 4gnews recomendam: