Google I/O 2023: Android 14 e novos smartphones Google Pixel

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica norte-americana acaba de confirmar a data de início do seu próximo congresso anual, o Google I/O 2023 onde ficaremos a conhecer as suas novidades. O destaque vai imediatamente para o Android 14, a Inteligência Artificial e o Pixel Fold, mas há mais!

Estamos muito perto do início deste evento - a partir do próximo dia 10 de maio - com destaque para a retoma dos eventos físicos após a interrupção forçosa devido à pandemia da COVID-19. Teremos assim novidades de software, bem como de hardware a conhecer.

Face aos rumores e fugas de informação temos já um cenário bem completo e preciso daquilo que será razoavelmente expectável. O melhor de tudo? A tecnológica já lançou uma página web dedicada ao evento com toda a calendarização.

Em primeiro lugar temos o sistema operativo Android 14

#GoogleIO is almost here! 🥳 Tune in on May 10 at 10am PT to see what’s new in Android, hardware and more → https://t.co/BJCe4w8BPR pic.twitter.com/9Y52RHvP95

— Google (@Google) 27 de abril de 2023

A próxima iteração do sistema operativo Android será indubitavelmente um dos destaques do evento. Historicamente dedicado sobretudo ao software, é apenas natural que as novidades, melhorias e introduções a efetuar pelo Android 14 sejam alvo de destaque.

Recordamos que atualmente a versão mais recentes deste sistema operativo para smartphones é o Android 13, porém, já temos algumas versões - para programadores - do Android 14. Dito isto, contamos com a oficialização do mesmo durante o I/O 2023.

Inteligência Artificial - o tema quente de 2023

2023 ficará indelevelmente marcado pelo advento em popularidade, capacidades e demanda pela Inteligência Artificial. Tudo começou com o ChatGPT e desde então todas as tecnológicas lutam para desenvolver soluções similares, ou incorporar as suas capacidades diretamente nos seus produtos.

Ainda que o seu próprio Bard seja uma solução promissora, certo é que de momento não se compara ao paradigmático ChatGPT. A isto soma-se a "ameaça" do Bing Chat da Microsoft, um caso de sucesso na implementação destas novas capacidades.

Assim sendo, contamos com vários painéis e várias novidades dedicadas aos avanços na área da Inteligência Artificial.

Google Pixel Fold - vem aí o 1.º smartphone dobrável da Google

O Pixel Fold será uma das prováveis novas apostas da Google no mercado dos smartphones. Mantendo o formato dos Galaxy Z Fold da Samsung, em formato de livro, este é um dos produtos que mais tem sido divulgado online em sede de fugas de informação.

Espera-se, contudo, que o produto chegue mais tarde às lojas, possivelmente a partir de junho. Entretanto, podemos contar com a sua revelação oficial neste evento.

Teremos ainda o Google Pixel 7a, o próximo smartphone acessível da tecnológica norte-americana. Será um novo smartphone qualidade / preço com caraterísticas técnicas reforçadas, uma excelente alternativa aos modelos de gama alta - Pixel 7.

Por fim, podemos ainda ficar a conhecer um novo tablet da empresa norte-americana. Em causa está o novo Google Pixel Tablet, já divulgado em Milão e, ao que tudo indica, com novos argumentos para trabalho e diversão.

Mais domótica, inovação e muito software

Teremos certamente mais surpresas e novidades, com novo hardware da gama Nest também a caminho, entre outras soluções. Agora, aguardamos pelo início do evento ou pela divulgação de novas fugas de informação nos próximos dias.

Register for #GoogleIOhttps://t.co/lUI7hKPTBK

— Google Developers (@googledevs) 21 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.