Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

TOP 10 AnTuTu: estes são os smartphones mais poderosos em março de 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A AnTuTu é a app e plataforma de testes sintéticos mais popular do mundo, com milhares de entradas mensais de novos smartphones que visam aferir o seu "poder". Agora, temos o novo TOP 10 referente ao mês de março, com algumas surpresas nesta lista de dispositivos móveis topo de gama.

O destaque vai para a presença, pela primeira vez na história destes Top 10 da AnTuTu, de um processador MediaTek, mais concretamente, o novo processador Dimensity 9000 da tecnológica sediada em Taiwan. Todavia, o domínio continua firmemente nas mãos da norte-americana Qualcomm e dos seus Snapdragon.

MediaTek estreia-se no Top 10 dos smartphones mais poderosos em março de 2022

A Qualcomm retém a liderança e a prevalência nesta lista com oito entradas em dez lugares possíveis. Todavia, vemos pela primeira vez um processador da MediaTek a interromper o pleno da Qualcomm e respetivos Snapdragon 8 Gen 1 de última geração.

Vemos assim a MediaTek a ocupar o quarto lugar entre os smartphones com maior pontuação na plataforma AnTuTu. Note-se que estas pontuações são fornecidas pelos próprios utilizadores após testarem os respetivos smartphones com as várias rondas de testes da AnTuTu. Em seguida, a média das pontuações é compilada mensalmente em tabelas como este Top 10.

A lista é dominada pelo ZTE Nubia REDMAGIC 7 Pro com mais de 1 milhão de pontos na AnTuTu, com os iQOO 9 logo em seguida. Temos ainda o Redmi K50 Pro da Xiaomi, em quarto lugar a arrecadar esta distinção para a MediaTek.

Os consumidores podem encontrar os smartphones Xiaomi Redmi Note 11 (branding adotado na Europa) à venda em Portugal - através da filial espanhola da Amazon, entre outras plataformas.

Dimensity 9000 valeu agora o quarto lugar à MediaTek

Importa notar que nenhum outro processador - que não o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm e o Dimensity 9000 da MediaTek chegaram à lista. Ou seja, nem mesmo o Exynos 2200 da Samsung, presente nos novos smartphones Galaxy S22.

Importa notar que o processador Dimensity 9000 integra o mais avançado processo de construção, ou litografia, de 4 nm da TSMC, com uma arquitetura única. Mais concretamente, o CPU é composto por 1 "super" núcleo, 3 núcleos A710 de grandes dimensões, bem como por 4 núcleos A510 de pequenas dimensões, colhendo assim a mais recente solução da ARM.

2022 é um dos melhores anos para a MediaTek

Por outro lado, para os utilizadores que valorizem, sobretudo, a autonomia de bateria, a MediaTek tem os novos Dimensity 8100 e Dimensity 8000 com litografia de 5 nm. São processadores de gama alta a marcar presença em vários smartphones de gama média / alta e gama alta a chegar em 2022.

Dito isto, vemos na MediaTek uma fase plena de produtos dignos de nota e soluções para dispositivos móveis capazes de fazer frente à marca dominante, a Qualcomm, sendo este Top 10 exemplo disso mesmo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança interruptor inteligente (mesmo) barato para casas IoT
  • 22 apps e jogos temporariamente grátis na Google Play Store para Android
  • Redmi Curved Monitor é o novo monitor gaming com preço incrível da Xiaomi
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.