Samsung Galaxy A51 é o primeiro smartphone Android com porta Lightning

Rui Bacelar
Comentar

O Samsung Galaxy A51 é um popular smartphone Android de gama média com boa aceitação no mercado e caraterísticas técnicas adequadas à marca e faixa de preços. Todavia, uma porta Lightning não é de todo um componente habitual neste telefone.

Aliás, a porta Lightning é a interface nativa da Apple, presente em todos os modelos de Apple iPhone, bem como numa miríade de outros produtos da tecnológica de Cupertino. Agora, contudo, alguém decidiu transplantar esta porta para o telemóvel Android.

Este é o peculiar caso do Samsung Galaxy A51 com porta Lightning

A unidade em questão foi modificada para utilizar a porta Lightning para transferência de dados e carregamento do smartphone Android em questão. A "obra" foi concretizada por Ken Pillonel e partilhada através das redes sociais.

O desafio terá surgido após a publicação de um vídeo similar, elaborado pelo tiktoker Yang Changshun que previamente nos trouxe o primeiro Apple iPhone com porta USB-C, com os motivos para tal operação a serem detalhados em artigo anterior na 4gnews.

Note-se que em ambos os casos a intervenção foi feita por mera vontade dos criadores de conteúdo, não refletindo as posições de marcas como a Apple ou Samsung, ainda que fosse inegavelmente prática a adoção de uma entrada única.

Também vimos um Apple iPhone 13 Pro Max com entrada USB-C

Atualmente a porta Lightning é o padrão usado pela Apple nos iPhone e iPad, entre outros produtos da maçã, com a porta USB-C reservada sobretudo para os portáteis e demais computadores da empresa. Foi assim que, por mero desafio, Pillonel quis colocar uma interface Lighting funcional num smartphone Android e, pelo vídeo acima, o objetivo foi alcançado.

Samsung Galaxy A51
O smartphone Samsung Galaxy A51 custa desde 389,00 € na Amazon.ES

Trata-se de uma mera curiosidade e um tanto de perícia dos responsáveis pelas modificações aos telefones em causa. De qualquer modo, tal como o regulador europeu, continuamos a defender a adoção da interface USB-C como solução homogénea.

Para já, contudo, podemos pelo menos contemplar estas "aventuras" de utilizadores habilidosos e aborrecidos com o status quo da indústria mobile.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com