Google Tradutor ganha mais integração com o teclado Google Gboard

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Google Tradutor já consegue alterar automaticamente o idioma do teclado para corresponder ao texto que possam estar a traduzir neste serviço. Assim, poderemos responder e escrever nesse mesmo idioma sem ter que o alterar nas Definições.

Estas alterações aprofundarão a sincronia entre as aplicações Google Tradutor e Teclado Google, duas das ferramentas mais populares da tecnológica norte-americana, presentes em praticamente todos os smartphones Android atualmente no mercado.

Google Tradutor ganha nova integração no teclado Gboard da Google

Google Gboardd

Tal como avança a publicação AndroidPolice, a integração entre ambos os serviços automatizará a troca de idioma do teclado Gboard sempre que estivermos a usar os serviços de tradução da Google e possamos necessitar de escrever algo no novo idioma.

Até ao momento era necessário alterar manualmente o idioma padrão do teclado Google Gboard nas Definições da aplicação, algo que não é propriamente conveniente, nem as definições são de acesso rápido. Assim, temos essencialmente uma automatização da troca para ajudar a transitar entre idiomas de forma simples e rápida.

Por exemplo, se o idioma predefinido for o português de Portugal e estivermos a traduzir um texto em inglês, o Gboard assumirá o inglês como segundo idioma de forma automática. Assim, se necessário, podemos começar a escrever logo em inglês sem a necessidade de alterar manualmente esta configuração.

Alteração automática do idioma do Gboard consoante o texto traduzido no Tradutor

Time to change keyboard hehehe 🫰🫶https://t.co/YHzbTAI41X

— Rin 不傻怎么会和你做朋友?🐉 | 百剑穿心 | 问灵十三载,等一不归人 。 (@atsomnambulist) 28 de março de 2022

O utilizador que esteja a traduzir um texto de espanhol para português, ou vice-versa, terá assim menos uma preocupação. É algo particularmente útil para quem está a aprender um novo idioma, ou para sessões de trabalho e traduções.

Na prática, se, por exemplo, o teclado estiver em português, quando abrimos o Tradutor e selecionarmos o inglês na opção "Traduzir do", o Gboard assumirá esse mesmo idioma sem necessidade de configuração.

Até então era necessário clicar no ícone do globo terrestre, no teclado Gboard, para escolher entre os vários idiomas do sistema. Em alternativa, podíamos fazer este câmbio nas Definições do Sistema - Idioma, algo excessivo para uma rápida tradução.

Note-se, por fim, que esta nova integração entre os serviços Tradutor e teclado Gboard chega com a versão 6.33 do Google Translate (Tradutor), atualmente em distribuição via Play Store.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.